02 - Mestrado Profissional - Letras
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Navegando 02 - Mestrado Profissional - Letras por Autor "Almeida, Ana Lúcia de Campos [Orientador]"
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Item Letrado no mundo, iletrado na escola : planejamento para uma interação possível pela práxisSantos Filho, Rubens Nunes dos; Almeida, Ana Lúcia de Campos [Orientador]; Grande, Paula Baracat de; Lima, Sheila OliveiraResumo: Este trabalho, resultado de uma pesquisa-ação com alunos de 8º ano do período vespertino de uma Escola no Município de Guaratuba, no Estado do Paraná, tem por objetivo propor, aplicar e analisar um Plano de Trabalho Docente – PTD – de Língua Portuguesa que seja capaz de unir os letramentos dos alunos, os conhecimentos que trazem de suas comunidades e os conhecimentos prévios destes, com os conteúdos escolares de forma que se possa produzir conhecimentos significativos, procurando, assim, trazer uma proposta de trabalho que venha a diminuir o insucesso dos alunos na escola Para tanto é necessário que, por meio de questionários e entrevistas, se conheça os letramentos dos alunos, dando, assim, base para as atividades e abordagens desse PTD que traz como fundamento filosófico a Pedagogia Histórico-Crítica, o que pressupõe uma proposta de mudança na práxis educativa do professor e a assunção de uma didática que dê conta destas dimensões A aplicação do Plano ocorreu no terceiro bimestre, se baseou no tema da indisciplina dos alunos e trouxe, como conteúdo, o texto persuasivo, partindo do letramento dos alunos e evidenciando que a aprendizagem deste conteúdo escolar pode, efetivamente, contribuir na solução dos problemas postos pela prática social Após os relatos dos trabalhos em sala de aula foi feita uma análise dessa aplicação do Plano e sobre os resultados que dele foram conseguidos com a turma citada Para este trabalho recorreu-se, além de documentos oficiais que regem a Educação, às bases teóricas de Bakhtin (1999), Duarte (216), Dourado (27), Dubet (25), Campos Almeida (212) Gasparin (212), Gnerre (1991), Kleiman (1995) (25) (21), Luckesi (25), Marcuschi (21), Mariano (1989), Saviani (1988) (1991) (22), Soares (28) (21), Street (214), Suassuna (28), Trip (25) e Vygotsky (1991) Como resultado atingido percebeu-se um aumento significativo na participação dos alunos, no desempenho acadêmico qualitativo e no aspecto relacional Evidenciando, dessa forma, que a mudança na práxis pedagógica e o trabalho com os conteúdos escolares a partir dos letramentos dos alunos, podem gerar mudanças no ambiente educativo e consequentemente podem contribuir para um melhor rendimento acadêmico e garantir aprendizagens críticas e significativas aos alunosItem Letramento escolar : da oralidade letrada à produção escrita argumentativaSilva, Neide Alves Gonçalves da; Almeida, Ana Lúcia de Campos [Orientador]; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; Gregório, Regina MariaResumo: O presente trabalho está caracterizado como pesquisa-ação, pela participação do pesquisador que ultrapassa o nível do levantamento de deficiências em busca de ações que possibilitem avaliar mais estreitamente esses problemas e a adoção de alternativas possíveis para sua minimização O objetivo principal é investigar de que modo a realização de diversas práticas significativas de letramento que antecedem e acompanham a produção do gênero discursivo debate pode contribuir para a promoção e a construção da oralidade letrada e, também, para o desenvolvimento da capacidade de produzir o gênero discursivo artigo de opinião Essa pesquisa foi realizada junto aos alunos do 8º Ano de uma instituição de ensino da rede pública, na disciplina de língua portuguesa, sob a responsabilidade da professora-pesquisadora e regente de turma Os referenciais teóricos que fundamentam essa pesquisa estão vinculados à concepção sociointeracionista da linguagem (BAKHTIN, 23), aos novos estudos de letramento (STREET, 214; KLEIMAN, 1995; SOARES, 1999), aos estudos sobre oralidade e escrita (MARCUSCHI, 25; KOCH, 211), sobre a oralidade letrada (CAMPOS ALMEIDA, 212), sobre a implementação de projetos de letramento (OLIVEIRA; TINOCO; SANTOS, 211) e aos estudos do ensino de gênero oral e escrito em sala de aula e sua transposição didática (DOLZ; SCHNEUWLY; DE-PIETRO 24; COSTA-HÜBES, 29) Após a efetivação de um conjunto de práticas de letramento envolvendo atividades de leitura, oralidade e escrita, sobre um tema de interesse dos alunos, pesquisado em diversos gêneros do discurso publicados em vários suportes, foi possível aprimorar a competência linguístico-discursiva, tanto na produção quanto na recepção de textos argumentativos orais e escritosItem O texto do leitor e as práticas de letramento literário no ensino fundamental IIBalla, Helaine Giraldeli; Almeida, Ana Lúcia de Campos [Orientador]; Pereira, Cilene Margarete; Lima, Shelia OliveiraResumo: Este trabalho trata do letramento literário em contexto escolar e tem como objetivo investigar as relações entre os modos de ler de professores e alunos e as práticas de letramento literário no ensino fundamental II A partir dos conceitos de leitura literária (DUFAYS; GEMENNE; LEDUR, 213), texto do leitor (DUFAYS, 211b), posturas de leitura (BUCHETON, 1999) e instâncias leitoras (PICARD, 1986) realizamos um estudo sobre as formas de interação de professores e alunos com três contos da literatura brasileira: Um espinho de marfim, de Marina Colasanti; Primeira aventura de Alexandre, de Graciliano Ramos; e Muribeca, de Marcelino Freire A investigação tem como objeto de estudo diários de leitura produzidos por alunos e comentários pessoais produzidos por professores a respeito dos contos lidos Os resultados, analisados sob a perspectiva do letramento ideológico proposto por Street (1986) e dos estudos de Paulino (21) e Cosson (211) sobre o letramento literário, demonstram que professores e alunos assumem diferentes posturas diante do texto literário no que diz respeito ao envolvimento pessoal e crítico, e aos objetivos de leitura Esse fato leva a crer que, no ensino fundamental II, as práticas com a literatura nem sempre estão voltadas para a promoção do letramento literárioItem O uso pedagógico do gênero telenovela em proposta de desenvolvimento do letramento críticoKieras, Josiane; Almeida, Ana Lúcia de Campos [Orientador]; Leite, Sueli; Barros, Eliana Merlin Deganutti deResumo: Este trabalho tem por objetivo, por meio de uma pesquisa-ação com alunos de 9º ano, desenvolver o letramento crítico, a partir da leitura e análise do discurso midiático presente no gênero telenovela (Malhação, capítulo 91, exibido em 12/11/213, e capítulos 1, 69, 7, 71 e 72 da temporada Malhação Sonhos – 214/215) Para isso, foram considerados, de acordo com Pinto (1989), três momentos alusivos à pesquisa-ação: momento de investigação, de tematização e o de programação/ação, divididos em sete etapas A pesquisa se desenvolveu em paralelo com a ação, com a prática, levando em conta o perfil de cada educando Considerando que o letramento crítico tem como ponto de partida a análise crítica dos mais variados discursos e linguagens, pretendeu-se apresentar uma proposta que promovesse o desenvolvimento desse posicionamento crítico dos estudantes Como principal estratégia metodológica, foram observadas e apresentadas à turma, por grupos de alunos, as variadas linguagens presentes em uma telenovela, e como essas linguagens interferem de forma significativa no modo de pensar e agir de seus interlocutores Tais observações foram analisadas, pela professora pesquisadora, de acordo com o Modelo Tridimensional da Análise do Discurso, envolvendo as três dimensões: textual, prática discursiva e prática social, apontadas por Fairclough (28) Desse modo, constatou-se a capacidade crítico-reflexiva e interpretativa dos estudantes; a capacidade de se posicionar em diferentes perspectivas e participar/interagir em diversificados eventos de letramento, incluindo situações naturais e espontâneas de fala e de escrita