02 - Mestrado Profissional - Letras
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Navegando 02 - Mestrado Profissional - Letras por Autor "Almeida, Ana Lúcia de Campos"
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Item O ensino de língua portuguesa : contribuições de um projeto de letramento com jornal escolarLino, Ana Paula da Silva e; Santana, Andréia da Cunha Malheiros [Orientador]; Carvalho, Alonso Bezerra de; Almeida, Ana Lúcia de CamposResumo: O ensino de língua portuguesa, principalmente na modalidade escrita, não pode estar desvinculado das práticas sociais e de uma formação voltada à emancipação e à formação cidadã do aluno Assim, o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o potencial da perspectiva do letramento à melhoria da relação ensino e aprendizagem em língua materna ao elaborar e aplicar um projeto de letramento com o propósito de produzir um jornal escolar em uma turma do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública periférica da cidade de Londrina-PR, no período de agosto a setembro de 217 Essa pesquisa-ação tem como objetivo específico a análise das possíveis contribuições do referido projeto ao processo de ensino e aprendizagem da modalidade escrita, assim como o estudo de alguns gêneros discursivos necessários à elaboração de um jornal como possibilidade de ampliar a participação social do aluno por meio da escrita Para tanto, este trabalho tem como base os documentos oficiais que regem a educação brasileira, especificamente no tocante ao ensino da língua portuguesa, tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e as Diretrizes Curriculares Estaduais (28); os Estudos do Letramento, segundo Street (214), Kleiman (1995, 2, 25, 26a, 21), Soares (21); e dos Projetos de Letramento, com base em Tinoco (28); o trabalho com jornal escolar, segundo as concepções de Faria (1996, 1997), Freinet (1974) Também há a assunção da concepção sócio-histórica da linguagem baseada em Bakhtin (23), considerando que as práticas sociais devem orientar o ensino da língua materna no contexto escolar Para a análise dos dados, foram utilizadas, além da descrição e reflexão do processo, algumas matérias jornalísticas produzidas pelos alunos, assim como os diários de aula (ZABALZA, 24) escritos pela professora-pesquisadora Como resultado, observa-se que pensar no ensino a partir das práticas sociais colabora para o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que a produção dos gêneros do jornal (BONINI, 214), relacionada a questões dos alunos e da comunidade, conferiu maior sentido no momento da produção Esta proposta de intervenção proporcionou aos alunos momentos de elaboração de textos autênticos, com aplicabilidade e função social dentro do contexto escolar, contribuindo ao desenvolvimento da escrita enquanto prática social, assim como a conscientização desses agentes da função da linguagem na organização da sociedadeItem Leitura dos clássicos na escola : entre o dever e o prazerSouto, Helena de Oliveira; Santana, Andréia da Cunha Malheiros [Orientador]; Almeida, Ana Lúcia de Campos; Lima, Sheila OliveiraResumo: Este trabalho parte da premissa de que a literatura clássica é importante na formação do educando, em especial as obras de Machado de Assis Tem como objetivo conhecer e investigar aspectos e características da literatura canônica, desenvolver estratégias que facilitem a compreensão do texto literário, além da formação de um leitor com visão crítica, criativa, com capacidade de argumentar e defender a sua opinião Para alcançar tal propósito, foram discutidas as concepções de leitura literária presentes nos documentos oficiais que norteiam a educação básica, como a LDB, os PCNs, as DCEs, a BNCC e o CREP A fundamentação teórica desta pesquisa cotejou os estudos dos seguintes autores: Lajolo e Zilberman (1991,1996), Calvino (211), Candido (1972), Compagnon (1999, 29), Cosson (29), Freire (25), Jauss (1994), Kleiman (1993), Machado (22), Oliveira (27), Petit (28), entre outros Com o intuito de mostrar a importância da literatura clássica na formação intelectual e social do educando, desenvolveu-se um projeto de intervenção, tendo como alvo os alunos do 9º ano do ensino fundamental, como base teórico-metodológica, foram utilizadas as estratégias de leitura desenvolvidas por Solé (1998), resultando em um caderno pedagógico com três unidades didáticas, com as obras de Machado de Assis “A carteira”, “Dom Casmurro” em HQ bem como o romance tradicional Neste caderno estão contidas as orientações para o professor e as atividades que podem ser impressas para os alunos Como resultado, espera-se que este trabalho colabore com o ensino de leitura literária, levando o educando a compreender a importância e o valor dos clássicos em sua formação intelectual e social, com opiniões próprias acerca das questões sociais a seu redor Que o aluno além do conhecimento da obra clássica, aproxime-se de outros títulos do mesmo autor, assim como de outros autores clássicos e, se sinta motivado a conhecer outros livrosItem Língua portuguesa em escola indígena : reflexões e contribuições para um ensino bilíngueSilvestre, Edimarães; Almeida, Paulo Roberto [Orientador]; Almeida, Ana Lúcia de Campos; Santana, Andréia da Cunha MalheirosResumo: O texto tece reflexões sobre o ensino de Língua Portuguesa em um Colégio localizado em Terra Indígena Nessa localidade residem e convivem três etnias: kaingang, guarani e xetá Reflete sobre o Português como língua de integração essas etnias e a sua relação com as questões metodológicas da Educação Escolar para alunos índios Situa São Jerônimo da Serra no contexto da formação da província paranaense e a formação da rede escolar municipal Faz considerações a respeito do bilinguismo e do multilinguísmo entre os moradores e alunos que convivem nessa Terra Indígena Estuda a aquisição e o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua Analisa as questões de grade curricular e o espaço que as línguas ocupam no currículo de uma escola indígena Informa sobre os documentos legais que embasam o Ensino em Terras Indígenas Questiona as formas como o ensino de Português para indígenas tem sido enfocado Estuda a necessidade de que haja a formação de um currículo próprio para essas escolas para assegurar o eficiente aprendizado levando em consideração as especificidades desses povosItem A produção do conto maravilhoso em perspectiva intertextual com diferentes focos narrativosOliveira, Maria Geralda de; Rodrigues, Flávio Luis Freire [Orientador]; Almeida, Ana Lúcia de Campos; Almeida, Paulo Roberto deResumo: Esta proposta de intervenção pedagógica na área de Língua Portuguesa consiste em uma metodologia de pesquisa-ação, na abordagem qualitativa e disponibiliza estudos que podem auxiliar no desenvolvimento do trabalho do docente na Educação, no Ensino Fundamental, nas práticas direcionadas às necessidades básicas do discente na reescrita de textos A proposta tem como base o referencial teórico de Bakhtin (23, 21) e de alguns estudiosos: Bortoni-Ricardo (28), Gancho (24), Geraldi (22, 23, 26, 21), Gil (21), Koch (29), Koch e Marcuschi (1998 apud Koch, 28), Jolles (1976), Minayo (24), Tauveron (214), outros e também referências de documentos oficiais, com destaque o CREPCurrículo da Rede Estadual Paranaense (22), Referencial Curricular do Paraná O objetivo geral da proposta é desenvolver uma metodologia com possibilidades de aprimoramento na escrita, envolvendo a análise do conto maravilhoso Destacam-se na pauta a retextualização/revisão na produção textual Propõe-se a reescrita do texto-base em primeira pessoa do discurso, com o uso de atividades que auxiliam na formação do aluno-autor, possibilitando-lhe reinventar seu próprio texto, criar novas ações à atuação dos personagens envolvidos e compartilhar suas ideias com os demais discentes da sala A execução da proposta tem como apoio pedagógico o estudo de obras e suas versõesItem O significado da leitura literária no processo de alfabetizaçãoMilitão, Giselda Morais de Alencar; Lima, Sheila Oliveira [Orientador]; Almeida, Ana Lúcia de Campos; Belintane, ClaudemirResumo: Esta Dissertação tem como principal objetivo propor uma abordagem voltada ao uso da leitura literária como incentivo à introdução, aprofundamento e consolidação do processo de alfabetização que compreende o 1° Ciclo do Ensino Fundamental I Para que isso seja concretizado o que se propõe é um trabalho com as crianças, deste o início de sua vida escolar, que possibilite o seu ingresso no mundo da escrita em contato com os textos literários, os quais tem uma significativa contribuição para a formação global do ser humano Trata-se de uma pesquisa-ação que pretende, com sua proposta, contribuir significativamente para o aumento da potencialidade dos alunos em relação à leitura Na presente pesquisa-ação, optou-se pela intervenção, coleta e análise de dados em classes do 1º ano do Ensino Fundamental I, das quais a professora-pesquisadora foi regente nos anos de 212, 213 e 214 Foram desenvolvidas, durante a pesquisa, em 212 a observação e acompanhamento do processo de alfabetização, em 213 e 214, iniciou-se as intervenções e estudos assim como a comparação dos níveis de aquisição da leitura e da escrita norteados pelos estudos de Grossi Durante os dois últimos anos, a partir de uma abordagem voltada aos textos literários, foram elaboradas, planejadas e introduzidas quatro atividades na rotina dos alunos que são: “Cantinho da Leitura”, “Hora da Leitura com o Amigo”, “Sacola Viajante” e “Hora da História” A professora-pesquisadora elaborou sequências didáticas, a partir da literatura, e as desenvolveu dentro da atividade “Hora da História” com o propósito de aproximar mais o aluno da compreensão dos textos que leem ou ouvem Os gêneros escolhidos para a abordagem foram, principalmente, o conto de fadas e a poesia Os mesmos foram apresentados às crianças, em primeiro plano, sob a perspectiva estética concernente à literatura, desvestido do caráter pedagógico como qual, normalmente, costuma-se associá-los Para análise dos resultados, foram utilizados os dados que constam nos pareceres descritivos individuais dos alunos dos últimos semestres de cada ano e a observação dos comportamentos apresentados por eles durante a sistematização das atividades com a leitura literária Os resultados obtidos trazem a percepção de que a literatura necessita estar inserida no ambiente de alfabetização de maneira planejada e voltada ao seu caráter estético como incentivo à formação de leitores desde a tenra infância dentro da perspectiva do letramento