Treinamento de pais : comportamentos para promover a aprendizagem de comportamentos cooperativos em crianças com TEA

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Lopes, Victória Druzian

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Resumo

Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do desenvolvimento caracterizado por prejuízos na comunicação social e padrões comportamentais restritos e repetitivos A intervenção mais indicada para indivíduos com TEA é contínua, intensiva e de início precoce, em Análise do Comportamento Aplicada (ABA), o que implica altos investimentos financeiros e dificulta o acesso de muitas famílias Estudos com treinamento de pais e cuidadores de crianças com TEA têm investigado a eficiência na inclusão desses como interventores, contudo, algumas limitações são encontradas nesses estudos, como a ausência de uma definição dos comportamentos que os pais ou cuidadores devem aprender nesses treinamentos Esta pesquisa foi organizada em dois estudos No Estudo 1, o objetivo foi caracterizar os estudos que realizaram treinamentos de pais ou cuidadores de crianças com TEA por meio de revisão sistemática de literatura Foram realizadas buscas em sete bases de dados e dois periódicos, sendo selecionados 46 estudos, que foram analisados segundo categorias previamente estabelecidas Os resultados indicaram que a maioria dos estudos objetiva avaliar um programa de treinamento, com pais de crianças com TEA, para ensiná-los a manejar condições ambientais a fim de ensinar operantes verbais ou reduzir comportamentos inadequados nessas crianças Os estudos que descrevem os comportamentos a serem ensinados aos pais ou cuidadores apresentam resultados que indicam maior eficácia do treinamento, comparados com estudos que não realizam essa descrição Contudo, a ausência de caracterização dos comportamentos ensinados pode estar relacionada com baixo índice de manutenção dos resultados No Estudo 2, o objetivo foi sistematizar, a partir de graus de abrangência, as classes de comportamentos a serem ensinadas a pais e cuidadores para que promovam a aprendizagem de comportamentos cooperativos em crianças com TEA O método foi adaptado da Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos (PCDC) e as fontes de informação foram lidas a fim de identificar e derivar nomes de comportamentos ou componentes de comportamentos constituintes da classe geral “promover a aprendizagem de comportamentos cooperativos em crianças com TEA” Foi realizada a avaliação da linguagem utilizada para descrever os comportamentos e componentes de comportamentos e, posteriormente, estes dados foram decompostos em comportamentos-objetivo intermediários e sistematizados em um diagrama Como resultados, foram identificadas 312 classes de comportamentos componentes da classe geral “promover a aprendizagem de comportamentos cooperativos em crianças com TEA”, divididas em quatro subclasses gerais: (1) analisar os comportamentos da criança; (2) planejar a intervenção a ser realizada com a criança; (3) implementar a intervenção planejada com a criança; e (4) avaliar os efeitos da intervenção sobre o repertório comportamental da criança Embora as fontes de informação indiquem que os pais e cuidadores são predominantemente ensinados a implementar a intervenção, parece ser importante que eles sejam capazes também de desenvolver os comportamentos constituintes das demais subclasses gerais O treinamento de pais e cuidadores, contudo, não dispensa o acompanhamento de um analista do comportamento Os estudos, portanto, indicaram possíveis classes de comportamentos a serem ensinadas aos pais e cuidadores de crianças com TEA para que eles promovam a aprendizagem de comportamentos cooperativos nessas crianças

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Palavras-chave

Análise do comportamento, Transtornos do espectro autista, Pais de crianças autistas, Cuidadores de crianças autistas, Treinamento, Behavioral analysis, Autism spectrum disorders, Parents of autistics children, Training of, Autistics child care workers

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