02 - Mestrado Profissional - Matemática em Rede Nacional
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Navegando 02 - Mestrado Profissional - Matemática em Rede Nacional por Autor "Benetton Junior, João"
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Item A matemática da bandeira nacional : régua, compasso, GeoGebra, e mãos à obraBenetton Junior, João; Pasquini, Regina Célia Guapo [Orientador]; Robim, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa; Teramon, NeuzaResumo: O conceito de proporcionalidade extrapola a disciplina Matemática, presente como componente curricular Diversas situações cotidianas dependem deste conceito Apesar do assunto que o circunda ser difundido e recorrente no ambiente escolar é comum encontrarmos estudantes que não o compreendem Em virtude disto, este trabalho apresenta uma proposta contendo algumas tarefas que envolvem o conceito de proporcionalidade Seguindo uma perspectiva interdisciplinar, procuramos auxiliar o modo de abordar proporcionalidade nestas tarefas Para isso, buscou–se entender a forma como a Base Nacional Comum Curricular aborda na disciplina Matemática, a ideia fundamental de proporcionalidade e conceitos relacionados Estudou–se ainda, o conceito de interdisciplinaridade e como conduzir um tratamento interdisciplinar em sala de aula As atividades propostas possuem como tema a Bandeira Nacional do nosso país A fim de elaborá–las, foi necessário compreender as regras de sua confecção e as modificações que a bandeira sofreu com o passar dos anos Salienta–se que a confecção da bandeira remete diretamente ao conceito de proporcionalidade, e a exploração de aspectos matemáticos As tarefas envolvem a confecção da bandeira do Brasil por meio de régua e compasso e pelo software de geometria dinâmica, o GeoGebra