Programe sua mente e seja bem sucedido, feliz, influente, próspero e saudável : um estudo da persuasão em livros de auto-ajuda

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Lima, Lilian Salete Alonso Moreira

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Resumo

Resumo: O objetivo principal desta Dissertação é analisar de que forma se apresenta a persuasão em livros de auto-ajuda O corpus constitui-se dos livros Como fazer amigos e influenciar pessoas, de Dale Carnegie; Você pode curar sua vida, de Louise L Hay; A carícia essencial e O sucesso é ser feliz, de Roberto Shinyashiki; O sucesso não ocorre por acaso, Comunicação global e Prosperidade, de Lair Ribeiro; As sete leis espirituais do sucesso, de Deepak Chopra A persuasão é utilizada, neste trabalho, como sinônimo de retórica e envolve o estudo da sedução, da argumentação e da subjetividade Assim, o primeiro Capítulo constitui uma análise de recursos estilísticos presentes nos livros No segundo Capítulo, a argumentação é estudada tendo por base a Nova Retórica de Chaim Perelman, sendo privilegiadas as seguintes estratégias argumentativas: argumento de definição; argumento de vínculo causal e argumento pragmático; argumento de finalidade; argumento de superação; argumento de autoridade; argumento pelo exemplo e pelo modelo No terceiro Capítulo, procura-se demonstrar de que forma a presença da subjetividade serve como meio de persuasão, especialmente pelas presenças da primeira e da segunda pessoa, do senso comum e de diferentes tipos de citação nos textos analisados A verificação de que a auto-ajuda apresenta características próprias da publicidade originou o quarto e o quinto Capítulos desta Dissertação Assim, no quarto Capítulo, discute-se a definição de publicidade e suas formas de persuasão e apresentam-se, resumidamente, algumas análises dos recursos mais marcantes da linguagem da publicidade A seguir, no quinto Capítulo, é feita uma análise aproximando as linguagens da publicidade e da auto-ajuda Estudam-se os fundamentos psicológicos, as técnicas para provocar reconhecimento e adesão do leitor, o merchandising e a propaganda inconsciente e, para finalizar, é feita uma análise da forma como a auto-ajuda e a publicidade servem como instrumentos de controle social, reforçam o individualismo e ditam mudanças no comportamento e no modo de pensar e agir dos cidadãos

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Palavras-chave

Persuasão (Retórica), Análise do discurso, Autoajuda, Linguística, Persuasion (Rhetoric), Discourse analysis, Self-help

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