02 - Mestrado - Filosofia
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Navegando 02 - Mestrado - Filosofia por Autor "Balbino, Lorena de Paula"
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Item Uma arte de viver para um tempo de catástrofe : uma estética da existência em Albert CamusBalbino, Lorena de Paula; Nalli, Marcos Alexandre Gomes [Orientador]; Weber, José Fernandes; Cardoso Junior, Hélio RebelloResumo: A presente Dissertação busca traçar relações entre os conceitos de Estética da existência, Absurdo e Revolta de Albert Camus Nosso propósito é expor de que modo a ética indicada por Camus em O mito de Sísifo pode ser compreendida como uma ética da estilização da vida e de que modo essa ética toma preocupações políticas em O homem revoltado O absurdo constatado pelo homem aponta para a possibilidade de criar modalidades de existência em que uma subjetividade toma para si uma ética modalizadora fundada no absurdo O absurdo é, para Camus, a constatação primeira que possibilita ao homem o ato da criação ao informar que é ele o responsável por sua própria história O homem deve enfrentar o absurdo por meio de uma postura filosófica que Camus denominou de revolta A subjetividade só pode criar esteticamente a existência a partir do que é dado no real, ou seja, a partir do absurdo Entre o real e o desejo do homem é, segundo Camus, a estilização que move sua criaçãoItem As críticas de Michel Foucault à psicanálise : o sujeito do desejo n’As confissões da carne(2025-01-23) Sanvesso, Lucas Koltun; Nalli, Marcos Alexandre Gomes; Balbino, Lorena de Paula; Garboza Junior, José MauroNa obra de Foucault é possível identificar quatro momentos de sua crítica em relação à psicanálise. A recente publicação da História da Sexualidade IV: As Confissões da carne, abre a possibilidade de se encontrar uma mudança, um novo momento de sua análise ou um possível avanço em sua crítica. É recorrente a perspectiva de que o projeto da História da sexualidade compreenderia uma genealogia da psicanálise, e em seu último volume, encontra-se a genealogia do sujeito do desejo. Reconstruindo as leituras que Foucault faz da psicanálise em sua obra e apontando suas especificidades e momentos de transição, este trabalho propõe um quinto momento da crítica foucaultiana à psicanálise, que tem como alvo a noção de sujeito do desejo presente em sua vertente lacaniana. A partir das obras que marcam os posicionamentos de Foucault em relação à psicanálise, apresenta-se como a construção e análise histórica do surgimento do sujeito do desejo está vinculada à leitura crítica dos fundamentos da psicanálise lacaniana, que orientam sua prática. Conclui-se que n’As Confissões da carne Foucault inclui o pensamento de Lacan em um processo histórico mais abrangente, em que estabelece um lastro comum entre santo Agostinho e Lacan em torno do sujeito do desejo.