02 - Mestrado - Letras
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Navegando 02 - Mestrado - Letras por Autor "Adolfo, Sérgio Paulo [Orientador]"
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Item Aspectos culturais e políticos da obra "Jubiabá" de Jorge AmadoMussi, Maria Leonor Bello; Adolfo, Sérgio Paulo [Orientador]; Batista, Raimunda de Brito; Silva, Joaquim Carvalho daResumo: A obra de Jorge Amado, datada de 1935, foi escolhida como alvo dessa pesquisa, por ser o primeiro romance do autor que possui como um dos aspectos o Candomblé, por intermédio do pai-de-santo Jubiabá, guia espiritual do negro Antônio Balduíno, herói popular dos anseios de integração dos negros à sociedade brasileira A obra é permeada de trechos poéticos, amores e ideais de uma sociedade mais justa As tradições afro-brasileiras são vistas tendo como cenário a Bahia, e com predominância das falas saídas da periferia, representando a pobreza em seus vários aspectos e encobrindo-a com cores do romance heróico, utilizando como exemplo a denúncia da exploração capitalista, mas também voltado para a elevação do herói positivo que tem sua trajetória rumo à consciência e à transformação social O romance foi publicado em Portugal e traduzido para vários idiomas, também houve adaptações para o teatro, novela, rádio, cinema, televisão e história em quadrinhos A literatura de Jorge Amado desta primeira fase produz transformações vividas pelo país, e mais que isso, indaga o tempo histórico de sua inserção, revelando empenho em compreender e participar desse tempo consagrado e voltado para a construção do futuro A proposta desta pesquisa firmou-se em torno da relação entre a cultura afro-brasileira em seus vários aspectos, tais como: histórico, político, cultural e social e da construção da obra literária com caráter de denúncia social, colocando o negro como instrumento mediador entre o preconceito de cor e a luta por igualdade Para tanto as partes foram assim distribuídas: 1a: origem e designação dos cultos africanos no Brasil: as casas de candomblé, pais e mães de santo, os Orixás e as macumbas do pai Jubiabá; 2a: Jorge Amado: a influência política, importância de sua participação no Partido Comunista Brasileiro e a escrita de Jubiabá; 3a: análise da narrativa: descrição dos terreiros, celebrações, literatura popular, as relações entre os personagens e estudo pormenorizado da obraItem Encontros coloniais em Iracema e MaíraBoll, Maria Amália Azevedo; Adolfo, Sérgio Paulo [Orientador]Resumo: Considerando-se a pequena abrangência de estudos que tem a literatura nacional, examinada criticamente sob o ponto de vista teórico dos estudos pós-coloniais, objetivou-se, com a presente Dissertação , analisar o encontro colonial entre colonizador e colonizado em duas obras escritas em épocas bem distantes e por autores com diferentes ideologias Para tanto, tomou-se como objeto de estudo uma obra pertencente ao Romantismo, que se trata de Iracema, de José de Alencar, e outra obra contemporânea, Maíra, de Darcy Ribeiro Apesar de tão distanciados no tempo, ambos os romances apresentam situações em que o encontro colonial entre o homem branco e o índio traz resultados catastróficos para este último Através da análise dos dois romances, verificou-se como aconteceram os encontros coloniais, como ocorreu a outremização do colonizado pelo colonizador e as tentativas de resistência do colonizado para tentar se defender e manter sua cultura e tradição, além de outros aspectos Concluídas as análises dos dois romances, buscou-se uma comparação entre os dois e seus personagens principais a fim de verificar-se o que poderiam ter de diferenças e semelhanças dentro do que se buscava nas duas narrativas Os resultados mostraram que ambas as obras têm aspectos em comum no que concerne aos resultados negativos dos encontros coloniais e à busca dos autores por uma valorização da natureza e do indígenaItem Uma leitura pós-colonial de "Os Bruzundangas"Neves, José Eugênio das; Adolfo, Sérgio Paulo [Orientador]; Fonseca, Maria Nazareth Soares da; Nascimento, Gizêlda Melo doResumo: Essa Dissertação objetiva localizar em Os Bruzundangas traços coloniais que, resistindo ao tempo, permaneciam vivos no princípio do século XX ou suas formas variáveis Para atingir esse objetivo, empregaremos a estratégia pós-colonial da releitura Através desse mecanismo, analisaremos quatro temas destacados na obra: a literatura, a economia, a política e a educação Inicialmente, apresentaremos a teoria pós-colonial e as diferentes estratégias de descolonização propostas, dentre as quais da releitura, que será empregada nesse trabalho Em seguida, retrataremos Lima Barreto e o contexto em que vivia, destacando os rumos que escolheu para sua produção literária Encerrando, faremos a releitura do texto com relação aos quatro temas citados acimaItem Literatura afro em construção : a perspectiva da ancestralidade bantu em Ponciá Vicêncio, de Conceição EvaristoDionísio, Dejair; Adolfo, Sérgio Paulo [Orientador]; Macêdo, Tania Celestino de; Fernandes, Frederico Augusto GarciaResumo: Nessa Dissertação , propomo-nos a analisar o romance de Conceição Evaristo (23) Ponciá Vicêncio, à luz das recentes discussões acerca da literatura afrodescendente e suas implicações, quer sejam elas: do ponto de vista histórico, fazendo uma revisão historiográfica da canonização de obras literárias, da formação do conceito de estado e sua constituição e da nacionalidade e da invisibilidade Contemplamos o paradigma de inserir, de fato, o afrodescendente na literatura brasileira, com o seu suplemento afro, a partir dos fundamentos teóricos-críticos que permeiam os debates acerca dos termos: literatura afro-brasileira; literatura negra, negrismo e de como eles se dão A partir de um recorte étnico e identitário, rediscutimos o papel da ancestralidade, vista de dentro, na formação da população brasileira, pela perspectiva bantoItem Literatura e nação : travessias de identidade e cultura em estórias de Boaventura CardosoMicheletti, Éverton Fernando; Adolfo, Sérgio Paulo [Orientador]; Fernandes, Frederico Augusto Garcia; Ramos, Marilucia MendesResumo: A literatura de Boaventura Cardoso chama a atenção pela riqueza expressiva, tanto no que se refere aos aspectos formais como pela temática Suas narrativas estão no limite da prosa com a poesia, com características que tornam singular o conjunto de suas obras no âmbito da literatura angolana Sujeito "pós-colonial", o escritor mergulha no fazer literário sem esquecer a História, realizando travessias de identidade e cultura: na busca de inspiração, Cardoso encontra as obras de Guimarães Rosa; em sua vivência e pesquisa, descobre, para si e para os leitores, a ancestralidade; além disso, incorpora a oralidade e transforma a língua; e como conseqüência da situação pós-colonial angolana, emerge das estórias o hibridismo Esses elementos convergem para o estabelecimento de identidade e para o re-conhecimento da(s) cultura(s) angolana(s) Essa perspectiva é decorrente da abordagem que desenvolvo na pesquisa, tendo como objeto de análise as narrativas (estórias) que compõem a obra "A Morte do Velho Kipacaça", e outras, e como principal linha teórica o "Pós-colonialismo"Item Uma releitura da mulher angolana em "Lueji", "A gloriosa família" e "Mayombe", de Pepetela : diálogo pós-colonial e feministaFerreira, Silvana Rodrigues Quintilhano; Adolfo, Sérgio Paulo [Orientador]; Garcia, Frederico Augusto; Gonçalves, Virgínia MariaResumo: O objetivo desta pesquisa é mostrar as particularidades e as tendências da Literatura Angolana, bem como a reescrita da história do colonizador a partir da linguagem estética, e nesse contexto de representação, uma releitura das mulheres na sociedade angolana, desde a colonização à atualidade, evidenciando o processo de sincretismo e descolonização da cultura africana O artista Pepetela, nos romances Lueji (1989), A gloriosa família (1999) e Mayombe (1985), soube mesclar a realidade à ficção, e com isso construir representações de mulheres em diversos momentos históricos Para atingir esse objetivo, empregaremos a estratégia pós-colonial da releitura e o feminismo, sendo relevante uma explanação sobre a Literatura, a História e a Mulher É importante destacar que o estudo investiga a voz da mulher num texto de autoria masculina a partir do simulacroItem O status da ilustração em Tereza Batista cansada de guerra, de Jorge AmadoHaddad, Lara Gervásio; Adolfo, Sérgio Paulo [Orientador]; Andrei, Elena Maria; Corrêa, Regina Helena Machado AquinoResumo: O presente trabalho tem por objetivo geral efetuar leitura analítica de doze ilustrações do romance Tereza Batista cansada de guerra, de Jorge Amado Deste total, nove se encontram na primeira edição brasileira, publicada pela Livraria Martins Fontes Editora, em 1972 e três são capas de edições estrangeiras publicadas na Eslovênia, Eslováquia e Holanda Dentre as trinta e duas imagens presentes na edição brasileira, elegeu-se a capa, as três primeiras vinhetas de abertura e as xilogravuras que marcam o início dos cinco capítulos do livro A seleção foi feita para aprofundarem-se as análises dando destaque à presença de símbolos do imaginário do candomblé e, também, à semelhança entre as ilustrações e as xilogravuras que ilustram os folhetos do cordel nordestino Para dar conta do artefato teórico acerca da ilustração, foram escolhidos os estudos, pioneiros no Brasil, feitos pelos pesquisadores Luís Camargo e Ricardo Azevedo O trabalho visa contribuir com os estudos da ilustração na obra de ficção literária adulta, ainda em embriãoItem A voz feminina afrodescendente e a manifestação do sagrado : narrativas de Dona Cândida, uma benzedeira do Norte do ParanaenseBarros, Maria Aparecida; Adolfo, Sérgio Paulo [Orientador]; Andrei, Elena Maria; Silva, Marta Dantas daResumo: No Há na narrativa de Dona Cândida, mulher negra de 85 anos, residente em Cornélio Procópio, Paraná, em uma região periférica, de população predominante afrodescendente, elementos culturais que remetem ao fazer do povo banto, etnias advindas de Angola, Congo e Moçambique O modo de ser e agir da depoente alicerça-se em tradições herdadas de saberes ancestrais, preservadas em sua memória, apesar do processo diaspórico que sofreram seus antepassados, fixados em áreas agrícolas de Minas Gerais A memória coletiva, que guarda saberes ancestrais, traduzida pela eloquência discursiva da benzedeira, tornou-se ponto relevante em nossa pesquisa de campo, que busca descortinar e analisar o universo simbólico-mitológico patente em suas narrativas