02 - Mestrado - Análise do Comportamento
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando 02 - Mestrado - Análise do Comportamento por Autor "Alves, Hans Werner"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Análise de categorias comportamentais verbais vocais em uma intervenção em grupo para indivíduos com transtorno bipolarAlves, Hans Werner; Soares, Maria Rita Zoéga [Orientador]; Gallo, Alex Eduardo; Silveira, Jocelaine Martins daResumo: Na busca por uma prática efetiva e maior colaboração do cliente na terapia, a Psicologia tem desenvolvido estudos sobre o comportamento de terapeutas e clientes em situação de intervenção clínica Pesquisas com foco no comportamento verbal do psicólogo clínico têm evidenciado condições que podem influenciar na eficiência da relação terapêutica O presente estudo teve como objetivo analisar as categorias comportamentais apresentadas por clientes diante de Recomendação ou Solicitação de Reflexão emitida por terapeutas, em uma intervenção em grupo para indivíduos com diagnóstico de Transtorno Bipolar do Humor (TBH) Tais categorias estão embasadas no modelo para categorização de comportamentos na relação terapêutica denominado SiMCCIT Foram analisadas verbalizações de dois terapeutas e cinco clientes durante a realização de um grupo terapêutico de indivíduos diagnosticados com Transtorno Bipolar Inicialmente foram separados os trechos das sessões em que os terapeutas apresentaram comportamentos pertinentes às categorias de Recomendação e Solicitação de Reflexão Posteriormente foi investigada a presença das categorias de Aprovação ou Empatia Além disso, foi realizada análise de cada Recomendação ou Solicitação de Reflexão Por fim, foi identificado se diante da Recomendação e Solicitação de Reflexão, os clientes apresentaram comportamentos de Concordância ou Oposição Os resultados indicaram que mesmo na modalidade de terapia de grupo, a maioria dos comportamentos das categorias Recomendação e Solicitação de Reflexão foram direcionadas de forma individual Houve um aumento gradual de respostas vocais dos clientes para as Recomendações e Solicitações de Reflexão no decorrer das sessões analisadas A diferença entre o número de vezes que foi apresentada Solicitação de Reflexão e Recomendação foi pouco significativa Sugere-se o desenvolvimento de pesquisas que investiguem a relação entre categorias que podem melhorar a eficácia e eficiência em processos psicoterapêuticos