02 - Mestrado Profissional - Letras Estrangeiras Modernas
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Navegando 02 - Mestrado Profissional - Letras Estrangeiras Modernas por Autor "Barreto, Thais Cunha"
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Item “Las fiestas de San Juan”: o material didático como promotor de motivação nas aulas de língua espanhola(2023-03-13) Barreto, Thais Cunha; Zorzo-Veloso, Valdirene Filomena; Carvalho, Kelly Cristiane Henschel Pobbe de; Reis, Marta Aparecida Oliveira Balbino dosA motivação é facilmente perceptível no cotidiano dos indivíduos inseridos em uma sociedade e com isso, é possível compreender que ela pode ser um fator de suma importância também no ambiente escolar. Este artigo descreve a produção de uma unidade didática para o ensino de LE, com o propósito de refletir sobre a promoção de motivação nas aulas com base nas estratégias motivacionais propostas por Epstein (1988), contribuir com a consolidação do ensino de Língua Espanhola (LE) no país e auxiliar professores da área em suas práticas e desenvolvimento como pesquisadores. Dado que compreendemos o papel da LE no mundo, esperamos que todos os trabalhos aqui desenvolvidos possam ser aplicados e adaptados pelos professores para outras LEM. Acredita-se que esta pesquisa pode ser relevante para professores de Língua Espanhola, por apresentar um viés das estratégias motivacionais, pautada na teoria da meta aprender e nos elementos do TARGET (1988), usado para fomentar a motivação e a aprendizagem dos estudantes, além de promover contextos mais significativos para o ensino. Para a proposição do produto educacional supracitado foram consideradas as seguintes fases, um levantamento bibliográfico acerca dos conceitos de motivação escolar, na teoria da meta aprender e das estratégias motivacionais, embasado nos seguintes teóricos: Ames (1992), Brophy (1999), Bzuneck (2009), Cavenaghi (2010), Crookes e Schmidt (1991), Deci e Ryan (2000), Dörnyei (2003), Epstein (1988), Guimarães (2004), Maieski (2011), Maehr & Midgey (1991), Oxford (2004), Reeve (2004) e Stipek (1998). No referencial teórico, foi possível constatar que o material didático sobre o viés motivador nas aulas de Línguas Estrangeiras Modernas pode impulsionar o desenvolvimento da motivação, possibilitando que esta não seja apenas uma responsabilidade atribuída aos professores. Deste modo, compreende-se que tanto as estratégias como as metodologias dos professores são recursos educacionais para a promoção da motivação, devendo atuar de maneira conjunta e colaborativa.