Jogo de regra e sua associação com os estilos intelectuais e a motivação para aprender

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Santos, Roberta Rosseti Flor da Rosa

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Resumo

Resumo: O estudo sobre o jogo de regra, os estilos intelectuais e a motivação para aprender se faz necessário para a contribuição tanto para o trabalho pedagógico do professor quanto para avaliar o desempenho em aprendizagem do aluno O objetivo do presente estudo foi buscar relações entre jogos de regras, estilos intelectuais e a qualidade motivacional em alunos do Ensino Fundamental I Os objetivos específicos foram: verificar os estilos intelectuais e a qualidade motivacional de alunos do Ensino Fundamental I; descrever o desempenho no jogo de regra, bem como na tarefa subteste Cubos; buscar possíveis relações entre os escores no jogo Resta Um e o Subteste Cubos, o questionário de Continuum da Autodeterminação com Resta Um e Cubos, Estilos Intelectuais com Resta Um e Cubos em alunos do Ensino Fundamental I; analisar se a pontuação dos estilos intelectuais é capaz de prever a pontuação nos jogos de regras, na tarefa do subteste cubos e na motivação Participaram da pesquisa 156 crianças do 2º ao 5º anos do Ensino Fundamental I, de escolas pública e privada Os instrumentos utilizados foram o Inventário de Estilos de Pensamento (TSI-R2), Questionário de Continuum da Autodeterminação, o Subteste Cubos e o jogo de regra Resta Um Todos os instrumentos foram aplicados de forma coletiva, sendo o Subteste Cubos e o jogo Resta Um aplicados somente em uma parte da amostra (n= 48) A pesquisa envolveu a mensuração e comparação dos dados coletados por meio de análises estatísticas descritiva e inferencial e foi caracterizada como uma pesquisa do tipo descritiva com delineamentos de levantamento e correlacional Os resultados evidenciaram que os alunos do Ensino Fundamental I apresentaram o estilo local predominante, por serem mais concretos e com dificuldade para realizar tarefas abstratas Os resultados foram obtidos por meio da análise descritiva do instrumento visando investigar evidências de validade do TSI-R2 Em relação ao Questionário de Continuum da Autodeterminação, os alunos apresentaram elevada qualidade motivacional para aprender É possível afirmar que a maioria das crianças do Ensino Fundamental I apresentou o nível mais elevado da motivação por regulação identificada e motivação intrínseca Quanto ao desempenho no jogo de regra Resta Um e na tarefa subteste Cubos, é possível perceber que os alunos demonstraram bom desempenho Para encontrar possíveis relações entre o jogo Resta Um e o Subteste Cubos, o questionário de Continuum da Autodeterminação com Resta Um e Cubos, Estilos Intelectuais com Resta Um e Cubos, utilizou-se a correlação de Pearson Foram encontradas correlações entre o jogo Resta Um com o subteste Cubos, mas não foram encontradas correlações entre o questionário de Continuum da Autodeterminação com Resta Um e Cubos Quanto aos estilos, foram encontradas correlações entre o estilo local com o subteste Cubos Verificou-se ainda que a pontuação dos estilos intelectuais não prevê a pontuação obtida no jogo de regra Resta Um, tampouco na motivação para aprender A discussão dos dados foi feita visando problematizar os resultados encontrados, apontando para a necessidade de novos estudos que possam investigar as variáveis nesse tipo de amostra

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Palavras-chave

Educação, Efeito das inovações tecnológicas, Autodeterminação (Educação), Motivação na educação, Jogos, Education - Brazil, Student government, Motivation in education, Games

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