Construção, validação e aplicabilidade de uma cartilha educativa para incentivo a prática de atividade física de pessoas idosas
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Souza, Silvana Cardoso de
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Resumo
Resumo: Os materiais educativos impressos (MEI) são uma das possíveis ferramentas para orientar e incentivar a população idosa a adotar um estilo de vida mais ativo No entanto, para que esses MEI tenham eficácia, é essencial que sejam elaborados seguindo alguns critérios, e validado por especialistas e pelo público-alvo Nessa perspectiva, o objetivo do presente estudo foi elaborar, validar e testar a aplicabilidade prática de uma cartilha educativa para incentivo à prática de atividade física de pessoas idosas Foi realizado um estudo do tipo multi-métodos em duas etapas: 1) construção e validação do MEI por juízes e pelo público-alvo e, 2) aplicabilidade da cartilha educativa em pessoas idosas fisicamente ativas A cartilha educativa foi elaborada seguindo os critérios de Moreira, Nóbrega e Silva (23) e validada por 19 juízes de conteúdo (7), técnicos (7), designer gráfico (5) e idosos (31) Foi considerado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) mínimo de ,78, para validação entre os juízes e um índice de concordância mínima de 75% entre o público-alvo Para isso, os juízes receberam as orientações, a cartilha e o instrumento de apreciação e tiveram um período de quinze dias para fazer a avalição do material Após adequação das sugestões dos juízes, o material seguiu para validação junto ao público-alvo Posteriormente, foi verificado a aplicabilidade da cartilha em 76 idosos de ambos os sexos, praticantes de atividade física de programas desenvolvidos na Atenção Básica à Saúde Os idosos responderam a dois instrumentos validados com objetivo de verificar o nível de retenção, adesão e as possíveis barreiras para inserção ao programa de exercícios domiciliar, sugeridos na cartilha Além disso, foi realizado um grupo focal com nove idosos sorteados aleatoriamente Para análise dos dados foi utilizado elementos da Análise de Conteúdo, através do Sistema de Categorias, o teste Qui-quadrado e o teste Exato de Fisher O índice de significância adotado foi de 5% (p=,5) A cartilha apresentou um IVC Global de ,89 (,78 – 1,) entre os juízes especialistas na área e designers gráficos O índice de concordância final entre representantes do público-alvo foi de 93% A taxa de retenção e adesão do programa de exercício domiciliar foi de 53% e 32% respectivamente Além disso, os idosos relataram no grupo focal que o material possibilitou aumento no nível de atividade física e aquisição de novos conhecimentos teóricos/práticos e/ou serviu para reforçar os já aprendidos, a respeito do contexto que envolve a prática de atividade/exercício físico Concluímos que a cartilha foi validada com índices satisfatórios de concordância entre os avaliadores podendo ser utilizada com pessoas idosas, inclusive como estratégia complementar às ações já realizadas no âmbito da Atenção Básica à Saúde
Descrição
Palavras-chave
Exercícios físicos para idosos, Cartilhas, Exercise for the aged, Primers