Liderança no exercício da docência no ensino superior: um olhar psicodinâmico à luz da experiência de professores

Data

2021-02-25

Autores

Munhoz, Ana Mayra Berti

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Resumo

Diante de tantas transformações relacionadas ao mundo do trabalho, sobretudo sociais e tecnológicas na atualidade, torna-se imperativo discutir como essas impactam no dia a dia dos sujeitos. O trabalho docente representa um campo fundamental na sociedade, dada sua importância na formação de futuros profissionais e, especialmente, cidadãos. Dessa forma, a intenção da presente pesquisa consiste em levantar as questões oriundas do exercício de liderança na atribuição docente e refletir acerca deste papel no Ensino Superior no que tange à sua importância para o processo formativo, bem como a inspiração que esse ofício pode proporcionar aos educandos, partindo da ideia de que a docência é um exercício de liderança. Para tanto, a proposta metodológica que pretende analisar o exercício da liderança na prática docente no Ensino Superior consiste na perspectiva qualitativa de caráter descritivo-analítico, por compreendê-la como a modalidade de pesquisa cujo olhar possibilita a interpretação dos dados a partir da valorização das experiências dos próprios sujeitos participantes, isto é, origina-se do sentido atribuído pelos professores às suas vivências. Para tanto, dois professores foram entrevistados - por meio de um roteiro semi-dirigido - com vistas a levantar e compreender as experimentações oriundas de suas trajetórias de vida que culminaram no trabalho docente que atualmente exercem. As categorias de análise constituíram-se pelos tópicos “trabalho” e “trabalho docente” e “liderança”, por terem sido pautas recorrentemente problematizadas na pesquisa de campo e, portanto, definidas a posteriori. Como fundamentação teórica e metodológica de análise, haja vista o enfoque de investigação nos processos psíquicos e subjetivos dos sujeitos estudados, utilizou-se a Psicodinâmica do Trabalho, por sua abordagem e compreensão no tocante aos modos de ser dos sujeitos provocados pelo encontro com o trabalho e as exigências pertinentes dos processos deste. Como resultado, a amostra revelou significativa concordância com os aspectos de liderança na prática docente que exercem, embora reiterassem que existem consideráveis dificuldades nesse ofício, principalmente porque quem o segue, neste caso, o aluno, é também um sujeito e, como tal, não pode ser controlado, no máximo, compreendido. Essa clareza requer uma mobilização por parte do professor líder, justamente pelo fato de que em seu cerne encontra-se o desejo de contribuir para a melhor formação possível do alunado. Sendo assim, estes profissionais se veem por vezes sobrecarregados e redescobrindo meios de não adoecerem. Tais resultados têm potência para que novos estudos sejam elaborados no sentido de ampliar a discussão e contribuir para ações docentes, mas, sobretudo, humanas melhores e mais afetivas.

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Palavras-chave

Liderança, Trabalho, Trabalho docente, Ensino superior, Psicodinâmica do trabalho

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