02 - Mestrado Profissional - Matemática em Rede Nacional
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando 02 - Mestrado Profissional - Matemática em Rede Nacional por Autor "Barbosa, Sandra Malta [Orientador]"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A prática do ensino remoto emergencial em matemática na pandemia da Covid-19 : uma experiência no ensino básico públicoYamaji, Eugênio; Barbosa, Sandra Malta [Orientador]; Pires, Magna Natalia Marin; Baldini, Loreni Aparecida FerreiraResumo: O presente trabalho busca relatar e analisar como a pandemia da Covid-19 afetou a rotina de trabalho dos professores e dos estudantes da rede estadual do Paraná e, em especial, do Colégio Estadual Professor Newton Guimarães, em Londrina, a partir da implantação do Ensino Remoto Emergencial (ERE), tais como, as mudanças repentinas da sala de aula física para uma sala de aula virtual, a adaptação dos professores e estudantes e demais envolvidos neste novo desafio, a ambientação aos novos recursos e as novas demandas, bem como o entendimento das propostas da Secretaria Estadual de Educação do Paraná (SEED-PR) e outros impactos Neste trabalho, são apresentados também, os recursos utilizados na implantação desta modalidade de ensino, as dificuldades encontradas como professor de Matemática, as dificuldades dos estudantes, a falta de interação e as reflexões proporcionadas por esta experiência, tais como, a importância do uso das tecnologias na educação e as novas possibilidades metodológicas, a desigualdade socioeconômica que aumenta a diferença de condições entre os estudantes e as mudanças que possam ocorrer após a pandemia, pois percebemos que quanto ao ERE temos ainda muito o que refletir e aprender sobre a utilização das tecnologias que possam colaborar para o ensino e a aprendizagem da MatemáticaItem Usando o software Geogebra para explorar funções exponenciais e logarítmicas : uma proposta de aplicaçõesSilva, Luiz Fernando da; Barbosa, Sandra Malta [Orientador]; Silva, Ana Lúcia da; Silva, Karina Alessandra Pessôa daResumo: Este trabalho tem como objetivo trazer ao professor atividades que possam auxiliar no ensino das funções exponenciais e logarítmicas por meio do software GeoGebra Com o GeoGebra, o aluno pode manipular e explorar tais funções a partir dos gráficos obtidos na tela do computador As atividades foram pensadas de modo que o estudante possa visualizar as propriedades básicas das funções, suas restrições, seus gráficos e observar que essas funções estão presentes em outras áreas do conhecimento O uso do Geogebra não serve apenas para confirmar os resultados, mas para a construção de um conhecimento matemático, vinculando ao saber e ao fazer matemática Tais propostas de atividades podem contribuir para uma aprendizagem mais dinâmica sobre funções exponenciais e logarítmicas