Silenciamentos e estigmas na produção acadêmica brasileira sobre autismo
Data
2024-04-30
Autores
Silva, Laíny Larreia da
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Resumo
A compreensão social acerca de uma condição perpassa a produção de conhecimento de um determinado tempo e espaço. Nesse sentido, essa pesquisa teve como questão norteadora o quanto o conhecimento produzido tem colaborado na desconstrução do estigma. O objetivo geral foi analisar processos históricos, sociais e culturais de estigmatização de pessoas autistas. Especificamente, a pesquisa buscou: 1) caracterizar as produções científicas das áreas de maior concentração de pesquisas sobre autismo dos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil; 2) analisar como a produção científica das áreas que mais concentram produções sobre autismo no Brasil caracterizam a condição autista; 3) realizar, a partir dos silenciamentos, uma análise semiótica greimasiana de uma produção artística; 4) analisar os contrastes entre estigma, expectativas normativas e aspectos cotidianos da pessoa autista. Com este propósito, foram desenvolvidos dois estudos a partir da concepção de estigma elaborada pelo antropólogo Erving Goffman. O primeiro estudo refere-se a um balanço de produção no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. O objetivo geral deste estudo foi compreender o cenário da pesquisa sobre autismo nos programas de pós-graduação stricto sensu brasileiros e identificar lacunas que podem contribuir para a perpetuação do estigma. O percurso metodológico consistiu na identificação das áreas de conhecimento que produzem pesquisas sobre autismo no Brasil, na definição das áreas de maior concentração de pesquisas, na coleta das teses e dissertações a serem analisadas, na realização do download e na leitura completa das pesquisas encontradas, na tabulação dos dados de caracterização das teses e dissertações segundo roteiro de análise, e na identificação das lacunas temáticas das áreas analisadas. Os resultados possibilitaram pontuar a existência de sete lacunas de conhecimento. O segundo estudo foi realizado posteriormente, através da seleção e análise de uma produção artística sobre as vivências cotidianas comuns ao grupo autista. O objetivo geral foi estabelecer um diálogo sobre os aspectos silenciados na vida de uma pessoa autista, visando obter maior conhecimento e, também, a redução de estigmas. O percurso metodológico desta análise foi a seleção de uma obra do gênero narrativo; o critério de seleção foram as lacunas encontradas no primeiro estudo. Foi selecionada uma História em Quadrinhos que tem como personagem principal uma mulher autista em busca por qualidade de vida. Então, estabelecemos um diálogo sobre os temas abordados na obra e uma análise semiótica greimasiana, isto é, a partir das concepções do linguista Algirdas Greimas. O segundo estudo permitiu observar que, ao fugir das expectativas, a personagem não se aproxima do estigma, uma vez que se distancia simultaneamente das expectativas normativas e dos estigmas relacionados ao autismo. À guisa de conclusão, esta pesquisa evidencia, a partir dos dois estudos, a existência de temas silenciados que não têm sido objeto de atenção nas pesquisas brasileiras, e podem se tornar desconhecidos; visto que, a imagem que a sociedade tem de um determinado grupo perpassa o conhecimento produzido em uma determinada época e espaço.
Descrição
Palavras-chave
Autismo, Estigma, Balanço de Produção, Lacunas Científicas, História em quadrinhos, Educação e Psicologia