CLCH - CENTRO DE LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS
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Navegando CLCH - CENTRO DE LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS por Autor "Abreu-Tardelli, Lília Santos"
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Item O agir do professor de língua portuguesa na educação profissional tecnológica de nível superior : a linguagem construindo a atividade docente em contexto mediado por ferramentas semióticas e tecnológicasValezi, Sueli Correia Lemes; Nascimento, Elvira Lopes [Orientador]; Abreu-Tardelli, Lília Santos; Araújo, Júlio César Rosa de; Mafra, Núbio Delanne Ferraz; Cristovão, Vera Lúcia LopesResumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar o agir do professor de língua portuguesa em um contexto de ensino superior tecnológico de uma Instituição Federal de educação profissional por meio da análise interpretativa das ações linguageiras materializadas em textos prescritivos sobre o trabalho, em textos planificadores e em textos realizados no e sobre o trabalho docente Para alcançar os objetivos da pesquisa, as análises incidiram sobre: as representações construídos sobre o agir do professor da educação profissional tecnológica em textos prescritivos como as Diretrizes Curriculares Nacionais no Nível do Tecnólogo e o Projeto do Curso de Tecnologia em Sistemas para Internet; o processo de planejamento e de implementação da sequência didática do gênero relatório técnico implementada em uma turma do Curso Superior de Tecnólogo em Sistemas para Internet; as implicações das representações de um indivíduo singular sobre o coletivo de trabalho e sobre a formação docente para o trabalho nesse contexto educacional; a reconfiguração do agir docente pela mediação das novas tecnologias de informação e de comunicação e do ambiente laboratorial de informática mediado pelo computador e os seus indícios nos gestos didáticos no trabalho real As bases epistemológicas desta investigação filiam-se à Linguística Aplicada, em uma perspectiva multidisciplinar, especialmente em relação aos aportes do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), com Bronckart (1999, 26, 28) e suas investigações sobre textos, linguagem e trabalho, e com autores brasileiros como os pesquisadores do grupo ALTER (MACHADO), 24, 29; MACHADO et al (211) e ainda com a Psicologia do Trabalho e a Clínica da Atividade (CLOT, 26, 27; FAÏTA, 24) e a Ergonomia da Atividade (AMIGUES, 24; SAUJAT, 24) e ainda temas relacionados às ferramentas digitais aplicadas ao ensino de língua portuguesa De perspectiva qualitativa-interpretativista, esta pesquisa utilizou, como instrumentos de coleta de dados, a pesquisa documental, a entrevista com professores do curso, a pesquisa-ação para a implementação da sequência didática do gênero relatório técnico, a observação participante das aulas da professora colaboradora e o encontro de confrontação entre professora-pesquisadora e professora-colaboradora Os resultados obtidos com a interpretação dos textos produzidos com esses instrumentos evidenciaram que o agir do professor de língua portuguesa da educação profissional tecnológica não tem prescrições claras, é constantemente reconfigurado pelas transformações institucionais em níveis nacional e local, pelas coerções do mundo do trabalho e da modernidade tardia decorrente das novas tecnologias Os conflitos e tensões emergentes no trabalho conjunto entre pesquisadora e uma professora experiente nesse contexto profissional promoveram rupturas e transformações pelo uso de ferramentas de ensino, como a sequência didática e os dispositivos digitais de um ambiente virtual de aprendizagem, com impactos nas aprendizagens e no desenvolvimento profissional nos sujeitos envolvidosItem O agir pela linguagem nas práticas formativas do tutor da educação a distânciaSantos, Annie Rose dos; Nascimento, Elvira Lopes [Orientador]; Abreu-Tardelli, Lília Santos; Costa, Maria Luisa Furlan; Cristóvão, Vera Lúcia Lopes; Mafra, Núbio Delanne Ferraz; Araújo, Júlio César; Ruiz, Eliana Maria Severino DonaioResumo: Nesta pesquisa, empreendo uma reflexão para interpretar a ação e, por meio dela, o agir do tutor da Educação a Distância (EaD), mediante a identificação das representações construídas sobre seu trabalho nos textos prescritivos das instâncias governamentais, nos discursos de especialistas em EaD e na detecção das representações/reconfigurações e análises dos discursos de dez tutores a distância do curso de Letras a Distância de uma instituição de ensino superior vinculada ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) Utilizando-me de uma metodologia compreensiva/interpretativa inspirada no Interacionismo Socio-Discursivo (ISD) (BRONCKART, 28), objetivei caracterizar o gênero de atividade profissional do trabalho pela linguagem do tutor da EaD, interpretar as representações dos tutores geradas nos textos produzidos por esses profissionais antes, durante e depois da observação da tutoria, buscando dados por meio da utilização dos instrumentos questionário (GIL, 28) e entrevistas de pesquisa (BULEA, 21), assim como os dados das análises da mediação e transposição didática dos objetos de ensino por eles realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) de uma disciplina oferecida a distância O quadro teórico-metodológico adotado tem por base o ISD (BRONCKART, 23; 25), com aportes do Interacionismo Social (IS) (BAKHTIN, [1992] 23), além das contribuições das pesquisas atuais que fazem uso das Ciências do Trabalho, como a Ergonomia da Atividade e a Clínica da Atividade (CLOT, 27; BUENO, 27) e das Ciências da Linguagem As categorias analíticas empregadas são as provenientes do ISD, complementadas pela Teoria da Atividade e Transposição Didática, e nos procedimentos de análise busquei caracterizar o gênero de atividade de linguagem do trabalho do tutor da EaD Os resultados alcançados permitem entender: a) a representação do agir do tutor a distância como profissionais cientes de sua relevância e das prescrições para sua função; b) o processo de mediação empregado nesse agir, sobressaindo-se a mediação entre os objetos de ensino, docentes e acadêmicos do curso; c) no plano do agir, possibilitaram identificar que os artefatos tecnológicos por eles utilizados são as ferramentas virtuais constantes no AVA e os artefatos simbólicos são os diferentes gêneros textuais mobilizados e o gênero de atividade do trabalho da tutoria em EaD Os resultados apontam ainda que as capacidades desenvolvidas para a mediação de suas ações didáticas são as cognitivas, adquiridas mediante os gestos profissionais inerentes e necessários a sua profissão, indicando ainda que o papel do tutor, ainda em construção em seu métier profissional, é imprescindível na atual configuração da EaD em nosso país, considerando que o tutor é o responsável pelo ensino e aprendizagem dos acadêmicos dessa modalidade de ensinoItem Atorialidade nas representações do agir de tutores na educação a distância : um estudo de casoSilva, Kleber Ferreira da; Nascimento, Elvira Lopes [Orientador]; Abreu-Tardelli, Lília Santos; Santos, Annie Rose dos; Cristovão, Vera Lúcia Lopes; Zirondi, Maria IlzaResumo: O trabalho apresenta resultados de uma pesquisa de campo de natureza qualitativo-interpretativista que propõe investigar as representações do agir de tutores na Educação a Distância (EaD) em uma instituição pública de ensino no Mato Grosso do Sul Nessa perspectiva, a pesquisa dispõe-se a depreender metodologicamente os seguintes movimentos: a) a partir de representações do agir, apreender o contexto de ação do tutor a distância, buscando evidências sobre a emergência/existência de um gênero da atividade; b) buscar indícios da imagem que o tutor tem sobre o trabalho em EaD e o papel do tutor na EaD; c) identificar figuras de ação e índices de representação do gênero da atividade e de atorialidade no agir A pesquisa fundamenta-se no quadro teórico metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) Bronckart (28, 29a) e no seu modelo teórico-metodológico de análise de textos Bronckart e Machado (24), Machado e Bronckart (25, 29), Bulea (21), Bulea e Bronckart (217), dentre outros aportes Clot (21a), Faïta (24), Amigues (24), Saujat (24) O resultado da pesquisa, especificamente, decorrente de análises em nível semântico demonstra, dentre outros aspectos, evidência de um gênero da atividade, consciência sobre um agir coletivo, figuras de ação e atorialidadeItem O papel da planificação coletiva do dispositivo sequência didática na formação inicial de professoras de língua inglesa com criançasSantos, Leticia Vidotti dos; Tonelli, Juliana Reichert Assunção [Orientador]; Abreu-Tardelli, Lília Santos; Cristovão, Vera Lúcia LopesResumo: O ensino de língua inglesa com crianças (LIC) tem se expandido amplamente no contexto educacional brasileiro Todavia, não há, ainda, a obrigatoriedade deste ensino anteriormente ao sexto ano do ensino fundamental (BRASIL, 1996, 218), acarretando a falta de diretrizes específicas para a formação de professores que atuam neste cenário (LIMA; SOUZA NETO, 219; TUTIDA, 216) Nesse contexto, por entendermos que os cursos de licenciatura em Letras devem modernizar seus currículos (BRASIL, 22) para atender às novas demandas de formação do docente de LIC (TONELLI; CRISTOVÃO, 21), traçamos como objetivo geral nesta pesquisa investigar o papel da planificação coletiva de uma sequência didática (SD) (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 211) enquanto dispositivo de ensino e do planejamento das aulas de sua aplicação na formação para o trabalho de alunas-professoras de LIC, no contexto da prática do estágio supervisionado em ambiente remoto Como objetivos específicos, pretendemos: 1) analisar os elementos do trabalho do professor de LIC tematizados nas transcrições das reuniões de planificação coletiva de uma SD e de planejamento das aulas de sua aplicação; 2) identificar os tipos de prescrições verbalizadas pelo coletivo de trabalho nas transcrições reuniões de planificação coletiva de uma SD e de planejamento das aulas de sua aplicação Para tanto, embasadas no quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 27; MACHADO; BRONCKART, 29) e em seus procedimentos analíticos, mais especificamente nos níveis organizacional e enunciativo, analisamos treze (13) transcrições de reuniões de planificação de uma SD e de planejamento de aulas de sua implementação, em contexto de estágio supervisionado remoto Sobre o primeiro objetivo específico, verificamos que o trabalho do professor de LIC é constituído pelos seguintes elementos: o contexto específico em que o docente se encontra inserido, como o ambiente remoto; os outros indivíduos que integram o sistema de ensino – como professores que constituem o coletivo de trabalho, as crianças e seus responsáveis; a carência de prescrições oficiais para essa profissão, podendo ser orientada por prescrições das professoras formadoras, por autoprescrições das próprias docentes e por orientações teórico-metodológicas adotadas; e os artefatos didáticos elaborados pelos próprios professores, como a SD Em relação ao segundo objetivo, verificamos a emergência dos seguintes tipos de prescrições verbalizadas: 1) prescrições de natureza sugestiva; 2) prescrições de natureza injuntiva e 3) autoprescrições de natureza sugestiva Diante do exposto, entendemos que os resultados desta pesquisa enfatizam a potencialidade do estágio supervisionado nos cursos de Letras como lócus para a formação inicial de professores de LIC, uma vez que viabiliza o contato de licenciandos com tarefas próprias da sua profissão docente, tais como a planificação de materiais didáticos e o planejamento de aulas embasado em propostas teórico-metodológicas adequadasItem Sequência didática e aulas invertidas : uma proposta sustentada por metodologias ativas para promover práticas sociais de linguagemBrun, Edna Pagliari; Nascimento, Elvira Lopes [Orientador]; Abreu-Tardelli, Lília Santos; Valezi, Sueli Correia Lemes; Cristovão, Vera Lúcia Lopes; Tonelli, Juliana Reichert AssunçãoResumo: Em um contexto de atividades remotas e aulas virtuais, as tensões do professor têm crescido muito Tendo como pressuposto o fato de que as práticas educacionais – independentemente da era e do paradigma de aprendizagem em que se localizem – são sempre mediadas pelo agir linguageiro de professores e alunos em interação (VYGOTSKY, 21; BRONCKART, 26; CLOT, 21), esta pesquisa objetivou verificar se é possível integrar aspectos do modelo de ensino híbrido aula invertida (BERGMANN; SAMS, 216) ao procedimento sequência didática de gêneros (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 24), considerando problemáticas que envolvem o ensino de língua Essa ação visou a integrar metodologias pensadas mais produtivas para a promoção de práticas sociais de linguagem, buscando entender de que forma essa integração contribui para a instauração de práticas de ensino mais inovadoras (LEMKE, 21) neste momento sócio-histórico, no qual a implementação de tecnologias em espaço escolar também é relevante para o desenvolvimento dos alunos Para tanto, o objeto de investigação foi uma intervenção formativa, baseada em um projeto didático de ensino adequado a uma prática social, a um gênero e a um tema, implementado por um professor de língua portuguesa de uma escola pública da capital sul-mato-grossense A análise, de âmbito multifocal (NASCIMENTO; BRUN, 217), concentrou-se em dois polos: no tratamento dos objetos e instrumentos de ensino e no agir docente Os aportes das vertentes teórica e didática do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 23, 26, 28; DOLZ, 216), tendo em vista uma engenharia instrumental para o desenvolvimento de capacidades de linguagem (SCHNEUWLY; DOLZ, 24; DE PIETRO; SCHNEUWLY, 214; DOLZ, 216), e os gestos profissionais do professor (fundadores, específicos e de ajustamento) materializados em sua atividade de trabalho (AEBY-DAGUÉ; DOLZ, 28; SCHNEUWLY, 29; NASCIMENTO, 211, 214), na operacionalização do gênero da atividade docente aula (CLOT, 27, 21), fundamentaram as análises Os resultados apontaram que a sequência didática favorece, de modo geral, a implementação de aulas invertidas, bem como de outros modelos de ensino híbrido, caracterizando-se como um instrumento favorável a iniciativas de inovação sustentada (CHRISTENSEN; HORN; STAKER, 213), que podem viabilizar indícios de desenvolvimento nos sujeitos envolvidos Ademais, a proposta de ensino de língua sustentada por essas metodologias ativas se refletiu em posturas diferenciadas do professor para apoiamento à aprendizagem, correspondidas por posturas de estudos diferenciadas dos alunos (BUCHETON; SOULÉ, 29; BUCHETON, 214; NASCIMENTO, 215) Igualmente, tal iniciativa agrega, ainda, além de outras preocupações à multiagenda do trabalho docente, gestos discentes para a institucionalização, presentificação e elementarização dos objetos de ensinoItem A tessitura do gênero textual "manual do professor de coleções didáticas de língua inglesa" nas tramas do PNLDFernandez, Cristina Mott; Cristovão, Vera Lúcia Lopes [Orientador]; Bunzen Junior, Clécio dos Santos; Abreu-Tardelli, Lília Santos; Nascimento, Elvira Lopes; Tonelli, Juliana Reichert AssunçãoResumo: O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) após 28 anos de sua existência com essa denominação inseriu as línguas estrangeiras (espanhol e inglês) entre os componentes curriculares beneficiados Grandes volumes de recursos públicos são gastos com a aquisição das obras para serem distribuídas nas escolas de todo país As editoras procuram adequar suas coleções ao padrão de qualidade estabelecido pelo Programa para terem seus produtos aprovados e adquiridos pelo governo Uma das preocupações dos elaboradores das normas para inscrição e aprovação das coleções inscritas no programa é com o manual do Professor (MP) das coleções Dentro desse contexto, o MP constitui-se em um objeto complexo (BUNZEN, 25) que merece ser investigado, principalmente porque existem poucos estudos sobre a questão (GOOD, 23; GAYNOR, 211; NAZARI, 211) O objetivo deste estudo é investigar os MP das coleções de língua inglesa (LI) e verificar se eles se constituem em ferramenta potencial de desenvolvimento para o professor, seu usuário A pesquisa foi desenvolvida por meio da análise documental (SANTOS, 2; TOZONI-REIS, 21) Para atingir meu objetivo, analiso, em primeiro lugar, as prescrições estabelecidas nos documentos oficiais, Edital-PNLD/211 e Edital-PNLD/214, que se referem diretamente ao MP Em seguida, investigo os MP de todas as coleções de LI aprovadas nas duas edições do PNLD/LE Finalmente, analiso questionários respondidos por autores/editores dos MP analisados, cujo objetivo foi verificar as representações que eles constroem sobre a elaboração dos MP Os referenciais teóricos que embasaram a análise dos dados foram: estudos na área da linguagem e do desenvolvimento humano (VYGOTSKI, 1988, 2; BRONCKART, 1999; 26a; 28a, 213), sobre prescrições (FILLIETAZ, 24; BUENO, 27); trabalho docente e seus elementos constitutivos (AMIGUES, 24; MACHADO, 27; MACHADO; BARRICCELLI, 21); os artefatos e os esquemas de apropriação (RABARDEL, 1995; SCHNEUWLY, 24; 21) e gêneros textuais como instrumentos mediadores (BAKHTIN/VOLOSHINOV, 1992; SCHNEUWLY, 24; CRISTOVÃO, 27) Os dados foram analisados utilizando-se os procedimentos teórico-metodológicos do Interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 26a; MACHADO; BRONCKART, 29) A partir da análise dos dados verificou-se que os MP analisados, da forma como estão constituídos, possuem um potencial de desenvolvimento pelas informações neles contidas, as quais são de cunho teórico, cultural e linguístico Os MP são bastante influenciados pelas prescrições dos documentos que determinam o conteúdo mínimo para esse componente das coleções Muito ainda se pode melhorar, de modo a tornar essa ferramenta mais acessível para o professor que mais necessita dele, aquele que tem menos recursos e informações à sua disposição Com vistas a essa melhoria, proponho algumas diretrizes que podem colaborar com os elaboradores dos critérios destinados aos futuros MP, os autores que poderão transpor os critérios e elaborar um MP com maior probabilidade de ser apropriado pelo professor de LI e aos professores que poderão compreendê-lo melhor e transpor os conhecimentos inseridos no MP para sua prática efetiva Todavia, para garantir essa apropriação, é preciso que haja a valorização desse profissional que passa pela melhoria efetiva de suas condições objetivas e subjetivas de trabalho