02 - Mestrado Profissional - Letras
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Navegando 02 - Mestrado Profissional - Letras por Autor "Baronas, Joyce Elaine de Almeida"
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Item Erros ortográficos na escrita de alunos do 7º ano: investigando as motivações para uma proposta de atividades pedagógicas de intervenção(2023-04-27) Lourenço, Talita Gomes Casonato; Kailer, Dircel Aparecida; Sobral, Denson André Pereira da Silva; Baronas, Joyce Elaine de AlmeidaÀ luz da Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2004), a partir do levantamento dos erros decorrentes da interferência de regras fonológicas variáveis e dos erros decorrentes da não apropriação das regras ortográficas nas produções escritas dos alunos do 7º ano, a presente dissertação objetiva elaborar atividades pedagógicas de intervenção. Além disso, objetiva-se também a) identificar a motivação dos erros, se são provenientes da falta de domínio da convenção ortográfica pela própria arbitrariedade do sistema ou provenientes da transposição da fala para a escrita compreendendo o processo fonológico ocorrido; b)auxiliar o trabalho pedagógico da pesquisadora com sua turma de 7º ano, através da pesquisa-ação em uma escola da zona oeste de Londrina. O corpus analisado faz parte dos dados levantados por meio das produções textuais dos alunos do 7º ano de uma escola pública de Londrina. Como trata-se de uma pesquisa-ação, priorizou-se uma análise de abordagem qualitativa, Gil (2008). Além desses autores, a presente pesquisa embasou-se também em outros que discutem a aquisição, o ensino de língua portuguesa em um viés inclusivo como Cagliari (1991), Geraldi (1999), Magda Soares (2002), Faraco (2002, 2008), Travaglia (2003), Bortoni-Ricardo (2005), Marcuschi (2005) e Morais (2010),entre outros. De acordo com a análise dos principais resultados, verificou-se que os os erros mais recorrentes nas produções escritas dos alunos a partir dos processos fonológicos foram a apócope, alçamento, monotongação e vocalização. Na fala esses processos geralmente não sofrem preconceito linguístico, ou seja, não são estigmatizados, por isso são considerados graduais nos termos de Bortoni-Ricardo (2004). Além desses processos graduais que possivelmente são transpostos da fala para a escrita, houve grande ocorrência de erros ortográficos, principalmente, em relação as letras gráficas que representam os fonemas (/s/ e /z/).Item Os gêneros da esfera humorística : a linguagem e a produção do humorSantos, Suzyanne Dantas dos; Santana, Andréia da Cunha Malheiros [Orientador]; Baronas, Joyce Elaine de Almeida; Almeida, Paulo RobertoResumo: A presente pesquisa intitulada “Os Gêneros da Esfera Humorística: a linguagem e a produção do humor” objetiva propor uma série de atividades que promovam o desenvolvimento de estratégias de leitura que auxiliem os estudantes a compreenderem diferentes textos da esfera humorística por meio do trabalho com a linguagem na produção de efeitos de sentido Segundo as avaliações sistêmicas, dentre elas a Prova Paraná, usada como termômetro para a elaboração deste trabalho, ainda persiste nas escolas públicas, um nivelamento abaixo das expectativas em relação à compreensão leitora A Prova Paraná foi o instrumento usado para fins de investigação e reflexão sobre a leitura e o processo de compreensão por fazer uso dos descritores que têm como norte documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as Diretrizes Curriculares Estaduais do Paraná (DCE) e o Currículo da Rede Estadual do Paraná (CREP) Este estudo estabelece uma base teórico-conceitual acerca da leitura, numa perspectiva dialógico-interativa, com base nas contribuições de Solé (1998) e Kleiman (24; 211; 213), na concepção de gênero de Marcushi (28), amparada em Bakhtin (213; 216), e nos aspectos constitutivos do humor e de sua relação com o desenvolvimento da leitura, com base em Possenti (1996; 21) A metodologia usada para a elaboração das atividades foi a pesquisa-ação de Thiollent (214)Item Processos fonético-fonológicos em produções orais e escritas de alunos do ensino fundamental II : uma proposta de intervençãoPrado, Vanusa Fogaça de Freitas; Kailer, Dircel Aparecida [Orientador]; Baronas, Joyce Elaine de Almeida; Borges, Maria IsabelResumo: A intenção de desenvolver esta pesquisa surgiu a partir de algumas indagações sobre a acentuada presença de marcas características da fala nas produções escritas de 28 alunos de uma turma do 6º ano de um colégio estadual situado em uma região periférica da cidade de Londrina – PR Diante disso, o presente estudo, pautado nos pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 25), tem como objetivos : a) identificar os processos fonético-fonológicos recorrentes na fala desse grupo de 28 alunos; b) averiguar quais marcas da oralidade (processos fonético-fonológicos) estão presentes nos textos escritos desses alunos; c) categorizar os desvios dos alunos conforme os contínuos de Bortoni -Ricardo (25); d) desenvolver atividades de intervenção sobre os processos fonético-fonológicos mais recorrentes nas produções escritas dos alunos Sendo assim, primeiramente, foi feito um levantamento dos processos fonético-fonológicos mais recorrentes na fala desses alunos, por meio da gravação de um fato narrado oralmente; em seguida, foi realizado o mesmo levantamento em um texto relatado de forma escrita Após os dois levantamentos, foram desenvolvidas atividades de intervenção com o objetivo de refletir sobre o uso da fala e da escrita, principalmente com relação aos traços graduais, buscando minimizar as marcas desses traços nas produções escritas dos alunos O estudo foi analisado com base nos pressupostos teóricos de Bortoni-Ricardo (25), Cagliari (28), Marcuschi (28), Silva (29), dentre outros estudiosos que abordam a oralidade e a escrita da Língua Portuguesa, com o objetivo de proporcionar uma maior reflexão a importância de se trabalhar os aspectos da fonética, da fonologia e da variação linguística, visando à melhoria das práticas de escrita dos alunos Foi possível perceber, ao analisar os textos que foram produzidos após a aplicação da proposta de intervenção, quantos aos processos fonético-fonológicos, de modo geral, os alunos apresentaram uma evolução, juntamente com uma melhora do relacionamento entre professor/alunos No entanto, ainda existem outras várias fragilidades com relação à escrita que precisam ser superadas ao longo da caminhada escolar desses alunos