02 - Mestrado Profissional - Matemática em Rede Nacional
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando 02 - Mestrado Profissional - Matemática em Rede Nacional por Autor "Alves, Michele de Oliveira"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Conceitos da aritmética modular utilizados por alunos da educação básica e do ensino superior ao resolverem um mesmo problemaLima, Dionai de Souza; Ferreira, Ricardo Cezar [Orientador]; Pires, Magna Natalia Marin; Mendes, Marcele Tavares; Alves, Michele de Oliveira; Pires, Magna Natalia Marin [Coorientadora]Resumo: O questionamento que norteou essa pesquisa foi: Como o aumento de escolaridade influencia na utilização de ferramentas matemáticas mais elaboradas na resolução de um problema? Na busca por essa resposta foi apresentado um mesmo problema em turmas de 7º e 9º anos do Ensino Fundamental, assim como 1º e 2º anos do Ensino Médio de duas escolas públicas paranaense e em turmas de 1º, 2º e 3º anos dos cursos de licenciatura e bacharelado em matemática de uma universidade pública também no estado do Paraná Optamos por agrupar as soluções de acordo com a estratégia utilizada e estabelecemos relações entre essas estratégias nos diferentes níveis de ensino, dessa forma, entre outras coisas, é possível perceber que a estratégia mais utilizada foi a abordagem por meio dos múltiplos e divisores, seguida da tentativa e erro, assim como podemos verificar que algumas estratégias não foram utilizadas, que foi o caso do critério de divisibilidade por Fizemos um relato dos resultados obtidos com a pesquisa, é possível verificar que o percentual de alunos que conseguiram resolver o problema no Ensino Fundamental é praticamente o mesmo no Ensino Médio Podemos observar também que quase a totalidade dos alunos do Ensino Superior chegaram a solução do problema Também apresentamos uma sugestão de como introduzir conceitos básicos da Aritmética Modular em anos finais do Ensino FundamentalItem Considerações sobre alguns aspectos da linguagem matemáticaYamasaki, Célia Miyuki; Carvalho, Ana Márcia Fernandes Tucci de [Orientador]; Alves, Michele de Oliveira; Silva, Karina Alessandra Pessôa daResumo: O presente estudo tem como foco os temas: Linguagem Matemática, Lógica e formalização dos resultados matemáticos Por meio de pesquisa bibliográfica, foi realizada uma revisão literária fundamentada em referenciais tanto da Educação Matemática, quanto da Matemática Buscou-se investigar as dificuldades inerentes à apresentação, expressão e comunicação dos conhecimentos matemáticos, seja no ensino, seja na aprendizagem; em qualquer nível escolar Considerando a perspectiva de superar tais dificuldades, foram constituídos estudos que destacaram, no percurso das aulas de Matemática, os aspectos concernentes à Linguagem Matemática vivenciadas em diferentes experiências do cotidiano escolar Estas, por sua vez, proporcionaram a reflexão sobre práticas educacionais que valorizem relações discursivas dos sujeitos educacionais, tanto professores quanto alunos, em posição de igualdade social Neste contexto, as leituras das ações que permeiam a linguagem – como a fala, a escrita e os gestos, entre outras – foram analisadas e discutidas mediante confrontos obtidos pelos sujeitos educacionais, numa atitude, de fato, democrática Priorizou-se a Lógica e sua importância, sob a ótica das argumentações, abordada substancialmente para sustentar o uso da linguagem matemática haja vista que uma demonstração matemática, requer o rigor lógico no estabelecimento da validade das afirmações Na trajetória percorrida, no sentido de contribuir com a aquisição e ampliação de conhecimentos da Linguagem Matemática, alguns termos significativos – definição, noção primitiva, axioma, teorema, regras de inferência, modelo axiomático e demonstração – foram apresentados e discutidos, além de algumas técnicas de demonstração que foram exemplificadas A preocupação centrou-se na formalização dos resultados matemáticos e, desse modo, na escrita de textos matemáticos Diante das diversas concepções para o fortalecimento dos aspectos intelectuais e pessoais, o estudo apresenta uma proposta de intervenção, que se caracteriza como uma tentativa de comunicação das ideias matemáticasItem Educação financeira para um pensamento crítico(2022-07-29) Antonio, Marcelo dos Santos; Silva, Ana Lúcia da; Alves, Michele de Oliveira; Teramon, NeuzaA minha experiência como professor tem mostrado que o aluno não consegue relacionar a matemática estudada na sala de aula com aquela necessária ao seu dia a dia. Quantas vezes já me perguntei por que as aulas de matemática não fazem sentido para os alunos ou por que eles não conseguem entender o conteúdo do contexto inserido. Sendo assim, me pergunto: O problema está no conteúdo, na forma de abordá-lo, nos pré-requisitos, na motivação? Será que as práticas escolares estão sendo úteis na vida cotidiana do meu aluno? O que posso fazer para mudar esse cenário? Questões como essas me deixam insatisfeito enquanto profissional da educação, me fazem refletir e elaborar uma proposta didática visando um ensino/aprendizagem mais adequado, compreensível e aplicável a todos os envolvidos nesse processo. Alguns conteúdos são mais teóricos, porém não menos primordiais, outros têm maior aplicabilidade no dia a dia do estudante. Este trabalho vem justamente contemplar um desses conteúdos tão importantes na nossa vida, com base em nove atividades, com o intuito de proporcionar conhecimento, reflexão e pensamento crítico sobre o tema "educação financeira”. Falaremos sobre organizar os gastos, entender como é cobrada e como economizar de maneira eficiente na conta de luz, aprender a calcular o quanto pagamos de tributo todo mês e conhecer e refletir sobre temas como inflação e poder de compra. Para as atividades, indicaremos as salas do ProInfo nas escolas públicas para a utilização dos computadores para pesquisas dos dados, precisaremos também da conta da Copel referente à residência do aluno, ao final da proposta esperamos que os alunos adquiram os conhecimento necessário para um indivíduo viver financeiramente consciente e sem endividamento.Item O ensino de produtos notáveis e fatoração de polinômios : uma articulação entre álgebra e geometriaBorgato, Keyla Cristina; Almeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador]; Silva, Karina Alessandra Pessôa da; Alves, Michele de OliveiraResumo: Este estudo descreve uma sequência didática, analisando, mediante critérios da Engenharia Didática, como a utilização de representações geométricas de áreas de retângulos contribui para a apreensão do objeto matemático produtos notáveis e fatoração de polinômios Nos capítulos iniciais apresentamos nossos objetivos, motivações e referenciais teóricos Na sequência, propomos a sequência didática que foi aplicada a alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do interior de São Paulo Seguimos com uma análise da aplicação realizada O confronto realizado entre a análise a priori e análise a posteriori mostrou que o desenvolvimento da sequência didática proposta possibilitou aos estudantes, sujeitos desta pesquisa, avançar e compreender, a partir de um conceito matemático conhecido – área de retângulos, um novo conceito matemático - produtos notáveis e fatoração de polinômiosItem Irracionais e frações contínuas no ensino médioOliveira, Antonio Marcos Nunes; Carvalho, Túlio Oliveira de [Orientador]; Alves, Michele de Oliveira; Trevisan, André LuisResumo: Nesta Dissertação , apresenta-se um estudo sobre os números irracionais e a teoria das frações contínuas, com possibilidades de aplicação ao Ensino Médio, ao mesmo tempo demonstrando algumas de suas propriedades e revisando um pouco da sua história A propriedade de ser a melhor aproximação de um número para um dado denominador faz dos convergentes de uma fração contínua um tópico interessante para conduzir a ideia de aproximação na educação básica Pretende-se com esse trabalho oferecer uma visão de números irracionais no Ensino Médito, propiciando uma alternativa à de expansões decimais não-periódicas, com intuito de preencher uma lacuna no entendimento da distinção entre números racionais e irracionaisItem Isoperimetria na educação básicaSantos, Joselita Martins dos; Teramon, Neuza [Orientador]; Martins, Claudete Matilde Webler; Alves, Michele de OliveiraResumo: O presente trabalho tem por finalidade apresentar uma proposta didática para o estudo dos problemas isoperimétricos, visando aprimorar o processo de ensino e aprendizagem de Geometria na Educação Básica A motivação para sua elaboração surgiu da necessidade de desenvolver atividades de isoperimetria em tal nível de ensino Inicialmente, apresenta-se o problema isoperimétrico clássico, conhecido pela Lenda de Dido e a busca de sua solução por diversos matemáticos através dos tempos Na sequência, são propostas algumas atividades sobre isoperimetria que têm como ponto de partida a análise das figuras pelas observações e construções que permitem fazer conjecturas e identificar propriedades, levando o aluno a construir argumentos plausíveis, uma vez que a prática da argumentação é fundamental para a compreensão das demonstrações As atividades propostas incluem o uso de materiais concretos, como palitos de fósforo, geoplano (material e virtual) e o software de geometria dinâmica GeoGebra Em relação às demonstrações, sempre que possível são apresentadas mais de uma maneira de provar a solução, ficando a cargo do professor definir a mais adequada para o nível de aprendizagem de seus alunosItem Lugares geométricos : uma coletânea de problemas para aplicação desde o ensino fundamental até o ensino médioLopes, Danilo Ordone; Teramon, Neuza [Orientador]; Silva, Ana Lúcia da; Alves, Michele de OliveiraResumo: O Desenho Geométrico é uma área do conhecimento que contribui para o ensino da Geometria, pois tem a capacidade de aproximar o aluno ao conhecimento geométrico, além de desenvolver habilidades importantes como organização, coordenação e visão plana e espacial das construções geométricas Atrelar o Desenho Geométrico às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) é uma forma de complementar o processo do ensino e da aprendizagem em Geometria, tornando a aula mais significativa e dinâmica Este trabalho tem como objetivo apresentar uma série de problemas de Lugares Geométricos a serem trabalhados em aulas de Desenho Geométrico e Geometria, com o auxílio do aplicativo de geometria dinâmica GeoGebra, e trazer o questionamento do quanto essas áreas do conhecimento são importantes para o desenvolvimento do raciocínio geométrico, apesar de serem pouco exploradas no Ensino Básico Para atingir este objetivo foram feitas pesquisas bibliográficas apoiadas em autores especialistas no ensino da Geometria por meio do Desenho Geométrico, no Ensino Básico e no Ensino Superior Durante a pesquisa foi observada uma certa escassez de materiais referentes ao Desenho Geométrico, poucos livros didáticos abordam este tema e quando abordado, ocorre de forma superficial Os problemas sobre Lugares Geométricos que são apresentados neste trabalho podem ser desenvolvidos em diversas etapas do ensino e da aprendizagem, uma vez que contém diferentes níveis de dificuldade e abrangem diferentes tópicos da GeometriaItem O problema das quadraturas e números construtíveis : possibilidades para o ensino de geometria e relações com a álgebraSoutier, Cristiane Costa; Carvalho, Ana Márcia Fernandes Tucci de [Orientador]; Correa, Júlio Faria; Alves, Michele de OliveiraResumo: No presente trabalho o objeto matemático estudado constitui-se pelos Números Construtíveis, um assunto de destaque dentro do desenvolvimento da Álgebra e também da Geometria, sendo abordado através do problema da Quadratura do Círculo Realizamos o estudo sistemático e formal de alguns aspectos da Álgebra e de Geometria, particularmente, estudamos os Números Construtíveis e temas correlatos como: Quadratura de Polígonos, Lúnulas, Quadratura do Círculo; além de tópicos de História da Matemática relacionados a estes Como objeto didático-pedagógico, fazemos a elaboração, aplicação e análise de atividades de ensino-aprendizagem para alunos de Ensino Médio, cuja temática esteve relacionada a Quadraturas Utilizamos a metodologia qualitativa, em âmbito geral, para nortear a pesquisa e, particularmente a História da Matemática e Novas Tecnologias foram empregadas como recurso metodológico para o ensino durante a aplicação das atividades O objetivo é o estabelecimento de conexões entre o conhecimento matemático avançado e a sala de aula de matemática do Ensino Médio Realizamos (i) o estudo da teoria formal sobre Números Construtíveis e temas correlatos como: Quadratura de Polígonos, Lúnulas, Quadratura do Círculo; além de tópicos de História da Matemática relacionados a estes (ii) a elaboração, aplicação e análise de atividades em sala de aula de matemática de Ensino Médio, cuja temática esteve relacionada a Quadraturas Como resultados obtidos destacamos o aprofundamento teórico no tema que possibilitou a elaboração de duas sequências de atividades: Quadratura de Regiões Poligonais e Lúnulas de Hipócrates que aplicamos a estudantes da terceira série do Ensino Médio, o trabalho com um pequeno grupo de alunos no contra turno permitiu uma relação mais próxima entre professor aluno