02 - Mestrado - Educação
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando 02 - Mestrado - Educação por Autor "Almeida, Márcio Antônio de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A música como elemento histórico, cultural e estético para a emancipação humana : possibilidades da ação docente(2024-02-29) Trisltz, Rodolfo Gabriel; Bastos, Marta Silene Ferreira; Almeida, Márcio Antônio de; Leite, Sandra Regina MantovaniA música, historicamente, é um elemento que acompanha a humanidade desde os primórdios, sendo uma linguagem de comunicação entre o homem seus sentimentos e emoções, contribuindo com a interação social. Neste entendimento, este trabalho objetiva compreender a música enquanto elemento histórico, cultural e estético possibilidades para a formação, ação docente e emancipação humana na Educação escolar. O estudo se realizou por meio de uma pesquisa bibliográfica com autores que pensam a música em seu caráter científico e de aprendizado, e que contribui para o crescimento pessoal e social do sujeito humano. O seu desenvolvimento pode acompanhar as evoluções, ultrapassando a função do entretenimento e se transformando em uma ferramenta essencial em sala de aula, promovendo saberes significativos. As bases teórico metodológicas da investigação proposta se fundamenta no método crítico-dialético, focando no desenvolvimento integral dos indivíduos, bem como na Teoria Histórico-Cultural e na Pedagogia Histórico-Crítica. Concluiu-se no decorrer deste estudo que a música é um instrumento valoroso para a humanidade, na sua relação dialética entre a dimensão estética e cultural, como elemento chave para o entendimento do desenvolvimento humano, considerada um componente significativo no processo de mediação na disseminação de conhecimentos, para humanização e emancipação do ser humano, levando o indivíduo a apreender as formas técnicas e teóricas a fim de refletir, criar e criticar, a partir da educação estética da música.