02 - Mestrado - Letras
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Navegando 02 - Mestrado - Letras por Autor "Leite, Suely"
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Item A temática pré-cabralina na literatura brasileira: uma análise comparativa de Ubirajara e O Karaíba(2024-08-09) Mateus, Fernando Leite; Rio Doce, Cláudia Camardella; Leite, Suely; Santos, Adilson dosEsta dissertação analisa Ubirajara (1874), de José de Alencar, e O Karaíba (2010), de Daniel Munduruku, obras separadas por mais de um século, mas que compartilham a ambientação em contextos pré-cabralinos, anteriores à invasão europeia no território que viria a ser conhecido como Brasil. A partir das noções de identidade brasileira e das investigações sobre os períodos e estilos literários dessas obras, busca-se compreender as motivações para a construção de ficções que exploram culturas indígenas negligenciadas pela história oficial, escrita predominantemente pelos colonizadores, como evidenciado na Carta de Pero Vaz de Caminha. Os autores, ao criar ou reconstruir uma ideia mítica de um passado a partir de uma perspectiva contemporânea, utilizam documentos etnográficos, antropológicos e literários disponíveis, investigando costumes, ritos, línguas e cosmologias das nações indígenas que habitavam essas terras. Por meio dessas narrativas, constroem-se personagens que destacam a importância dos povos originários na formação da identidade brasileira e na história da nação. A análise das obras será conduzida por meio de revisões historiográficas e estudos críticos sobre a literatura brasileira, focando no período romântico e em José de Alencar, bem como na literatura indígena contemporânea representada por Daniel Munduruku. Esta abordagem visa revelar as convergências e divergências entre os textos, contextualizando-os dentro de uma tradição literária que reconhece a relevância contínua das culturas indígenas no cenário literário e cultural brasileiro.Item O blog e a prática da escrita de autoria feminina : as narrativas de motivação amorosaNascimento, Carolina Montagnini do; Corrêa, Alamir Aquino [Orientador]; Rapucci, Cleide Antonia; Leite, SuelyResumo: Uma personagem do romance As meninas da escritora Lygia Fagundes Telles, diz que no passado as mulheres foram narradas pelos homens, mas que, agora, elas vão narrar a si próprias Entretanto, apesar do surgimento de mulheres escritoras, agora já no plural e não mais no singular, ainda não se pode dizer que há igualdade de vozes no campo literário, a voz masculina ainda se sobressai à feminina A pesquisa da professora Regina Dalcastagnè publicada em seu livro Literatura brasileira contemporânea – um território contestado, de 212, revela que as editoras ainda privilegiam os nomes masculinos Regina Helena Machado Aquino Corrêa afirma que a história de luta das mulheres pela igualdade é marcada, entre outros fatores, pela capacidade de aproveitar as oportunidades Como um bom exemplo dessas oportunidades intensamente aproveitadas, o blog surge como uma ferramenta facilitadora da publicação da escrita de autoria feminina A valorização do ciberespaço como uma oportunidade para escrita e publicação pelas mulheres fica evidenciado pela grande participação feminina neste universo virtual Estando essas mulheres escrevendo e publicando, este trabalho se propõe a averiguar qual é esta produção, a que tema ela se volta e como retrata tal tema Das publicações dos blogs selecionados para análise neste trabalho, foi constatada a grande presença da temática amorosa De tal forma, achou-se interessante a escolha da temática amorosa para a análise dos blogs, tanto pela presença marcante do tema nas publicações quanto por ser o amor um dos maiores temas literário, e sendo assim, é e foi por meio dele, principalmente, que a mulher foi narrada e, assim, representada pelo homem Os blogs selecionados e analisados foram onze O critério para seleção de tais blogs foi o de serem estes individuais e de possuírem publicações não unicamente marcadas por gêneros que comumente fogem ao literário como notícias, receitas culinárias, bulas de remédio etc Assim, tiveram importância os textos que demonstraram impressões sobre acontecimentos cotidianos; textos reflexivos sobre temas universais, como o amor, por exemplo; narrativas em primeira ou terceira pessoa; textos em formato de poema; escrita de memória; monólogos interiores etcItem As crônicas de Eliane Brum e as masculinidades na vida (extra)ordináriaBonomo, Letícia Ueno; Simon, Luiz Carlos Santos [Orientador]; Weinhardt, Marilene; Leite, SuelyResumo: Este trabalho tem por objetivo evidenciar as representações de masculinidades que aparecem nas crônicas de Eliane Brum e refletir de que maneira elas são construídas e como dialogam com estudos de masculinidades Para isso, foram analisadas quatro crônicas da referida autora, todas presentes na compilação A menina quebrada (213) Enxergar a temática de masculinidades em textos que não a trazem de forma tão óbvia – exceto por um deles – é um aspecto que considero bastante relevante nas crônicas selecionadas Anteriormente às análises, procuro reunir teorias e críticas que permitem compreender o que são os estudos de masculinidades, a que(m) se prestam e por que são relevantes O percurso de (des)identidades desenvolvido pela cronista permite investigar olhares que condicionam e outros que possibilitam essas masculinidades Consciente de que estou lidando com um gênero ainda polêmico quanto à literariedade, em primeiro lugar, analisarei as aproximações e os afastamentos entre literatura e jornalismoItem Da sagacidade no olhar à engenhosidade da escrita: as masculinidades negras suicidas tensionadas nas escrevivências contísticas de Olhos D’água, de Conceição Evaristo(Universidade Estadual de Londrina, 2023-07-18) Santos, Jhenifer Emanuely Rodrigues dos; Leite, Suely; Ferreira, Amanda Crispim; Godoy, Maria Carolina deResumo: O objetivo desta pesquisa é analisar nos contos inéditos da obra Olhos D’água, ou seja, que não foram publicados anteriormente nos Cadernos Negros, o suicídio e a forma como este se entrelaça às masculinidades dos personagens negros evaristianos. Assim, para o estudo do gênero literário, traremos as discussões de Cortázar (2006), Bosi (2006), Piglia (2004) que tratam das estratégias do conto, por notarmos que Conceição Evaristo as utilizam para criar uma tensão entre vida e morte em suas narrativas. Os três contos selecionados para análises foram: “Os amores de Kimbá”, “Ei, Ardoca” e “A gente combinamos de não morrer”. No que se refere as discussões contemporâneas sobre masculinidades negras, utilizamos teóricos como: Osmundo Pinho (2004), Henrique Restier e Souza (2019), Gabriely Menegheti Bertoni (2022), que tratam dos homens negros na obra de Conceição Evaristo, e leituras indispensáveis como Franz Fanon (2008), Stuart Hall (2016), bell hooks (2019; 2022), Helena Theodoro (1996), entre outros. Já na querela do suicídio, contamos com Grada Kilomba (2019), Gabriel Pinezi (2020), Willian André et. al (2020) Danielle Santos Rodrigues (2015; 2017; 2022) e Henrique Silva de Oliveira e Fabiane Cristine Rodrigues (2016), e sobre as expressões contemporâneas, Beatriz Resende (2008). Os teóricos citados condicionam fundamentação para o enveredamento da pesquisa, pois para chegar a esse tema mais específico partimos das acontecências da contística afro/negra-brasileira até as andanças nas escrevivências evaristianas com o intuito de destacar a autoria e as características sagazes do olhar na produção evaristiana que entrelaça as suas escritas engenhosas, como é possível identificar na obra Olhos D’água (2016) e seu projeto, com ênfase em seu papel como contista no presente, ressignificando e invocando a figura da Mãe Preta, atenta à relação com a história do povo negro e também à vida e à morte dessa população, sobretudo dos homens negros. Considerando o entrelaçamento do conto e do suicídio, é possível perceber não só uma certa relação, mas também uma veiculação do suicídio dos personagens negros na contística evaristiana, que além de carregar características ímpares, apresenta a crise do homem negro em viver com a masculinidade hegemônica, como ideia unidimensional do homem, e o “não-lugar”, quando se considera raça (HOOKS, 2022). Portanto, salientamos que ao passo que desenha uma alteridade entre leitor e personagem construída no enredo, como literatura de libertação e por ser escrita por uma mulher negra que busca em sua figura ancestral contadora de histórias escrever um chamado a discussão sobre as mortes dos irmãos de cor, Conceição Evaristo descortina um lugar interseccional de falar com eles: homens negros (HOOKS, 2022).Item Direito e literatura : a construção identitária da mulher em Marina ColasantiJacobsen, Kallige Cristina; Mello, Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de [Orientador]; Leite, Suely; Paiano, Daniela BragaResumo: Esta Dissertação apresenta, como objeto de pesquisa, a configuração da identidade feminina em contos de Marina Colasanti sob a perspectiva do Direito O corpus deste trabalho é constituído por oito contos, a saber, “Sem Asas, Porém”, “Ela era sua tarefa”, “A Moça Tecelã”, “Quando já não era mais necessário”, “Para que Ninguém a Quisesse”, “Por Preço de Ocasião”, “Uma Questão de Educação” e “Porém, Igualmente” O objetivo deste estudo é analisar os mecanismos de construção da identidade feminina nas narrativas ficcionais de Marina Colasanti, observando o fenômeno jurídico pelas lentes da Literatura, por meio dos imaginários sociojurídicos e dos sistemas de valores instaurados nos contos da autora Para executar esta tarefa, a investigação é desenvolvida por meio da teoria Semiótica de linha francesa, a fim de perceber como as significações e os percursos passionais são construídos nos discursos Além desta teoria, os procedimentos de análise apoiam-se na perspectiva teórica do Direito na Literatura, que observa a Literatura como instância para pensar o Direito, ampliando suas discussões com perspectivas mais humanizadoras As análises do corpus literário são realizadas com base nas temáticas jurídicas do “Sistema jurídico como mantenedor de submissão feminina”, da “Dissolução da Sociedade Conjugal”, da “Violência contra a mulher”, e do “Feminicídio e Crimes Passionais” As análises, ancoradas no arcabouço teórico utilizado, reconstroem o ethos do enunciador Marina Colasanti, que instaura nas narrativas a ideologia da igualdade de gêneros e aponta para a multiplicidade de identidades femininas presentes na contemporaneidade, que transitam entre aceitar e transgredir o sistema patriarcalItem In Drácula veritas : uma análise sobre as personas que compõem o discurso epistolar do jovem João AntônioAlmeida, Talita Gonçalves de; Silva, Telma Maciel da [Orientador]; Oliveira, Ana Maria Domingues de; Leite, SuelyResumo: A Dissertação aqui apresentada consiste numa análise documental da correspondência ativa do escritor João Antônio para os escritores Ilka Laurito e Jácomo Mandatto, tendo como intuito trazer para o texto acadêmico algumas das personas que surgem do discurso, quase sempre performático, presente nas cartas Já nas primeiras leituras do material foi possível perceber uma larga diferença na escolha de tom e estilo utilizados na correspondência para um e outro correspondente, assim, nos propusemos a analisar de que forma a performance discursiva diferenciada resulta em personas diferentes Para tanto, estabelecemos diálogos com as noções de discurso, escrita de si e com o campo de estudos de gênero e masculinidades A partir disso foi feito um recorte de quatro personas em destaque nas cartas: o homem sensível, o macho alfa, o conquistador e o escritor, considerando esta última como fio condutor de análise das missivas em questãoItem (In)visível a olho nu : as faces da violência contra a mulher no conto A sauna de Lygia Fagundes Telles(2024-07-26) Ferreira, Beatriz Souza; Leite, Suely; Ferreira, Cláudia Cristina; Gomes, Carlos Magno SantosNeste trabalho investigam-se as diversas manifestações de violência contra a mulher no conto A sauna, da escritora brasileira Lygia Fagundes Telles. Em primeira instância, observa-se como os fatos históricos, políticos e sociais colocaram a mulher em posição subalternizada em relação aos homens, abrindo margens para que as violências contra o gênero feminino fossem naturalizadas. Depois, investiga-se quais os tipos de violência contra a mulher são hoje dessa forma caracterizados e reconhecidos socialmente, especialmente por meio da legislação da área, além de uma breve apresentação da temática na literatura de autoria feminina e de apontamentos de trabalhos acerca do assunto na obra lygiana. Por fim, expõem-se e se discutem as faces diversas da violência contra o gênero feminino no conto selecionado. Em relação ao aporte teórico, conta-se com as proposições de autores, entre os quais: Amelinha Teles (1999), Gerda Lerner (2019), Heleieth Saffioti (2001, 2004), Yves Michaud (1989). Entende-se que, apesar de ser a literatura uma forma de representação artística e, portanto, uma criação independente dos fatos da realidade, o texto literário possibilita refletir, discutir, reconhecer, investigar e combater a violência contra o gênero feminino ainda tão presente e arraigada nos dias atuais.Item A literatura de Cristiane Sobral : expressões corporais e a demanda pela linguagem do afetoAmaral, Amanda Gomes do; Godoy, Maria Carolina de [Orientador]; Franceschini, Marcele Aires; Leite, SuelyResumo: Cristiane Sobral tem sido um nome crescente na literatura afro-brasileira, concomitantemente, sua arte tem sido analisada por pesquisas que almejam compreender a literatura referida e entendê-la como um movimento literário Pensando nas reflexões sobre a literatura afro-brasileira, Eduardo Assis Duarte (29), Dawn Duke (216), o trabalho mostra como a particularidade de Sobral, ser atriz e escritora, age em sua arte O corpo tem sido expressão recorrente na obra da artista, sendo assim, os objetivos voltaram-se para análises do corpo negro do ponto de vista do afeto - Le Breton (23;212;216) e Spinoza (219) -, da multiplicidade e força política desses corpos, conforme as reflexões de Berth (218); Carneiro (23;211); Evaristo (29;217); Ferreira (213) e Kilomba (219) Através das linguagens teatral, poética e performática, procuramos entender como os corpos são performados em sua arte, se e como atuam na produção de sentidos, seja no próprio texto escrito ou na ação performada A peça escolhida foi retirada do livro homônimo Uma boneca no lixo (218); os poemas “Wanadi”, “Luxúria”, “Janaína Flor” e “Poesia preta feminina” do livro Terra negra (217) e as performances “Das águas”, “Quem sou eu! ” e “Pixaim elétrico” estão disponíveis online O afeto é elemento recorrente nas três linguagens e as análises detidas mostram como se dá a expressão literária da corporalidade em seus poemas (CANDIDO, 1996), em sua dramaturgia (SOBRAL, 218), e performances – (AGUILAR; CÁMARA, 217); (BARBOSA, 215;216); (MARTINS, 1995;22); (ZUMTHOR, 1993;218)Item O sol que nos atravessa: comunidades híbridas em Cheryl Savageau e Vinícius Lima(2003-12-15) Soares, Henrique de Paiva; Rodrigues, Ângela Lamas; Leite, Suely; Rosendo, Daniela; Silva, Jacicarla Souza daÉ comum encontrarmos na literatura obras que estabelecem relações binárias entre o animal humano e os outros seres. Essa dualidade centralizou o humano no papel do explorador, ou seja, daquele que conquista, usurpa e coloniza o ambiente em que vive em detrimento do outro, necessariamente passivo e explorado. Em contrapartida, há escritores fora do cânone, como Cheryl Savageau e Vinícius Lima, que propõem em suas escritas subverter estruturas especistas e antropocêntricas. Do contato com tais autores, a pesquisa objetiva buscar evidências da manifestação de comunidades híbridas, termo entendido por Lestel (2011) como um espaço onde há interações entre viventes, com características específicas, que não os definem como superiores ou inferiores. Ao contrário, ela acolhe suas diferenças, que proporciona relações em termos de complementariedade e não uma reconstrução da estrutura dicotômica. O corpus consiste nas obras Mother/Land (2006), da escritora canadense-Abenaki Cheryl Savageau, e Animais Floridos (2016), do londrinense Vinicius Lima. Consideradas as especificidades dos autores, suas poesias confluem para um espaço de saber e experiência que tem na relação não hierárquica entre viventes a sua tônica. Desenvolvida em três capítulos, a dissertação identifica a presença das comunidades híbridas e explora seus desdobramentos a cada análise. No primeiro capítulo, explica-se como as comunidades híbridas se manifestam e integram o humano e o além do humano através da corporalidade do ser. No segundo, recorro à desconstrução proposta por Jacques Derrida, bem como contribuições de Gilles Deleuze e Claire Parnet sobre o devir, para demonstrar a dissolução do “eu” dentro da comunidade híbrida. Após demonstrar o overturning do humano dentro de uma estrutura constelar exploro, no terceiro capítulo, a força dessas comunidades e as formas pelas quais ela subverte o especismo estrutural e o antropocentrismo. Em suas escritas, Lima e Savageau contam histórias de resistência e, a partir disso, ambos são capazes de expor a barbárie antropocêntrica, ao mesmo tempo em que revelam a vida de comunidades fora dessa estrutura.Item A quien corresponda : a produção epistolar do Subcomandante MarcosTeixeira, Lucas Rodrigues; Maciel, Telma [Orientador]; Machado, Eliel Ribeiro; Leite, SuelyResumo: O propósito desta Dissertação é analisar como se constrói o discurso zapatista dentro da produção epistolar do Subcomandante Marcos, do Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN) Para tanto, tratamos do formato escolhido pelo guerrilheiro para disseminar suas ideias e sua luta, que é a carta e, neste primeiro momento, é traçado um panorama e uma análise deste gênero fronteiriço do qual Marcos se aproveita para conquistar interlocutores Cuidamos também das questões relativas à estrutura narrativa (tempo, espaço, personagem, narrador) e de como estas são exploradas no escritos do Sup Então, por fim, é analisado o discurso do ideário zapatista, este que é produto do hibridismo entre a cultura ancestral indígena maia e o cânone literário ocidental, tendo por base as teorias relacionadas à Análise de Discurso francesa