02 - Mestrado Profissional - Matemática em Rede Nacional
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Navegando 02 - Mestrado Profissional - Matemática em Rede Nacional por Autor "Baldini, Loreni Aparecida Ferreira"
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Item A lousa digital e o geogebra: uma proposta para o ensino de geometria espacial(2024-04-22) Avanzi, Daniel Luiz; Pires, Magna Natália Marin; Pasquini, Regina Célia Guapo; Baldini, Loreni Aparecida FerreiraAs tecnologias estão em constante evolução e se fazem presentes em quase todas as áreas de nossas vidas. Nesse contexto, a escola não pode ignorar essas inovações tecnológicas, mas deve aproveitá-las para enriquecer os processos de ensino e de aprendizagem dos estudantes. Este estudo tem por objetivo discutir e apresentar uma proposta de ensino utilizando a lousa digital e o GeoGebra como ferramentas potenciais para o ensino de Geometria Espacial. Muitas instituições de ensino já estão equipadas com lousas digitais, no entanto, observa-se que poucos professores fazem uso efetivo dessa tecnologia, que muitas vezes acaba sendo subutilizada ou mesmo esquecida. Além disso, há uma escassez de materiais didáticos e recursos pedagógicos voltados para a utilização da lousa digital em sala de aula. Diante desse cenário, este trabalho apresenta algumas propostas para explorar o uso da lousa digital e do GeoGebra em sala de aula, trazendo ideias que podem servir como inspiração para o professor e tarefas que podem ser exploradas com os estudantes em sala de aula. A intenção é incentivar o uso dessa tecnologia. A elaboração desse trabalho permitiu reconhecer que a lousa digital e o GeoGebra são instrumentos que podem colaborar na construção de conceitos matemáticas, porém é necessário entender que a lousa digital ou qualquer outra tecnologia, por si só, não é solução para os desafios da educação e que é importante usá-las de forma estratégica e complementar e ainda que o professor continua sendo essencial para os processos de ensino e de aprendizagem.Item A prática do ensino remoto emergencial em matemática na pandemia da Covid-19 : uma experiência no ensino básico públicoYamaji, Eugênio; Barbosa, Sandra Malta [Orientador]; Pires, Magna Natalia Marin; Baldini, Loreni Aparecida FerreiraResumo: O presente trabalho busca relatar e analisar como a pandemia da Covid-19 afetou a rotina de trabalho dos professores e dos estudantes da rede estadual do Paraná e, em especial, do Colégio Estadual Professor Newton Guimarães, em Londrina, a partir da implantação do Ensino Remoto Emergencial (ERE), tais como, as mudanças repentinas da sala de aula física para uma sala de aula virtual, a adaptação dos professores e estudantes e demais envolvidos neste novo desafio, a ambientação aos novos recursos e as novas demandas, bem como o entendimento das propostas da Secretaria Estadual de Educação do Paraná (SEED-PR) e outros impactos Neste trabalho, são apresentados também, os recursos utilizados na implantação desta modalidade de ensino, as dificuldades encontradas como professor de Matemática, as dificuldades dos estudantes, a falta de interação e as reflexões proporcionadas por esta experiência, tais como, a importância do uso das tecnologias na educação e as novas possibilidades metodológicas, a desigualdade socioeconômica que aumenta a diferença de condições entre os estudantes e as mudanças que possam ocorrer após a pandemia, pois percebemos que quanto ao ERE temos ainda muito o que refletir e aprender sobre a utilização das tecnologias que possam colaborar para o ensino e a aprendizagem da MatemáticaItem Uma proposta de atividades para educação básica envolvendo criptografia e funçõesSalmazzo, Walmir Pereira; Pires, Magna Natalia Marin [Orientador]; Baldini, Loreni Aparecida Ferreira; Ferreira, Pamela Emanueli AlvesResumo: Neste trabalho tem-se como objetivo apresentar uma proposta para o ensino de Matemática no que diz respeito ao conteúdo de Funções na Educação Básica associado à criptografia Este trabalho apresenta o conceito de criptografia inserida em situações como transmissões de dados, mensagens de aplicativos, informações empresariais, o que garante a segurança e o sigilo dessas informações O trabalho aborda também a utilização desse conceito durante a História da humanidade Com este elo a criptografia se apresenta como um conceito motivador e um instrumento de contextualização, fazendo uma relação entre o conteúdo a ser ensinado e situações do cotidiano, em aplicações da Matemática No desenvolvimento deste trabalho foram apresentados formalmente os conceitos matemáticos, com o objetivo de associá-los ao desenrolar da proposta O relato do desenvolvimento da primeira atividade com os alunos permitiu inferir que trabalhos como este promovem o envolvimento e a aprendizagem dos estudantes no que diz respeito aos conceitos de domínio, imagem, função inversa, imagem inversa dentre outrosItem O sistema Loran como contexto para o estudo da hipérboleBortolotti, Frank Pereira; Carvalho, Ana Márcia Fernandes Tucci de [Orientador]; Teramon, Neuza; Baldini, Loreni Aparecida FerreiraResumo: Este trabalho tem o objetivo principal de responder a seguinte pergunta: O sistema LORAN pode ser usado como contexto para o estudo da hipérbole? Para verificar a abordagem do estudo da hipérbole, vamos aplicar uma atividade elaborada com vários cenários, utilizando fatos históricos e aplicações reais, que tem como característica o aumento gradativo do nível dos cenários, em termos de complexidade, para a construção do sistema de radionavegação LORAN e consequentemente a construção do conhecimento matemático de hipérbole Como objetivos secundários vamos verificar as habilidades geométricas dos alunos como, leitura de mapas, orientação espacial, reconhecer propriedades geométricas básicas entre outras, seguindo as orientações dos PCN Na introdução discutimos o contexto histórico do ensino da Geometria no Brasil e seu impacto no conhecimento matemático até os dias atuais, em seguida aprofundamos a discussão ao conhecimento específico das secções cônicas e sua aplicabilidade usual No segundo capítulo expomos o conteúdo das secções cônicas utilizando a geometria analítica e estudo de vetores, primeiramente estudamos cada cônica separadamente e em seguida, através da equação geral do segundo grau, de forma conjunta Os resultados, apresentados no quinto capítulo deste trabalho, que descrevemos e analisamos das atividades aplicadas no Ensino Médio e no Ensino Superior, mostram um crescimento nos conhecimentos e nas habilidades dos alunos em Geometria e Secções CônicasItem Software Maxima no ensino de matemática : uma proposta abordando tópicos da álgebra do ensino médioSilva, Rogério Mendes da; Sodré, Ulysses [Orientador]; Teixeira, Bruno Rodrigo; Baldini, Loreni Aparecida Ferreira; Oliveira, Andrielber da Silva [Coorientador]Resumo: Este trabalho de pesquisa tem por objetivo desenvolver uma proposta com base na teoria de registros de representações semióticas, que possibilita explorar e compreender melhor aspectos importantes da álgebra, a partir da utilização do software Maxima A questão principal da investigação é: O software educacional Maxima é adequado para trabalhar a álgebra do Ensino Médio abordadas a luz de atividades envolvendo registros de representações semióticas? Esta questão é relevante, uma vez que diversas avaliações realizadas por órgãos nacionais como o Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB [7] e o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - PISA [19] apontam que existe no Brasil uma considerável defasagem no ensino e aprendizagem de matemática Para tanto, foram utilizados a pesquisa bibliográ?ca e documental de cunho qualitativo, a ?m de mapear as principais di?culdades apresentadas e a partir destas, construir uma sequência de atividades com base na teoria de registros de representações semióticas a ser desenvolvida no software Maxima O ponto de partida são as concepções de: Lins e Gimenes (1997) [8], Ponte (29) [12], Duval (212) [5], Brandt (21) [2], Santos (29) [2], Kenski (27) [6] entre outros E ainda documentos o?ciais como: Parâmetros Curriculares Nacionais[3] [4] e Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná [1] Dessa forma espera-se contribuir para o ensino da álgebra e da matemática nas escolas de Ensino Médio da rede pública e privada de forma a promover uma educação de qualidadeItem Uma trajetória hipotética de aprendizagem para o ensino de logaritmos na perspectiva da resolução de problemasOliveira, Julio Cezar Rodrigues de; Ferreira, Pamela Emanueli Alves [Orientador]; Baldini, Loreni Aparecida Ferreira; Teixeira, Bruno RodrigoResumo: Neste trabalho apresentamos uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA) para o ensino de logaritmos, na perspectiva de Simon (1995), por meio da metodologia de ensinoaprendizagem-avaliação através da Resolução de Problemas proposta por Onuchic e Allevato (211) Para fundamentar o trabalho teoricamente, articulamos a perspectiva de Onuchic e Allevato (211) com o modelo para a resolução de um problema proposto por Polya (1994) e as fases de uma lição apresentadas por Van de Walle (29) Com esse trabalho pretendemos responder à seguinte questão de investigação: quais são as possíveis contribuições de uma THA para o ensino de logaritmos e suas propriedades operatórias? Nesse sentido, estabelecemos como objetivos apresentar uma THA na perspectiva da Resolução de Problemas e analisar suas possíveis contribuições A partir da elaboração dessa THA são realizadas análises de cunho interpretativo acerca das suas possíveis contribuições para o ensino de logaritmos Como resultado, acreditamos que a elaboração e exploração dessa THA por meio da Resolução de Problemas têm potencial para o ensino de logaritmos e suas propriedades, e para a formação de professores, pois fornece subsídios tanto teóricos como práticos para que o professor trabalhe com esse conteúdo nessa perspectiva