02 - Mestrado Profissional - Matemática em Rede Nacional
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando 02 - Mestrado Profissional - Matemática em Rede Nacional por Autor "Araman, Eliane Maria de Oliveira"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O conceito moderno de simetria : uma proposta de abordagem para o ensino médioPizzo, Alan Machado; Pasquini, Regina Célia Guapo [Orientador]; Araman, Eliane Maria de Oliveira; Teramon, NeuzaResumo: O presente trabalho trata do conceito moderno de simetria, desenvolvido a partir da sua definição, na qual utiliza três pilares: transformação, isometria e invariância O objetivo é apresentar uma proposta de abordagem de simetria para o Ensino Médio, seguindo estes pilares Para isso, pesquisamos como a palavra foi empregada em diferentes períodos até sua gênese no século XVIII com Adrien-Marie Legendre Também verificamos como os documentos oficiais que estabelecem os currículos de Matemática tratam de simetria, assim como os livros didáticos do Ensino Médio, adotados nas maiores escolas de Londrina As reflexões sobre nossos estudos nos permitiram elaborar uma proposta com atividades que se alinham com o conceito moderno de simetria Nossa proposta é direcionada para os professores do Ensino Médio, para que eles tenham condições de utilizá-la em suas aulas, assim como elaborar suas próprias abordagens à luz do conceito moderno de simetria e, com o auxílio da geometria dinâmica, por meio do software GeoGebraItem Matemática discreta : tópicos para o ensino médioSouza, Joamir Roberto de; Almeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador]; Araman, Eliane Maria de Oliveira; Teramon, NeuzaResumo: Este trabalho apresenta uma proposta para a abordagem de conceitos relacionados à Matemática Discreta no Ensino Médio Após uma breve discussão sobre a importância desse campo da Matemática e tratar alguns de seus conceitos habitualmente contemplados no Ensino Médio, são propostos problemas curiosos cuja resolução usa estes conceitos Além disso, são sugeridos encaminhamentos para o professor na introdução desses problemas nas aulas de MatemáticaItem Racionais e irracionais : conjuntos em R, algumas de suas propriedades e sugestões de atividades para os ensinos fundamental e médioRocha, Arlei Ubiratã da; Silva, Ana Lúcia da [Orientador]; Araman, Eliane Maria de Oliveira; Carvalho, Túlio Oliveira deResumo: Este trabalho de Dissertação foi elaborado com a finalidade de oferecer uma leitura sucinta e atualizada sobre o ensino dos conjuntos dos números racionais e dos números irracionais no Ensino Fundamental, por uma perspectiva de planejamento e docência que se norteie em um embasamento teórico, a respeito dos números reais, e que seja desenvolvida com o objetivo de responder às possíveis dúvidas e dificuldades por parte de professores, com sua busca permanente em promover a aprendizagem de matemática na Educação Básica É composto de referências teóricas, a partir dos trabalhos de pesquisadores nacionais e internacionais, bem como de material autoral, com a proposta de contribuir para a criação de um material relevante, para o enriquecimento do ensino de matemática no Brasil Abrange considerações sobre frações, como uma forma fundamental de representação dos números racionais; estudo sobre propriedades importantes para este conjunto, como densidade em R; além de estender para os números irracionais, as dúvidas mais presentes em sala de aula (como a de reconhecer tais números); e formas de aproximação de um irracional por uma sequência de racionais