Análise da aplicação de uma sequência didática para o estudo dos fenômenos eletromagnéticos da interação Terra-Sol
Arquivos
Data
Autores
Ribeiro, Alessandra
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Resumo: Este trabalho relata o desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática voltada para o ensino de Física utilizando a Astronomia como tema motivador O referencial teórico utilizado na elaboração da sequência e avaliação dos resultados foram as Teorias de Aprendizagem Significativa de David Ausubel, Multímodos e múltiplas representações O trabalho teve como tema geral “Análise da aplicação de uma sequência didática para o estudo dos fenômenos eletromagnéticos da interação Terra-Sol” A sequência didática foi elaborada com base em atividades e materiais potencialmente significativos, como a construção de um espectroscópio, observação do Sol utilizando um telescópio, conversas em sala de aula e apresentação de vídeos A partir dos dados coletados por meio de testes comparativos e conversas com os alunos, constatou-se uma evolução no resultados dos testes e que introduzir conteúdos relacionados à astronomia nas aulas de Física, a torna muito mais atrativa
Descrição
Palavras-chave
Física, Estudo e ensino, Astronomia, Eletromagnetismo, Terra (Planeta), Study and teaching, Astronomy, Electromagnetics, Earth, Observations, Physics, Sun