Sequências de formação no ensino de língua estrangeira : instrumentos mediadores para desenvolvimento de saberes docentes

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Miquelante, Marileuza Ascencio

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Resumo

Resumo: Esta pesquisa situa-se no campo da formação inicial e teve como ponto de partida resultados de pesquisas anteriores, realizadas no mesmo contexto desta investigação Tais pesquisas apontaram para um ensino de Língua Inglesa prioritariamente gramatical, indicando uma lacuna quanto ao esperado pelas orientações Nacionais, Estaduais e Locais e, também, a possibilidade de investigar se um ensino sistematicamente organizado poderia apresentar um resultado diferente daqueles obtidos até então Para tanto, investigo como se configura uma proposta de formação inicial de professores de Língua Inglesa pautada por uma abordagem de ensino com base em gêneros organizada em Sequências de Formação, a saber: um dispositivo didático constituído por Sequências Didáticas, Atividades Complementares e Textos Teórico-Metodológicos A investigação consistiu na implementação e posterior análise de cinco Sequências de Formação que objetivaram contribuir para o desenvolvimento das Capacidades de Linguagem e das Capacidades Docentes O referencial teórico advém, sobretudo, da perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999/27), das Capacidades de Linguagem (DOLZ; PASQUIER; BRONCKART, 1993; CRISTOVÃO; STUTZ, 211; DOLZ, 215), da Sequência Didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 24), das Sequências de Formação (DOLZ; GAGNON, 218), dos Saberes Docentes (HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 29), das Capacidades Docentes (CRISTOVÃO, 27; STUTZ, 212); da escrita, correção, revisão e reescrita (RUIZ, 213; MENEGASSI, 1998; GASPAROTTO; 214), da concepção de Plano de Ensino (LIBÂNEO, 217) e da Teoria Histórico-Cultural (VIGOTSKI, 29; DAVIDOV, 1988; LEONTIEV, 1998) O método investigativo basilar desta pesquisa foi o Experimento Didático-Formativo (DAVYDOV, 1998), tendo como fonte de geração de dados e como objeto de análise os Planos de Ensino, as Sequências de Formação e Didáticas, produções escritas de professores em formação inicial, transcrições de aulas e diários de aulas Quanto aos procedimentos de análise foi realizado um estudo comparativo entre as Ementas, os objetivos e os programas dos Planos de Ensino das disciplinas de Língua Inglesa II e III e o material utilizado; foram identificadas, nas consignas das Sequências Didáticas, as Capacidades de Linguagem (CL) com potencial para serem mobilizadas pelos professores em formação inicial; as Capacidades de Linguagem mobilizadas por eles nas produções escritas, tendo como parâmetro os critérios propostos por Cristovão et al (21), Cristovão e Stutz (211) e Cristovão e Lenharo (216) e as Capacidades Docentes potencialmente mobilizadas pelas leituras e atividades referentes aos textos teórico-metodológicos Os resultados obtidos permitem dizer que: i as Sequências de Formação, com foco na mobilização das Capacidades de Linguagem e das Capacidades Docentes, a prática pedagógica da professora formadora e os professores em formação inicial, abertos ao desafio trazido pelo novo, ainda que com resistência no início, constituíram-se como grandes mediadores para o alcance dos objetivos desta pesquisa; ii as operações de escrita, revisão e reescrita, quando assumidas como processo e como atividade, ensejam o desenvolvimento dos saberes docentes Com isso, compreendo ser possível a implementação de práticas formativas organizadas em Sequências de Formação e espero que as conclusões apresentadas possam impulsionar outras práticas docentes e/ou investigativas dessa natureza, com vistas a impactar na formação de professores, quiçá, nas Políticas Públicas Educacionais

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Palavras-chave

Línguas, Estudo e ensino, Professores de inglês, Sequência didática, Linguagem e línguas, English teachers, Language and languages, Training of

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