01 - Doutorado - Ensino de Ciências e Educação Matemática
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Navegando 01 - Doutorado - Ensino de Ciências e Educação Matemática por Autor "Andrade, Mariana A. B. Soares de"
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Item Educação em saúde escolar : formação dos educadores para o autocuidado em diabetesSilva, Ronaldo Adriano Ribeiro da; Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador]; Oliveira, Vera Lúcia Bahl de; Carvalho, Graça Simões de; Silva, Lenice H. de Arruda; Andrade, Mariana A. B. Soares deResumo: Na atualidade, uma das preocupações recorrentes está relacionada aos hábitos alimentares dos seres humanos Uma alimentação inadequada e atrelada ao ritmo de vida sedentário tem levado a população a enfrentar diversas doenças, entre elas, o diabetes Frente a isso, uma educação voltada para a promoção à saúde, e em autocuidados em relação ao diabetes é essencial, porém é necessário que os educadores adquiram conhecimentos adequados durante sua formação docente, para que então possam proporcionar uma educação que inclua tais objetivos Feitas essas considerações, este trabalho teve como intuito investigar as concepções e práticas pedagógicas de educadores em relação à Educação em Saúde, especificamente, sobre o autocuidado em Diabetes Para tal, inicialmente, elaborou-se um questionário e uma entrevista semiestruturada, acerca da temática, que foram aplicados junto a um grupo de educadores da Educação Básica, na cidade de Altamira – PA Os resultados foram analisados mediante Análise de Conteúdo, proposta por Laurence Bardin A partir destes resultados e pautado no referencial teórico da área – Tardif (saberes docentes) e Paulo Freire (educação libertadora) –, foi elaborado um momento de ensino, denominado Sensibilização e Mobilização Pedagógica para a Educação em Saúde (SeMoPES) O SeMoPES teve como objetivo despertar e motivar os educadores a buscarem autonomia e criticidade na promoção de saúde O SeMoPES ocorreu na cidade de Altamira – PA, com carga horária de 8h e contou com a participação de trinta e quatro educadores da rede estadual e municipal de ensino, de diversas disciplinas Ao analisar os resultados obtidos no SeMoPES, durante momentos avaliativos, podemos inferir que o SeMoPES é uma proposta pertininente para se discutir educação em saúde, na formação docente, bem como, afirmamos a necessidade de que se proponha novas estratégias e que a temática saúde seja abordada na formação de educadores (inicial e continuada)Item Formação inicial : o estágio supervisionado segundo a visão de acadêmicos do curso de Ciências BiológicasMaistro, Virginia Iara de Andrade; Arruda, Sergio de Mello [Orientador]; Bastos, Fernando; Andrade, Mariana A. B. Soares de; Oliveira, Vera Lúcia Bahl de; Passos, Marinez MeneghelloResumo: Esta tese consiste em uma pesquisa de abordagem qualitativa cujo objeto de estudo foi analisar os discursos de cinco acadêmicos que optaram pela Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública do Paraná, em 29 e 21, buscando entender como lidavam com a questão de ser professor e como enfrentaram os desafios da prática docente Procuramos compreender, ainda, que relações estabeleceram com o estágio, o que sentiram e no que acreditavam em termos de valores, levantando alguns indicativos sobre como evolui sua relação com o conteúdo, ensino e aprendizagem Para tanto, testamos a Matriz 3x3 proposta por Arruda; Lima e Passos (211), visando ao estudo de seu potencial e à delimitação das condições de sua aplicação Os dados vieram de entrevistas áudio gravadas, realizadas em quatro momentos, organizados, estruturados e interpretados na Matriz 3x3, que consideram a gestão da matéria e a gestão de classe como gestão de relações com o saber (Charlot, 25) em um sistema didático (Chevallard, 25), e que mostrou as relações de cada acadêmico com o estágio e os sentidos que ele suscitava Para a análise dos dados, utilizamos os estudos sobre “Análise textual discursiva”, de Moraes (23), cuja categorização baseou-se em Travaglia (1991) Os resultados sugerem que esta pesquisa avançou quanto ao provocar discussões sobre a importância da experiência inicial para a docência, uma vez que os dados nos mostram que a maioria dos acadêmicos realiza a habilitação para a Licenciatura, mas não a quer para seu futuro O uso da Matriz 3x3 possibilitou a compreensão do estágio, segundo a visão dos acadêmicos com a acomodação das falas e a ampliação das “Relações de Saber”, o que permitiu o conhecimento sobre os significados que tinham sobre o estágio para a docência Durante a prática, os estudantes externaram preocupação, principalmente, com aspectos técnicos da gestão do ensino e com sua atuação, não demonstrando grande envolvimento com a aprendizagem propriamente dita, acerca dos aspectos epistemológicos e pessoais Quanto à relação social com o aprender, alguns demonstraram preocupação relacionada a passar valores e ética, a suprir a falta familiar, para que consigam ensinar e gerenciar a sala de aula Consideramos que os acadêmicos mantêm-se, principalmente, na coluna 2 da Matriz 3x3, por terem avançado quanto à experiência docente, conquanto suas referências ainda se encontrem no entendimento comum Embora as preocupações centrem-se mais na sua prática, não se registrou a presença, em suas reflexões, dos saberes da formação que são de responsabilidade da universidade, os conhecimentos da Filosofia da Educação, da Psicologia e da produção acadêmica