01 - Doutorado - Estudos da Linguagem
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Navegando 01 - Doutorado - Estudos da Linguagem por Autor "Almeida, Ana Lúcia de Campos"
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Item A abordagem da variação linguística no ensino de língua portuguesa em instituições públicas de ensino do estado do ParanáSilva, Flávio Brandão; Baronas, Joyce Elaine de Almeida [Orientador]; Bortoni-Ricardo, Stella Maris; Botassini, Jacqueline Ortelan Maia; Aguilera, Vanderci de Andrade; Almeida, Ana Lúcia de CamposResumo: Um dos desafios que o ensino de língua portuguesa na escola apresenta é o de formar estudantes realmente proficientes quanto ao uso da língua materna, em situações diversas de interação verbal Assim, este trabalho, com base nos pressupostos teóricos da Sociolinguística Educacional, com destaque para os estudos de Crenças e Atitude Linguísticas no ensino de língua, tem como principal objetivo investigar como ocorre a abordagem da variação linguística, no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa, no Ensino Médio, em escolas públicas do Estado do Paraná Para tanto, procedeu-se à análise de três corpora, constituídos pelos documentos oficiais norteadores do ensino de Língua Portuguesa no Brasil, pelos livros didáticos de Língua Portuguesa indicados para o Ensino Médio, no PNLD 215 e pelos questionários respondidos pelos professores da rede pública de ensino do Estado do Paraná A análise dos documentos oficiais considerou três documentos: os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, as Orientações Curriculares para o Ensino Médio e as Diretrizes Curriculares Estaduais de Língua Portuguesa para a Educação Básica, do Estado do Paraná Encaminhou-se a análise dos materiais didáticos, com a finalidade de verificar como ocorre a abordagem da diversidade linguística, tanto na parte teórica dos conteúdos, como nas atividades Dessa forma, realizou-se a análise dos livros didáticos a partir de um roteiro composto por 5 perguntas abertas, adaptado de Lima (214) Na terceira rodada de análise, foram considerados, por amostragem, 131 questionários respondidos por professores oriundos dos Núcleos Regionais de Educação, de todas as regiões do Estado do Paraná O questionário proposto aos professores, em formato eletrônico, contou com 12 perguntas semiestruturadas, construídas a partir dos pressupostos teóricos de Crenças e Atitudes Linguísticas no ensino de língua Na análise dos questionários, foram consideradas duas variáveis: o local de formação acadêmica do professor (instituição pública ou particular) e o tempo de magistério Os dados coletados foram tabulados com a utilização do Excel, por meio do qual foram elaborados gráficos e tabelas As análises realizadas possibilitaram auferir os seguintes resultados: i) os documentos oficiais que norteiam o ensino de Língua Portuguesa não são suficientemente esclarecedores quanto à abordagem da variedade linguística; ii) em geral, os materiais didáticos propõem atividades que não dão conta de explorar, em profundidade, a diversidade linguística; iii) há uma tendência entre os professores em assumir o discurso de valorização da variação linguística, no entanto, a transposição desse discurso para a prática deixa a desejar, pois a maioria dos professores apresenta atitudes que reforçam as prescrições normativas Diante de tais resultados, destaca-se a necessidade de que se invista na formação continuada dos professores, fornecendo-lhes alternativas para o trabalho com a variação linguística no processo de ensino-aprendizagem, inclusive com a didatização dos fenômenos variáveisItem Metodologia e alfabetização sob o viés da pedagogia da variaçãoBochenek, Sandro; Baronas, Joyce Elaine de Almeida [Orientador]; Faraco, Carlos Alberto; Almeida, Ana Lúcia de Campos; Silva, Flávio Brandão; Franco, Sandra Aparecida PiresResumo: Esta Tese pretende discutir a questão da variação linguística no processo de alfabetização pelo viés da Sociolinguística, bem com a respeito dos principais métodos de alfabetização empregados nas escolas públicas de uma amostra de municípios da região Oeste do Paraná Para tanto, recorreu-se aos fundamentos de Faraco (28, 215), Soares (216), Cyranka (214a, 214b), Luchesi (24, 215), Mortatti (2), entre outros, como principais estudos que serviram de subsídio à fundamentação da presente pesquisa O objetivo geral desta tese é averiguar as crenças e atitudes dos professores alfabetizadores no que se refere aos métodos empregados no processo de alfabetização, bem como as crenças e atitudes relacionadas aos aspectos linguísticos dos educandos em processo de alfabetização Elegeu-se como abordagem metodológica o Levantamento de campo ou Survey, e quanto à análise dos dados, utilizou-se da abordagem estatístico-descritiva ou quali-quantitativa O corpus utilizado nas análises é constituído de 172 questionários respondidos por professores voluntários de 4 municípios da região Oeste do Paraná: Assis Chateaubriand, Cascavel, Formosa do Oeste e Nova Aurora Os resultados apontam para a necessidade de a Sociolinguística se fazer conhecida também nos cursos de Pedagogia, haja vista que esta é a formação necessária aos professores que se lançam na empreitada de alfabetizar, além de romper com metodologias tradicionais vinculadas ao processo de alfabetizaçãoItem Práxis de ensino colaborativo como lócus de argumentação, deliberação e aprendizagem expansivaFiori-Souza, Adriana Grade; Mateus, Elaine Fernandes [Orientador]; Almeida, Ana Lúcia de Campos; Ortenzi, Denise Ismênia Bossa Grassano; Barros, Dulce Elena Coelho; Tonelli, Juliana Reichert AssunçãoResumo: O presente trabalho teve como foco uma experiência de ensino colaborativo, realizada no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), (CAPES, 21), em um subprojeto de Letras-inglês da Universidade Estadual de Londrina De modo particular, buscou-se investigar as contradições históricas emergentes como elementos promotores de diálogos deliberativos e instigadores de aprendizagem expansiva A pesquisa está ancorada em estudos colaborativos (LIBERALI, 213; LIBERALI; MAGALHÃES, 29; MATEUS, 213a, 213b, 214a, 214b, 216), na Teoria Sócio-Histórico-Cultural, com foco no Ciclo de Aprendizagem Expansiva (ENGESTRÖM, 1987, 1999b, 25, 211); na Análise de Discurso Crítica, (FAIRCLOUGH, 23; CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999) e na Argumentação Prática/Deliberação (FAIRCLOUGH; FAIRCLOUGH, 212) Participaram do subprojeto cinco professoras licenciandas, uma professora colaboradora, um professor supervisor e uma professora coordenadora, responsáveis pela prática de ensino colaborativo de língua inglesa junto a quatro turmas do 3º ano do Ensino Médio em uma escola pública na cidade de Londrina O corpus da investigação consistiu de transcrições de áudio-gravações de oito reuniões do grupo, durante as quais os professores deliberaram sobre as dificuldades e os conflitos evidenciados ao longo da implementação da práxis A análise dos dados, com base na aproximação dos construtos teóricos de Argumentação Prática/Deliberação e do Ciclo de Aprendizagem Expansiva, possibilitou reflexões sobre os modos como a linguagem viabiliza questionamentos de sentidos e a produção colaborativa de conhecimentos, os quais serviram de base para a análise das ações propostas e para a sua (potencial) transformação Esses movimentos, contrapostos ao Ciclo de Engeström (1999b), sugeriram que a práxis foi lócus de aprendizagem expansivaItem (Re)construindo vínculo estudante & escola: projeto de letramento “Por trás das nossas faces” sobre memórias da pandemia de Covid-19(2023-05-04) Silva, Ana Paula da; Almeida, Ana Lúcia de Campos; Pietri, Émerson de; Rodrigues, Flávio Luis Freire; Santana, Andréia da Cunha Malheiros; Ruiz, Eliana Maria Severino DonaioEm face das implicações da Pandemia de Covid-19 na organização escolar e na vida dos educandos e tendo em vista a importância da escrita nas relações sociais, assim como seu destaque no ensino de língua materna, este trabalho objetivou analisar os efeitos da implementação de uma proposta pedagógica centrada na produção de textos escritos e fundamentada na concepção de projetos de letramento (TINOCO, 2008). A partir da investigação das inter-relações entre as práticas letradas dos educandos e o letramento escolar, este projeto considerou desde a contextualização da crise sanitária, como proposição temática, passando pelos processos de produção textual até a publicação desses textos em um livro de memórias da pandemia. Submetido às condições impostas pela crise pandêmica no funcionamento escolar, este projeto desenvolveu-se inicialmente no sistema emergencial de aulas remotas síncronas, em seguida no sistema híbrido e posteriormente no modo presencial, com uma turma do ensino fundamental de escola pública de Londrina — PR. Sob a perspectiva dos Novos Estudos do Letramento (STREET, 2014), do Sociointeracionismo dialógico da linguagem (BAKHTIN, 2000) e de uma educação libertadora (FREIRE, 2018), a proposta deste trabalho utilizou a pesquisa-ação como metodologia pelo interesse da relação entre letramentos locais e escolar para o desenvolvimento de um processo de ensino-aprendizagem compatível com as práticas sociais por se considerar que a educação escolar crítica deve promover a ampliação do conhecimento e de suas formas de acesso, garantindo aos educandos espaços educacionais em que possam posicionar-se diante de valores e desafios de questões atuais na busca por transformações sociais humanizadoras. Para o desenvolvimento desta pesquisa-ação, utilizaram-se questionários e entrevistas para conhecer as histórias de letramento dos participantes, de sua constituição familiar, da relação com a leitura e escrita e dos impactos da pandemia em sua vida, bem como a descrição e análise das aulas do projeto de letramento em condições singulares de funcionamento escolar como forma também de registro histórico deste período. Como resultado desta implementação, houve a análise das memórias literárias produzidas pelos educandos, evidenciando a relevância das condições de produção desses textos escolares e os efeitos de tais condições na materialidade linguística dos mesmos, seja na recorrência temática ou no trabalho específico com a linguagem. Compreende-se, assim, que a importância deste trabalho está relacionado à defesa de que práticas escolares significativas que intrinsecamente relacionem e legitimem as experiências dos educandos aos conhecimentos desenvolvidos no campo escolar contribuem para que eles possam posicionar-se enunciativa e identitariamente, constituindo-se como autores, assim como para o resgate do vínculo entre estudantes e a escola, havendo, dessa forma, o fortalecimento do letramento escolar.Item Subjetividade leitora na fase inicial da EJA : compartilhar e pertencerNetzel, Rosangela Maria de Almeida; Lima, Sheila Oliveira [Orientador]; Oliveira, Marilu Martens; Almeida, Ana Lúcia de Campos; Franco, Sandra Aparecida Pires; Baronas, Joyce Elaine de AlmeidaResumo: Este trabalho foi produzido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina, área de Linguagem e Educação, na linha de pesquisa Ensino/ aprendizagem e formação do professor de língua portuguesa e outras linguagens Como base desta tese, considera-se a leitura como atividade permeada por elementos subjetivos Diante disso, ressalta-se a importância de um ensino contextualizado em que haja espaço à singularidade do leitor, em todas as etapas de educação, inclusive na Educação de Jovens e Adultos (EJA), modalidade educacional direcionada a indivíduos que não tiveram garantia de acesso e de permanência escolar na infância e na adolescência Na fase inicial da EJA, os estudantes evidenciam necessidades de diversas ordens, entre elas, a busca de domínio do código escrito como estratégia para maior atuação social Com o objetivo de investigar a relação entre teorias sobre a mediação de leitura literária na perspectiva da subjetividade leitora e as práticas na EJA Fase I, são levantados questionamentos quanto a concepções, recursos e propostas que pautam o trabalho com a leitura literária e em que medida ocorre o acesso efetivo a obras literárias no segmento A metodologia utilizada constitui uma combinação entre o método dedutivo e o indutivo, que permite atualizar categorias no decorrer da análise Após a apresentação de um levantamento bibliográfico de documentos oficiais e teorias relacionadas ao ensino de leitura no segmento, são detalhadas observações e entrevistas com sujeitos da EJA, bem como práticas de leitura literária com estudantes Diante da análise de dados coletados em campo, a mediação de leitura é apontada como recurso fundamental para que o estudante da EJA Fase I relacione sua subjetividade ao ato de ler e tenha a possibilidade de acessar livros literários enquanto bens culturais, ampliando condições de atuar com autonomia em eventos de letramento, conforme suas necessidades, expectativas e desejos