02 - Mestrado Profissional - Letras Estrangeiras Modernas
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Navegando 02 - Mestrado Profissional - Letras Estrangeiras Modernas por Autor "Batista, Estogildo Gledson"
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Item Avaliação : concepções de professores de língua inglesa e uma proposta de intervençãoBatista, Estogildo Gledson; Reis, Marta Aparecida de Oliveira Balbino dos [Orientador]; Messias, Rozana Aparecida Lopes; Furtoso, Viviane Aparecida BagioResumo: Enquanto acreditamos que a avaliação está constantemente presente no dia-a-dia da sala de aula, funcionando como elemento integrador entre ensino e aprendizagem, não se restringindo a provas e testes aplicados em determinados momentos do período letivo, nossa experiência tem nos mostrado que ainda há confusão e desconforto por parte dos professores quanto a tal tema O relato de experiência que segue destina-se a professores de língua inglesa e visa narrar à elaboração e aplicação de uma proposta de intervenção cujo tema é avaliação Para tanto, fizemos um levantamento teórico sobre avaliação baseando-nos em Brown (24) para abordarmos o que são testes e como eles não devem ser vistos como sinônimos de avaliação, mas são somente uma entre as diversas formas de se avaliar; descrevemos as diferenças entre avaliação formativa e somativa de acordo com Brown (24) e Luckesi (25); discutimos a importância de feedback eficaz para uma avaliação formativa sucedida de acordo com as ideias de Hattie (212); abordamos a questão dos instrumentos avaliativos conforme Fisher e Frey (27) e Haydt (1995); tratamos da importância dos resultados da avaliação formativa e seu compartilhamento entre professor e aluno, de acordo com Furtoso (211) e Bonesi e Souza (26) Outros teóricos que também embasaram este trabalho são Travaglia (1996), Scaramucci (26), Bridley (211) e Cohen (1994)Alicerçados, nesse referencial teórico, descrevemos o que verificamos por meio de um questionário aplicado a um grupo de dezessete professores de língua inglesa de um instituto de idiomas no que dizia respeito as suas concepções de avaliação, o que eles entendiam por avaliação formativa e somativa e como eles as relacionavam à prática de sala de aula A partir da análise dos dados, explanamos uma proposta de intervenção no formato de workshop sobre o tema da avaliação com ênfase na avaliação formativa Por fim, com a aplicação de um segundo questionário, relatamos os resultados positivos da proposta de intervenção por parte dos professores participantes