02 - Mestrado - Administração
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando 02 - Mestrado - Administração por Autor "Baccaro, Thais Accioly [Orientador]"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Pensamento reflexivo para sustentabilidade : considerações ao ensino deadministradores e validação de um instrumentoMelan, Rodrigo Libanez; Baccaro, Thais Accioly [Orientador]; Raminelli, Jaqueline Aparecida; Caldana, Adriana Cristina Ferreira; Vieira, Saulo Fabiano Amâncio [Coorientador]Resumo: O curso de Administração, nas formas tradicionais em que se tem realizado, mostrase incompatível às demandas de uma existência mais sustentável, o que se perfaz pelas concepções e práticas habituais dessa área do conhecimento Nesse contexto, o pensamento reflexivo pode tornar-se uma forma adequada para se contrapor a tal incompatibilidade, desde que embase o curso e neste, a abordagem de sustentabilidade Portanto, o trabalho aqui empreendido almejou a validação de um instrumento de avaliação do pensamento reflexivo, o qual pode se constituir em um ferramenta para promover essa forma de pensar Ademais, o estudo vai ao encontro de objetivos de ações em âmbito internacional que visam à educação para sustentabilidade em cursos de gestão, como os Principles for Responsible Management Education (PRME) Discentes de Administração da Universidade Estadual de Londrina compuseram os participantes da pesquisa, que foram em número de 267, e permitiram a expansão dos resultados para o ensino público de administradores no país Como o instrumento se encontrava em inglês, procedeu-se à sua tradução e adaptação Em seguida, por meio do cômputo e apreciação do Alfa de Cronbach e análise fatorial confirmatória, constatou-se sua validade Uma de suas dimensões, no entanto, mostrou ser passível de aprimoramento, recomendando-se, assim, o cálculo e avaliação do Alfa de Cronbach quando de seu uso Na última etapa do trabalho, as variáveis sociodemográficas coletadas dos discentes de Administração da Universidade Estadual de Londrina foram submetidas à análise de clusters, junto dos pontos que atribuíram às dimensões do instrumento Tal técnica permitiu aventar hipóteses acerca da relação entre as variáveis e as pontuações Observaram-se indícios de associação entre condições socioeconômicas mais desfavoráveis dos respondentes e o nível de dificuldade que eles atribuíram ao curso, este expresso pelos maiores pontos na dimensão “compreensão” e a relação suportada pelos resultados desta pesquisa e por aqueles do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) de 212 e 215 Embora não tenha constituído o foco do trabalho, teceram-se, ainda, considerações teóricas e práticas acerca do pensamento reflexivo e de sua abordagem no ensino de sustentabilidade na Administração, o que permitiu expressar a aderência entre ambosItem Qual a relação do estresse e satisfação com o curso no rendimento acadêmico? Uma análise em um programa de pós-graduação em administração no ParanáFerreira, Janaina Rufini; Baccaro, Thais Accioly [Orientador]; Vieira, Saulo Fabiano Amâncio; Nogueira, Daniel RamosResumo: Tendo em vista os números apresentados pelo último censo da educação (INEP, 218), considerando a pós-graduação Stricto sensu, em 218 o país totalizou 6686 cursos, sabe-se que o contexto educacional pode gerar estresse em todos os indivíduos que o vivenciam, pois eles experimentam momentos de mudança, frustração, temores, angústias, crescimento e desenvolvimento, influenciando ou não a satisfação e o rendimento acadêmico dos alunos Nesse sentido, o presente estudo procurou responder: Qual a relação entre estresse e satisfação com o curso no rendimento acadêmico dos alunos do programa de pós-graduação Stricto sensu de Administração de uma universidade pública paranaense? A mensuração do nível de estresse dos alunos do programa de pós-graduação Stricto sensu de Administração foi obtida por meio do instrumento Escala de Estresse Acadêmico (EEA) adaptada ao contexto universitário e, para a satisfação com o curso, utilizado como instrumento o Questionário de Satisfação Acadêmica (QSA), e quanto ao rendimento acadêmico foi usada a média das disciplinas obrigatórias do programa O objetivo consistiu em analisar a existência de relação entre estresse e satisfação com o curso no rendimento acadêmico dos alunos do programa de pós-graduação Stricto sensu de Administração, cuja relevância prática e teórica consistiu na avaliação da formação oferecida pela universidade, onde os resultados deste estudo puderam mostrar as satisfações ou insatisfações de discentes em relação ao curso de pós-graduação Stricto Sensu analisado, possibilitando à universidade uma reflexão sobre essas relações Quanto aos procedimentos adotados, foram utilizados a pesquisa documental e o levantamento, sendo que a coleta de dados se deu por meio de questionários estruturados para levantamento do perfil sociodemografico, nível de estresse e satisfação com o curso e o rendimento acadêmico obtido pelo levantamento documental disponibilizado pelo Programa Assim, este estudo considerou como universo de pesquisa todos os alunos do programa de pós-graduação Stricto sensu em Administração a universidade, no período de 21 a 219, totalizando 123 acadêmicos, dos quais 62 participaram da pesquisa A partir dos dados tratados e consolidados, conduziu-se uma análise multivariada de caminhos, conhecida como regressão múltipla das variáveis com o software R Project for Statistical Computing A relações obtidas mostraram que a variável satisfação fornece alguns argumentos capazes de identificar a relação direta com o rendimento acadêmico, enquanto a variável estresse não foi considerada estatisticamente capaz de exercer uma relação com o rendimento acadêmico obtido pelos alunos A pesquisa foi conduzida sob a perspectiva da teoria da atribuição de causalidade e a caracterização sociodemográfica dos alunos trouxe algumas análises sobre a satisfação dos alunos com o programa com os professores, mas notou-se uma elevação do nível de estresse e até mesmo da satisfação dos alunos em relação à atividades e tempo para a realização das tarefas exigidas pelas disciplinas, sendo algo para análise posterior