02 - Mestrado Profissional - Letras
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando 02 - Mestrado Profissional - Letras por Autor "Baronas, Joyce Elaine Almeida"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A variação linguística na escola : por uma abordagem sociointeracionistaCruz, Werica Dias Micheletti da; Almeida, Paulo Roberto [Orientador]; Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos; Baronas, Joyce Elaine AlmeidaResumo: O presente estudo tem por objetivo abordar a variação linguística e o ensino – assunto referenciado em diversos documentos oficiais e debatido em vários estudos Segundo as Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná (28) é necessária a acolhida democrática da escola à variação linguística, mostrando que as diferenças de registro não constituem, científica e legalmente, objeto de classificação e que é importante a adequação do registro nas diferentes instâncias discursivas Teóricos, como Paiva (23) e Bortoni-Ricardo (25), asseveram que a escola não pode ignorar as diferenças sociolinguísticas Os professores e os alunos devem estar bem conscientes de que existem duas ou mais maneiras de dizer a mesma coisa E mais, que essas formas alternativas servem a propósitos comunicativos distintos e são recebidas de maneira diferenciada pela sociedade No entanto, apesar de debatida, a prática envolvendo a variação linguística parece não ter se consolidado efetivamente, conforme recomendações oficiais e teóricas Tomando por base tal hipótese, levantada a partir de uma investigação preliminar e tendo por referência os pressupostos teóricos da Sociolinguística, este trabalho investigou se práticas pedagógicas estão sendo efetivamente desenvolvidas no processo de ensino-aprendizagem de língua materna de alunos de 5ª série do ensino fundamental, da rede pública municipal Elegeu-se a pesquisa-ação como metodologia para o trabalho e a partir de análise do conhecimento dos alunos acerca da variação linguística em dois contextos diastráticos, verificou-se os aspectos passíveis de intervenção, apresentando e aplicando uma proposta de intervenção a fim de contribuir para o desenvolvimento de práticas que possibilitem um efetivo trabalho com a abordagem da variação linguística no Ensino Fundamental Conclui-se ser relevante a abordagem da variação linguística no ensino e ser necessário considerar o contexto sociolinguístico do aluno para garantir uma prática pedagógica consistente e eficaz