02 - Mestrado Profissional - Letras Estrangeiras Modernas
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando 02 - Mestrado Profissional - Letras Estrangeiras Modernas por Autor "Annibal, Sérgio Fabiano"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Extensão universitária : a curricularização como propostaSalatini, Ana Carolina Moreira; Zorzo-Veloso, Valdirene Filomena [Orientador]; Ferreira, Claudia Cristina; Annibal, Sérgio FabianoResumo: A exemplo do que já acontece em outras instituições de nível superior estrangeiras, os universitários brasileiros terão em seu currículo a prática obrigatória de atividades extensionistas Segundo o Plano Nacional de Educação (PNE) 214-214, todos os cursos de graduação ofertados em universidades brasileiras deverão assegurar, no mínimo, 1% de sua carga horária para atividades de extensão, um dos tripés da universidade Tendo em conta esta curricularização e o pouco contato da comunidade universitária com essa prática, o presente trabalho tem como objetivo expor uma breve contextualização da Extensão no Brasil, na Argentina e México, suas implicações sociais e contribuições tanto para Universidade como para a Sociedade (NOGUEIRA, 25), (ROCHA, 21), (SOUSA, 2), além de apresentar uma proposta de um tutorial direcionado aos docentes e discentes da área de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no intuito de dar-lhes suporte e orientá-los nesta nova fase extensionista Para isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica e consultamos a Pró-Reitoria de Extensão da UEL e as Universidades Públicas da região sul do Brasil Como resultado, desenvolvemos uma página web, com informações sobre a história da extensão, concepções, leis, atividades realizadas em outros lugares, nacionais e internacionais, e o passo a passo necessário para implementá-las no currículo, segundo nossa proposição Com isso, pretendemos contribuir com a Pró-Reitoria de Extensão da UEL (PROEX) na implementação e divulgação de tais práticas, bem como elevá-la a um patamar igualitário aos outros dois pilares da universidade, Ensino e Pesquisa