02 - Mestrado Profissional - Letras
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Navegando 02 - Mestrado Profissional - Letras por Autor "Barros, Eliana Merlin Deganutti de"
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Item Carta pessoal : instrumento para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem de língua portuguesaFavoni, Isis Ferreira da Silva; Nascimento, Cláudia Lopes [Orientador]; Nascimento, Elvira Lopes; Barros, Eliana Merlin Deganutti deResumo: É consenso entre teóricos e pesquisadores o fato de que o processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa pautado no trabalho com práticas de linguagem, associadas às práticas sociais, é que promove o letramento do aluno Com base no arcabouço teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 23, 26, 26a), em sua vertente voltada ao ensino de línguas (SCHNEUWLY; DOLZ, 24), essa pesquisa foi desenvolvida Assim, com o objetivo de elaborar e de implementar o dispositivo didático Sequência didática (SD) com o gênero Carta pessoal, procurou-se contribuir com o letramento de uma turma do Ensino Fundamental, de uma escola da rede pública de ensino, do Estado de São Paulo Dessa implementação, concluiu-se que: (1) a proposta do Grupo de Genebra de trabalho pedagógico com gêneros textuais, a partir da construção de um Modelo didático e, consequentemente, da elaboração de uma Sequência didática, permite ao professor ter, de fato, a dimensão daquilo que é ensinável do gênero, tendo em vista o/a ano/série dos alunos; (2) o ensino de língua portuguesa pautado em práticas de linguagens e em práticas sociais contribui para um maior interesse dos alunos, para o desenvolvimento de suas capacidades de linguagem e a promoção do seu letramento; (3) a Pesquisa-ação, na educação, permite que o professor/pesquisador confronte os dados, compare-os e avalie-os de modo que possa refletir criticamente sobre sua prática e modificando sua metodologia sempre que necessáriaItem Letramento escolar : da oralidade letrada à produção escrita argumentativaSilva, Neide Alves Gonçalves da; Almeida, Ana Lúcia de Campos [Orientador]; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; Gregório, Regina MariaResumo: O presente trabalho está caracterizado como pesquisa-ação, pela participação do pesquisador que ultrapassa o nível do levantamento de deficiências em busca de ações que possibilitem avaliar mais estreitamente esses problemas e a adoção de alternativas possíveis para sua minimização O objetivo principal é investigar de que modo a realização de diversas práticas significativas de letramento que antecedem e acompanham a produção do gênero discursivo debate pode contribuir para a promoção e a construção da oralidade letrada e, também, para o desenvolvimento da capacidade de produzir o gênero discursivo artigo de opinião Essa pesquisa foi realizada junto aos alunos do 8º Ano de uma instituição de ensino da rede pública, na disciplina de língua portuguesa, sob a responsabilidade da professora-pesquisadora e regente de turma Os referenciais teóricos que fundamentam essa pesquisa estão vinculados à concepção sociointeracionista da linguagem (BAKHTIN, 23), aos novos estudos de letramento (STREET, 214; KLEIMAN, 1995; SOARES, 1999), aos estudos sobre oralidade e escrita (MARCUSCHI, 25; KOCH, 211), sobre a oralidade letrada (CAMPOS ALMEIDA, 212), sobre a implementação de projetos de letramento (OLIVEIRA; TINOCO; SANTOS, 211) e aos estudos do ensino de gênero oral e escrito em sala de aula e sua transposição didática (DOLZ; SCHNEUWLY; DE-PIETRO 24; COSTA-HÜBES, 29) Após a efetivação de um conjunto de práticas de letramento envolvendo atividades de leitura, oralidade e escrita, sobre um tema de interesse dos alunos, pesquisado em diversos gêneros do discurso publicados em vários suportes, foi possível aprimorar a competência linguístico-discursiva, tanto na produção quanto na recepção de textos argumentativos orais e escritosItem O uso pedagógico do gênero telenovela em proposta de desenvolvimento do letramento críticoKieras, Josiane; Almeida, Ana Lúcia de Campos [Orientador]; Leite, Sueli; Barros, Eliana Merlin Deganutti deResumo: Este trabalho tem por objetivo, por meio de uma pesquisa-ação com alunos de 9º ano, desenvolver o letramento crítico, a partir da leitura e análise do discurso midiático presente no gênero telenovela (Malhação, capítulo 91, exibido em 12/11/213, e capítulos 1, 69, 7, 71 e 72 da temporada Malhação Sonhos – 214/215) Para isso, foram considerados, de acordo com Pinto (1989), três momentos alusivos à pesquisa-ação: momento de investigação, de tematização e o de programação/ação, divididos em sete etapas A pesquisa se desenvolveu em paralelo com a ação, com a prática, levando em conta o perfil de cada educando Considerando que o letramento crítico tem como ponto de partida a análise crítica dos mais variados discursos e linguagens, pretendeu-se apresentar uma proposta que promovesse o desenvolvimento desse posicionamento crítico dos estudantes Como principal estratégia metodológica, foram observadas e apresentadas à turma, por grupos de alunos, as variadas linguagens presentes em uma telenovela, e como essas linguagens interferem de forma significativa no modo de pensar e agir de seus interlocutores Tais observações foram analisadas, pela professora pesquisadora, de acordo com o Modelo Tridimensional da Análise do Discurso, envolvendo as três dimensões: textual, prática discursiva e prática social, apontadas por Fairclough (28) Desse modo, constatou-se a capacidade crítico-reflexiva e interpretativa dos estudantes; a capacidade de se posicionar em diferentes perspectivas e participar/interagir em diversificados eventos de letramento, incluindo situações naturais e espontâneas de fala e de escrita