02 - Mestrado Profissional - Letras
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Navegando 02 - Mestrado Profissional - Letras por Autor "Bocalão, Ivandra Carla"
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Item Das telas da TV para a sala de aula : uma proposta de trabalho com o telejornal nas aulas de língua portuguesaBocalão, Ivandra Carla; Nascimento, Cláudia Lopes [Orientador]; Oliveira, Neil Armstrong Franco de; Storto, Letícia Jovelina; Nascimento, Elvira LopesResumo: O telejornal é visto como fonte de informação dos acontecimentos cotidianos para a maioria dos brasileiros, mas também como formador de opinião, uma vez que mobiliza fundamentos de sistema que trabalha a representação simbólica como meio de inclusão e exclusão social” (SAITO, 214) A Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 218) contempla, dentro das práticas de linguagem, o campo jornalístico-midiático, pois acredita que ele oportuniza o contato dos estudantes com as práticas relacionadas à informação e opinião, além de contribuir para a construção de conhecimentos e o desenvolvimento de competências nas práticas de linguagem Com vista à importância da promoção de um debate interpretativo sobre o telejornal na escola, o Projeto “Telejornal em sala de aula” foi implementado em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais Para esse fim, com base na perspectiva dialógica de linguagem e da noção de gênero discursivo de Bakhtin (1997), recorremos à concepção de multiletramento defendida por pesquisadores brasileiros como Rojo (29), Rojo e Moura (212), assim como nas pesquisas na área de Linguística Aplicada no que tange às ferramentas didáticas para o ensino de Língua Portuguesa O percurso metodológico escolhido foi o da pesquisa-ação O objetivo geral da pesquisa foi apresentar uma proposta de trabalho com o telejornal, em uma perspectiva dialógica, tendo em vista levar os alunos a terem uma postura responsiva ativa mediante à sua recepção e produção, contribuindo para o seu multiletramento Por meio da observação e da descrição da implementação das oficinas desenvolvidas no Projeto, foi constatado que houve: 1) maior interesse e protagonismo dos alunos; 2) desenvolvimento de uma postura responsiva ativa mediante à recepção do telejornal e, consequentemente, uma visão crítica dele; 3) desenvolvimento de capacidades de linguagem