02 - Mestrado - Odontologia
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Navegando 02 - Mestrado - Odontologia por Autor "Carloto, Elisa Emi Tanaka [Orientador]"
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Item Avaliação da formação de cirurgiões-dentistas em uma instituição pública : visão dos estudantesKoyama, Debora Fernanda Volttani; Carloto, Elisa Emi Tanaka [Orientador]; Terada, Raquel Sano Suga; Garbelini, Cássia Cilene DezanResumo: O curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina foi iniciado em 1962, com regime seriado, e atualmente mantém em vigência um novo currículo, introduzido em 25, visando atender as demandas legais postuladas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Odontologia aprovadas em 22 Em relação a essas mudanças, o presente trabalho tem como objetivos: conhecer a visão dos estudantes concluintes da 3ª turma formada por meio do currículo integrado, a respeito da sua formação, e se esta está em consonância com os objetivos do curso Para tal, foram aplicados questionários com questões objetivas e discursivas, a respeito da formação recebida pelo aluno durante o período de graduação Na análise quantitativa dos questionários, os resultados apontam um aluno que se avalia positivamente (49%), mas que considera a sua instituição de Ensino com desempenho razoável (47,5%) A maioria dos estudantes recebeu incentivos financeiros(59%), porém esse fato não interferiu na avaliação sobre a qualidade do curso, no qual 16 alunos bolsistas (47%) avaliam o curso como Intermediário Todavia, a análise qualitativa mostra um aluno extremamente crítico, atento às suas necessidades de formação, mas que, no entanto pode estar sendo influenciado por fatores como a imaturidade típica da idade, ou por opiniões de terceiros Além disso, salienta-se a necessidade de conhecimento que o aluno tem a respeito de sua própria formação, pois os mesmos demonstraram desconhecimento sobre os objetivos do curso Conclui-se que a maioria dos estudantes possui opinião intermediária a respeito de sua formação, porém avaliam seu desempenho como positivo, e citam como aspectos positivos a formação profissional, crescimento pessoal, pesquisa e extensão e corpo docente O recebimento ou não recebimento de bolsa de estudos não foi fator decisivo na avaliação do curso Os alunos também demonstraram descontentamento sobre os objetivos curriculares, que pode ser resultado de desconhecimento ou influência de terceiros Portanto, as informações obtidas foram de grande importância para conhecer a visão do formando em Odontologia da UEL, e para que melhorias sejam implantadas a partir dos dados desta pesquisaItem Perfil dos egressos do curso de Odontologia da Universidade Estadual de LondrinaGabriel, Mariana; Carloto, Elisa Emi Tanaka [Orientador]; Morita, Maria Celeste; Terada, Raquel Sano SugaResumo: O Curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina completa 5 anos de fundação e passa pela implantação de uma nova matriz curricular, baseada em um projeto pedagógico centrado na integração dos conhecimentos e desenvolvimento do raciocínio lógico e crítico da saúde bucal Neste momento, faz-se necessário conhecer o perfil e as percepções dos egressos em relação ao curso, para contribuir com a continuidade do desenvolvimento desta Universidade Assim, na busca por essas questões, foi observado uma mudança nos últimos anos em relação à origem escolar dos estudantes, com um aumento expressivo de ingressantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas, devido, principalmente, à implantação do sistema de cotas Este trabalho apresenta dois artigos, com objetivos e metodologias diferentes para cada estudo No primeiro, o objetivo foi conhecer a percepção dos egressos, graduados antes e após a mudança curricular, em relação ao desenvolvimento de competências durante a graduação e, dessa forma, apontar sinalizadores desse processo Já no segundo artigo, o objetivo foi verificar o desempenho dos estudantes após a implantação do sistema de cotas no curso Verificou-se que as mudanças curriculares propostas foram apontadas pelos egressos e que os estudantes beneficiados pela politica de cotas demostraram condições de acompanhar o curso com bom desempenho acadêmico