02 - Mestrado - Comunicação
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando 02 - Mestrado - Comunicação por Autor "Arias Neto, José Miguel"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item The land of the fear : símbolos arquetípicos e mitologias políticas manipuladas por Donald Trump na campanha presidencial de 2016Blume, Juliana Almendra; Fonseca, André Azevedo da [Orientador]; Arias Neto, José Miguel; Londero, Rodolfo RoratoResumo: Donald Trump é um empreendedor de diversos ramos, desde o setor imobiliário até o de entretenimento, que se tornou o 45o presidente dos Estados Unidos A trajetória nas disputas prévias do partido e os resultados das eleições de 216 surpreenderam especialistas em política e criaram um modelo a ser seguido por candidatos de outros países Trump manipulou uma verdadeira mitologia em torno de sua imagem e conseguiu explorar anseios importantes do eleitorado O objetivo desta pesquisa é analisar os símbolos arquetípicos manipulados pelo então candidato em seus dois principais comícios Para isso, empregamos a mitocrítica de Gilbert Durand Observamos que Trump utilizou três grandes temas míticos em sua campanha: o complô, o apocalipse e o herói No contexto da crescente desigualdade social nos Estados Unidos, suas narrativas conquistaram o apoio da camada mais autoritária e impactada pelo imaginário da perda Sonho Americano