02 - Mestrado Profissional - Letras Estrangeiras Modernas
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Navegando 02 - Mestrado Profissional - Letras Estrangeiras Modernas por Autor "Brossi, Giuliana Castro"
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Item A tradução intersemiótica para a desconstrução de crenças disfuncionais na aprendizagem de língua inglesa com crianças(2023-02-15) Campos, Bárbara Lopes Garcia de Souza; Guidotti, Arelis Felipe Ortigoza; Brener, Fernanda Machado; Brossi, Giuliana CastroCom a expansão do ensino de línguas estrangeiras (LE) por meio do enfoque comunicativo, o uso da tradução nas aulas de línguas vem sendo cada vez mais desencorajado, entretanto, não devemos associar essa prática somente ao método de gramática-tradução. Com isso em mente, foi construído um protótipo de ensino (Rojo, 2017), cuja metodologia é orientada pelos pressupostos teóricos da Tradução Intersemiótica (Tr.I) (Jakobson, 1959) e da Multimodalidade (Cope, Kalantzis, 2015). Almeja-se, por meio deste material didático (MD), desenvolver o pensamento crítico de crianças, alunos de Língua Inglesa (LI) do 5º ano do Ensino Fundamental, como meio de torná-los autores da desconstrução de suas próprias crenças disfuncionais sobre a aprendizagem desse idioma. Ademais, considerando as crianças como seres pensantes, capazes de agir socialmente, esse relato de pesquisa tem como objetivo específico verificar a potencialidade da tradução intersemiótica no ensino de inglês com crianças abrangendo a temática social dos direitos humanos, uma vez que a concepção de língua tem, ao longo dos anos, se afastado de significados estruturalistas e se aproximado de uma visão de língua como um construto histórica e ideologicamente orientado (Pennycook, 2001; 2021). As crenças dos alunos foram elencadas previamente à produção do MD, por meio de questionários. Além disso, o tema e os recursos utilizados foram também escolhidos pelos alunos, e a pilotagem do produto educacional foi feita pela própria professora-pesquisadora. Com a aplicação deste produto educacional, este artigo busca verificar o potencial do protótipo de ensino em desconstruir crenças disfuncionais na aprendizagem de LI com crianças e, responder a três perguntas de pesquisa: Quais crenças relacionadas à LI são mais recorrentes no imaginário das crianças? Quais as potencialidades da Tr.I no desenvolvimento da consciência crítica para a desconstrução das crenças? Quais são as percepções e experiências das crianças em relação aos direitos humanos? Portanto, este trabalho evidencia a Tr.I como possível ferramenta para o engajamento e desconstrução de crenças disfuncionais à aprendizagem de um novo idioma, além de que, por meio desse instrumento de trabalho, outros professores poderão também ter acesso a materiais que trabalhem sob essa perspectiva, podendo acrescentar e modificar informações ou, até mesmo, utilizá-lo como um guia para sua prática pedagógica.Item As aulas de inglês e a base nacional comum curricular : explorando multimodalidades e os campos de experiência no ensino de inglês na educação infantil(2024-08-22) Chagas, Talita Battalini de Deus da; Brener, Fernanda Machado; Chimentão, Lilian Kemmer; Brossi, Giuliana CastroEste relato de desenvolvimento do produto educacional surge da minha experiência como professora de inglês na educação infantil (EI), onde identifiquei uma dificuldade recorrente na minha prática docente: a efetiva integração dos campos de experiência propostos pela BNCC (Brasil, 2017) para a educação infantil nas aulas de inglês. Esta lacuna na minha formação suscitou inquietações sobre como poderia oferecer suporte aos colegas docentes nessa área específica. Nesse contexto, propus o desenvolvimento de um produto educacional para auxiliar professores de língua inglesa que trabalham ou desejam trabalhar na EI. Assim sendo, o objetivo desta pesquisa é apresentar um produto educacional que alie as potencialidades da contação de histórias, sob uma abordagem multimodal (Kalantzis; Cope; Pinheiro, 2020), como forma de explorar os cinco campos de experiências propostos pela BNCC para a educação infantil (o eu, o outro e o nós; corpo, gestos e movimento; fala, escuta, pensamento e imaginação; traços, sons, cores e formas; espaço, tempos, quantidades, relações e transformações) (Brasil, 2017). O produto educacional (e-book) visa explorar as multimodalidades por meio da contação de histórias infantis, fornecendo aos professores ferramentas práticas para sua implementação em sala de aula. Nesse relato apresento as etapas de desenvolvimento do produto educacional: primeiramente foram estabelecidos critérios para a seleção de uma obra literária adequada, depois, apresento o livro escolhido, sugestões de atividades alinhadas aos campos de experiências da BNCC e um exemplo de unidade didática. Espera-se que este trabalho contribua para a formação dos professores de Língua Inglesa que atuem na EI, capacitando-os na elaboração de planos de aula que atendam às exigências da BNCC. Além disso, busca-se fomentar o desenvolvimento dos docentes em relação ao entendimento e aplicação das multimodalidades no processo de ensino, preparando-os para enfrentar os desafios contemporâneos da educação infantil.