01 - Doutorado - Ensino de Ciências e Educação Matemática
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Navegando 01 - Doutorado - Ensino de Ciências e Educação Matemática por Autor "Araújo, Roberta Negrão de"
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Item A formação da identidade docente no contexto do PIBID : um estudo à luz das relações com o saberAraújo, Roberta Negrão de; Passos, Marinez Meneghello [Orientador]; Passos, Ângela Meneghello; Lucas, Lucken Bueno; Broietti, Fabiele Cristiane Dias; Arruda, Sergio de MelloResumo: A temática identidade docente passou a ser objeto de estudo no momento em que foi intensificada a discussão em torno da formação inicial do professor, sobretudo na década de 199 Ao considerar tal discussão diante da formação docente, a presente pesquisa teve como norte o problema: Quais aspectos influenciam a formação da identidade do futuro professor no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)? Compreender a formação da identidade docente (ID) constituiu-se, portanto, o objetivo geral dessa Inicialmente, é abordado o contexto da pesquisa: o PIBID O programa é apresentado no âmbito federal, além dos estudos do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Educação Matemática (EDUCIM) – vinculado ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM), ofertado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) – que o têm como objeto de estudo desde 212, bem como a proposta de três subprojetos da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Na sequência, tendo como referência as teses produzidas acerca dessa temática desde a década de 199, bem como seu fundamento teórico – Dubar (1997), Tardif (22), Baumam (25), Nóvoa (27), Pimenta (1996, 1997) e Libâneo (25), dentre outros – investigou-se a formação da identidade do licenciando No que diz respeito ao referencial teórico-metodológico, são apresentadas a Matriz do Professor (ARRUDA; LIMA; PASSOS, 21) e a Matriz do Estudante (ARRUDA; BENÍCIO; PASSOS, 216) que subsidiaram a elaboração da Matriz Mista (MM)-Matriz 3x4 A partir desses fundamentos foram coletados dados, por meio de entrevistas semiestruturadas, junto aos licenciandos que atuaram como bolsistas, mais especificamente em três cursos que compõem o Centro de Ciência Humanas e da Educação (CCHE) do campus Cornélio Procópio: Ciências Biológicas, Geografia e Matemática Foram selecionados quatro estudantes de cada uma das licenciaturas Os dados foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva, tendo os setores da Matriz Mista – um instrumento teórico-metodológico que investiga as relações com o saber a partir dos pressupostos de Charlot (2) e do Triângulo Didático Pedagógico (ARRUDA; PASSOS, 215) – como categorias a priori Pode-se evidenciar que é em relação ao outro que o sujeito se constitui e se reconhece como sujeito, e é nesse contínuo que se constrói a identidade profissional, neste caso, a docente Assim, considerando que o PIBID oportuniza inúmeras relações que possibilitam a aquisição dos saberes docentes, o referido programa tem contribuído, no caso dos subprojetos investigados, para a formação da identidade do futuro professorItem Metacognição docente mediada pelo projeto científico para feira das ciências(2025-11-15) Ramos, Ediane Sousa Miranda; Passos, Marinez Meneghello; Rizzatti, Ivanise Maria; Corrêa, Nancy Nazareth Gatzke; Arruda, Sergio de Mello; Araújo, Roberta Negrão dePautada na concepção de que a conscientização do processo cognitivo é fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem e autonomia do indivíduo, esta investigação possui como elemento responsável para isso, o desenvolvimento da metacognição, vinculando-a à metodologia de projetos científicos e ao papel do professor que transcende o de transmissor de conteúdos. Com base nessa premissa, organizou-se a seguinte questão de pesquisa: De que maneira as etapas de Planejamento, Aplicação e Avaliação (PAA) do projeto científico para a Feira das Ciências podem servir como incentivo à ativação do sistema metacognitivo docente? Para isso, estabeleceu-se o seguinte objetivo geral: Investigar como os questionários realizados nas etapas de Planejamento, Aplicação e Avaliação (PAA) do projeto científico no contexto da Feira das Ciências, favorecem a ativação dos domínios do sistema de reflexão metacognitiva docente. A pesquisa pautou-se nos estudos teóricos de Corrêa e colaboradores (2021), que organizaram uma estrutura teórica sobre os elementos centrais que compõem o processo de reflexão metacognitiva, além dos estudos basilares de Flavell e Brown. Metodologicamente, a pesquisa é qualitativa e descritiva, possui como abordagem de investigação a Análise Textual Discursiva de Moraes e Galliazi (2011), envolvendo como processo de coleta de dados a aplicação de um conjunto de questionários sobre as etapas de planejamento, aplicação e avaliação, denominado de processo do PAA, do projeto científico aplicados com uma professora de Ciências da Educação Básica. Como resultados da pesquisa, foi possível encontrar indícios de que o processo de condução do projeto científico serviu como disparador da metacognição docente. A etapa de planejamento caracterizou-se como ponto de partida fundamental para incentivar os domínios da metacognição de modo inter-relacional, com destaque para o domínio do conhecimento metacognitivo. Por sua vez, a etapa de aplicação incentivou o sistema de reflexão metacognitiva, permitindo que a professora observasse, interpretasse, adaptasse e avaliasse sua atuação, com destaque para o domínio das habilidades metacognitivas da variável monitoramento; e por fim, a etapa de avaliação incentivou com maior recorrência o domínio das experiências metacognitivas atreladas aos sentimentos, sendo resultado de observações acerca das inúmeras situações que provocaram ou oportunizaram pensamentos sobre os próprios pensamentos, e ainda impressões ou percepções conscientes e afetivasItem Um estudo sobre os conteúdos de Matemática em cursos de ciências contábeis do estado do Paraná.(2023-05-30) Paton, Claudecir; Arruda, Sergio de Mello; Broietti, Cleber; Araújo, Roberta Negrão de; Broietti, Fabiele Cristiane Dias; Passos, Marinez MeneghelloO foco principal desta pesquisa encontra-se na relação da Matemática com a Contabilidade por meio do Saber Curricular, tendo como objeto de análise os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) de bacharelado em Ciências Contábeis das sete Instituições de Ensino Superior (IES) Públicas do estado do Paraná, investigando os conteúdos de Matemáticas explícitos e os implícitos evidenciados nos PPCs do curso de graduação bacharelado em Ciências Contábeis. Para tanto foram traçados os objetivos: principal quanto aos conteúdos de Matemática explícitos e implícitos, por meio de análise qualitativa, com aplicação da Análise de Conteúdo (AC) e secundária quanto às relações da Matemática com a Contabilidade nos aspectos epistêmicos, pessoais e sociais com o saber no contexto do conteúdo, do ensino, e da aprendizagem com a utilização do instrumento teórico-metodológico, denominado Matriz do Saber – M(S), elaborado por pesquisadores do EDUCIM. Assim, a tese está disposta em seis capítulos com abordagens de estudos antecedentes, históricos do surgimento da contabilidade, teórico sobre a organização curricular e a Matriz do Saber – M(S), metodologia aplicada à pesquisa e a análise e interpretação dos dados, permitindo concluir que os PPCs investigados não contemplam de forma satisfatória conteúdos de Matemática de forma explícita, porém contemplam conteúdos de Matemática considerados implícitos, demonstrando a relação da Matemática com a Contabilidade com predominância no saber relacionado ao ensino, aplicando conhecimentos científicos e metodológicos, além das responsabilidades sociais e ambientais do futuro bacharel em Ciências Contábeis. Com essa pesquisa realizada é possível a indicação de futuras pesquisas em continuidade com as já realizadas pelo EDUCIM, em termos da ação docente de fato realizada em sala de aula para com as constantes dos PPCs, verificando então a real relação do conhecimento epistêmico, pessoal e social do saber com o conteúdo, o ensino e a aprendizagem na formação do Ensino Superior.