Formação e certificação docente : um diálogo (im)pertinente

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Silva, Taila Angélica Aparecida da

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Resumo

Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo principal analisar o processo de formação continuada dos professores que atuam na rede básica de educação A pesquisa está vinculada ao Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, Linha de pesquisa – Docência Saberes e Práticas, no núcleo de Formação de Professores O trabalho foi desenvolvido em quatro escolas municipais de Ensino Fundamental I, localizadas nas cidades de Cambé e Londrina, no norte do Estado do Paraná Como problema de pesquisa, encontra-se o seguinte questionamento: Qual a influência dos cursos de formação continuada ofertados por instituições públicas e privadas para os professores que atuam na rede básica de educação no Ensino Fundamental I? O trabalho teve como objetivo analisar os impactos da sociedade de consumo no processo de formação continuada e se esses influenciam de alguma forma o desenvolvimento do senso crítico e a prática dos mesmos Assim, trata-se de uma abordagem crítico-dialética Para a produção de dados, foi aplicado um questionário com professores que atuam como Regentes I e II e professores de projetos Os objetivos específicos tiveram a intenção de investigar se os professores que atuam na rede municipal do Ensino Fundamental I como regentes I, II e professores de projetos buscam por cursos de formação continuada, visando analisar qual a motivação desta busca, qual o critério de escolha e a influência desses cursos para o desenvolvimento do pensamento crítico e exercício da prática docente As análises foram contextualizadas e embasadas em referenciais teóricos, fundamentados nos pressupostos da teoria crítica, que viabilizaram uma análise do atual contexto da sociedade capitalista e a relação dessa sociedade com a educação e consequentemente com o processo de formação continuada de professores As escolas que participaram da pesquisa são escolas municipais de Ensino Fundamental I O critério utilizado para a escolha das escolas foi à nota do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) Foi realizado um levantamento referente ao número de escolas de cada município, e de acordo com o IDEB foram selecionadas duas escolas de cada, sendo uma de maior e a outra de menor IDEB, em ambas foi aplicado um questionário com os professores a respeito de sua formação Essa pesquisa conclui-se afirmando que, partindo da totalidade, a formação continuada por si só não é capaz de causar mudanças significativas Para que as mudanças sejam efetivadas de fato, é preciso a construção de um sistema educacional democrático e de uma serie de medidas de forma que possamos considerar que a questão formação continuada é necessária, mas não suficiente dentro do atual contexto da sociedade

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Palavras-chave

Professores, Formação, Educação permanente, Teoria crítica, Teacher training, Continuing education, Critical theory

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