02 - Mestrado - Comunicação
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Navegando 02 - Mestrado - Comunicação por Autor "Andreo, Marcelo Castro"
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Item O Estúdio Soyuzmultfilm na guerra fria : uma análise da animação soviética na era da estagnaçãoYwatsugu, Tatiana Iaquinto; Bastos, Manoel Dourado [Orientador]; Buzalaf, Márcia Neme; Andreo, Marcelo CastroResumo: O presente estudo se propõe a reconstituir a história do estúdio de animação soviético Soyuzmultfilm e analisar como o seu maior ícone, o mascote Cheburashka, se comunicava com as esferas públicas oficial e informal soviéticas na Era da Estagnação de Leonid Brejnev Para investigar o sucesso por trás de Cheburashka, é discutido brevemente, a partir de uma pesquisa exploratória, a forma de organização social da Rússia pré e pós Revolução de Outubro, para então facilitar o entendimento sobre a formação de sua esfera pública Em seguida, é investigada a maneira como se comporta a esfera pública em um governo socialista, e como ela foi mantida através de instituições estatais, entre elas, o cinema Adentrando a discussão sobre cinema, é verificado como o cinema soviético se desenvolveu durante os governos de Stalin, Khrushchev e Brejnev, e como o cinema de animação se aperfeiçoou paralelamente, sendo competitivo o bastante para ser o equivalente aos estúdios Disney do bloco oriental Finalmente, essa discussão é aprofundada em uma decupagem, análise estética e análise temática dos quatro curtasmetragens de Cheburashka, para que se obtenha exemplos concretos do diálogo que o estúdio propunha entre a esfera pública oficial e informal da União SoviéticaItem One piece : uma análise dos elementos narrativos na convergência midiática entre mangá e anime(2022-11-24) Saita, Karina Benício; Kaseker, Mônica Panis; Fonseca, André Azevedo da; Andreo, Marcelo CastroOs quadrinhos japoneses e suas versões animadas, denominados mangás e animes, são frutos de uma relação intercultural com o ocidente e têm cada vez mais atraído leitores e espectadores de todos os países, principalmente pela atual facilidade de acesso dessas narrativas transmídia por aplicativos oficiais para leitura e serviços de streaming que disponibilizam as versões animadas. Com o olhar voltado para o movimento que ocorre entre a convergência midiática, a presente pesquisa tem como propósito investigar o que ocorre com os elementos narrativos do mangá de One Piece quando ele é adaptado para anime, e de que modo se dão essas alterações. Utilizando como metodologia a análise da narrativa torna-se possível identificar e categorizar as principais semelhanças e diferenças entre as versões por meio da divisão entre macro e micro estruturas. Observa-se que por mais que a adaptação entre elas possua estruturalmente mais semelhanças que disparidades, algumas modificações ou rearranjos das cenas são inevitáveis, contudo, ao invés de resultarem em experiências negativas, acabam renovando a série, entretendo os espectadores antigos enquanto cativam os que decidem acompanhar a narrativa animada pela primeira vez.