"Para bom entendedor...": produção e aplicação de um material didático para o ensino de unidades fraseológicas em língua inglesa

Data

2023-12-12

Autores

Costa, Eduardo Bueno da

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este trabalho discorre sobre o processo de elaboração e implementação de um produto educacional para o ensino de unidades fraseológicas do inglês. Parte-se da constatação de que tais unidades muitas vezes são superficialmente exploradas em materiais didáticos para o ensino de língua inglesa direcionados a institutos de línguas, conforme levantamento realizado por este pesquisador em 2023. Como consequência, dificilmente os estudantes conseguem desenvolver uma competência fraseológica de modo a utilizar tais unidades em sua produção oral e escrita. A fim de suprir, ainda que parcialmente, tal lacuna, este produto educacional foi elaborado para o ensino de unidades fraseológicas com base no modelo pedagógico fraseodidático desenvolvido por Ettinger e Lüger (2008). O produto consiste em uma unidade temática em arquivos de formato PDF e de áudio, composto por lições que trabalham unidades fraseológicas de quatro tipos: colocações, frases fixas, expressões idiomáticas e phrasal verbs - de nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência - em temas relacionados à sustentabilidade. O material desenvolvido foi implementado em um grupo de oito alunos matriculados em um curso de inglês regular de uma escola de idiomas do norte do Paraná, ao longo de dez aulas de 1 hora de duração cada, no horário anterior ao de suas aulas do curso regular, na escola. Este relato de pesquisa, de natureza qualitativa, visa descrever o processo de desenvolvimento do produto e sua implementação. Busca-se, a partir disso, fornecer subsídios a professores por meio de atividades que possam ser utilizadas em sala de aula para apresentar unidades fraseológicas, desenvolver a competência fraseológica (Solano Rodríguez, 2004; Ortíz Alvarez, 2015; González Rey, 2018) do aprendiz de língua inglesa, bem como disseminar o conhecimento da Fraseologia (Corpas Pastor, 1996; Monteiro-Plantin, 2017; González Rey, 2018) e da Fraseodidática (González Rey, 2018; Olímpio de Oliveira Silva, 2020).

Descrição

Palavras-chave

Língua Inglesa, Unidades Fraseológicas, Fraseologia, Fraseodidática, Modelo Pedagógico Fraseodidático, Material didático, Linguagem e línguas - Estudo e ensino

Citação