01 - Doutorado - Enfermagem
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando 01 - Doutorado - Enfermagem por Autor "Dellaroza, Mara Solange Gomes"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Ensino baseado em simulação para a competência clínica de estudantes de enfermagem na síndrome coronarianaMoreira, Ana Cândida Martins Grossi; Martins, Eleine Aparecida Penha [Orientador]; Haddad, Maria do Carmo Fernandez Lourenço; Felix, Jorge Vinícius Cestari; Dellaroza, Mara Solange Gomes; Mantovani, Maria de FátimaResumo: Este estudo teve como objetivo avaliar do ensino baseado em simulação no desenvolvimento da competência clínica de estudante de enfermagem no atendimento ao paciente com síndrome coronariana Trata-se de um estudo quase experimental, do qual participaram 62 estudantes do curso de enfermagem de uma universidade pública do sul do Brasil, matriculados no quarto ano, no período de fevereiro de 219 a fevereiro de 22 O experimento referiu-se ao ensino baseado em simulação, sendo utilizadas estratégias de ensino, teoria e prática A estratégia teórica iniciou-se com um estudo de caso e aula teórica expositiva dialogada, com dinâmica em grupo A estratégia prática incluiu a simulação de alta fidelidade com paciente ator Foram construídos para coleta de dados um Teste de Conhecimento, que avaliou o conhecimento teórico, e um Checklist para avaliação das habilidades e atitudes dos estudantes, a partir de uma revisão bibliográfica sobre a temática e das diretrizes norte-americanas de síndrome coronariana O Checklist foi submetido à validação de conteúdo pela técnica Delphi por juízes especialistas; e a validação da aplicabilidade, por docentes e residentes de enfermagem; utilizou-se ainda a Escala do Design da Simulação, validada para uso no Brasil, composta de duas subescalas, divididas em cinco fatores que avaliaram os objetivos e informações, apoio, resolução de problemas, feedback/reflexão e o realismo do cenário Os dados foram tabulados em planilha do Microsoft Excel® e analisados descritivamente, por frequência absoluta e relativa, pelo programa Statistical Package for the Social Science O Checklist demonstrou validade de conteúdo e aplicabilidade, e sua adoção possibilitou a identificação das habilidades e atitudes realizadas pelos estudantes A avaliação do conhecimento dos estudantes revelou um aumento gradual durante as estratégias teóricas de ensino (67,6%, 76,7% e 88,1%) Em simulação de atendimento, na competência “comunicação”, a habilidade com maior percentual de execução adequada foi “comunicou-se com fala nítida e tom de voz controlado” (93,5%), enquanto que “atribuiu solicitações verbalmente ou visualmente a uma pessoa específica” apresentou 23,3% Na competência “avaliação do paciente”, a habilidade “acoplou oxímetro de pulso em polpa dos dedos da mão” foi executada por todos os estudantes (1%) e “investigou sintomas concomitantes” teve 25% de percentual de execução Na competência “tratamento imediato”, a habilidade “administrou antiagregante plaquetário, de acordo com protocolo” também apresentou 1% de execução adequada pelos participantes e “perguntou sobre alergia medicamentosa”, 72,8% Na última competência, a classificação adequada do paciente em um dos três grupos de síndrome coronariana foi de 75%; tratamento de acordo com protocolo, 83,7% e verbalizou quais derivações apresentaram alterações no segmento ST obteve 68,5% de execução correta Na avaliação do design da simulação, a média do escore foi acima de quatro para quatro fatores, indicando que os estudantes concordaram que os componentes do cenário de simulação foram bem implementados A avaliação da retenção do conhecimento demonstrou a manutenção do aprendizado após 3 dias da intervenção (87,6%) A participação no ensino baseado em simulação contribuiu para o desenvolvimento da competência clínica dos estudantes de enfermagem no atendimento ao paciente com síndrome coronarianaItem Simulação realística : estratégia de ensino- aprendizagem no atendimento ao traumaAlmeida, Caroline Lourenço de; Martins, Eleine Aparecida Penha [Orientador]; Haddad, Maria do Carmo Fernandez Lourenço; Pavelqueires, Shirlene; Dellaroza, Mara Solange Gomes; Peres, Cássia Regina F. BiffeResumo: A construção do conhecimento deve ser oferecida aos estudantes de enfermagem de maneira que eles possam compreender a significância e o impacto da aprendizagem em sua prática como futuros profissionais A simulação realística constitui-se em uma alternativa para tornar o processo de ensino interativo e eficiente Tem-se por objetivo avaliar a simulação realística como estratégia de ensino-aprendizagem para estudantes de enfermagem na aquisição de conhecimentos no atendimento inicial a vítima de trauma Estudo quase experimental do tipo antes e depois realizado em duas instituições de ensino superior, uma universidade pública e uma fundação educacional O estudo foi desenvolvido em quatro etapas: 1) construção e validação dos instrumentos de avaliação do conhecimento, cenário simulado e checklist do atendimento inicial a vítima de trauma; 2) elaboração do roteiro de simulação realística e organização do cenário; 3) avaliação do conhecimento dos estudantes de enfermagem antes e após a simulação realística; 4) avaliação da satisfação, autoconfiança e avaliação do design do cenário pelos estudantes de enfermagem Realizaram-se análises descritivas, por meio de cálculo das frequências absolutas e relativas, e análises inferenciais mediante aplicação do teste estatístico Bowker, adotando significância do p<,5 Para a validação dos instrumentos questionário, cenário e checklist utilizados, oito, oito e 12 juízes os avaliaram, respectivamente, apresentando nível de concordância entre eles acima de 9% Para a intervenção educativa participaram 45 estudantes do curso de enfermagem das duas instituições de ensino, sendo verificado que a aprendizagem cognitiva aumentou significativamente após a realização da simulação realística A melhoria do conhecimento ficou evidenciada em nove das dez questões do pré e pós-teste, principalmente, nas que tratavam sobre as etapas de avaliação primária, planejamento do atendimento a vítima de trauma e a suspeita de um trauma torácico A média no pré-teste foi de 64 pontos e, após a intervenção, aumentou para 83 pontos no pós-teste Na avaliação global, os instrumentos avaliados pelos juízes apresentaram nível de significância acima de ,5, que equivale uma confiança de 95% Os estudantes sentiram-se satisfeitos (média geral= 4,56) com a experiência simulada em um cenário de atendimento a vítima de trauma, o que permitiu o aumento da autoconfiança (média geral= 4,51) A avaliação do design de simulação pelos estudantes teve médias dos scores dos itens acima de 4,3 Conclui-se que os instrumentos apresentaram evidências de validade satisfatória, que a experiência simulada em um cenário de atendimento ao trauma, avaliado positivamente pelos estudantes, permitiu a satisfação e aumento da confiança com a intervenção, e que a estratégia de aprendizagem utilizando a simulação realística aumenta a aprendizagem cognitiva dos participantes Espera-se que o estudo tenha contribuído para destacar a importância de se pensar a metodologia da simulação realística como estratégia aplicável ao ensino da enfermagem, desde os cursos técnicos, graduação, até a capacitação e atualização dos enfermeiros que se encontram na assistência