Não é somente sobre o passado: o conceito substantivo ditadura civil-militar (1964-1985) na abordagem de professores e no livro didático de história

Data

2023-03-29

Autores

Martins, Juliana Aparecida Paulino

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O objetivo central deste trabalho foi analisar como professores de Apucarana-PR, apoiados no material didático, abordam em sala de aula o conceito substantivo Ditadura Civil-militar brasileira (1964-1985) no 9° ano do Ensino Fundamental. Essa pesquisa também observou apontamentos na perspectiva da Educação Histórica, foram analisados 12 questionários respondidos por professores de História, que atuam no município de Apucarana-PR, sede do Núcleo Regional de Ensino (NRE), que faz parte de uma rede de 32 núcleos educacionais constituindo a Secretária da Educação e Esporte, no Estado do Paraná. observamos a narrativa que os professores têm à disposição, o livro didático do 9º ano do Ensino Fundamental, de Alfredo Boulos, História, Sociedade e Cidadania, 4ª edição. São Paulo FDT, 2018. Centralizamos o foco da pesquisa na análise do Capítulo 13, intitulado “Ditaduras na América Latina.” Essa ação justifica-se, porque esse livro é único para toda a rede pública estadual do Paraná com aprovação no Programa Nacional do livro didático de 2020. Também foram feitas observações referentes ao material da aula on-line 63, produzida para o ensino remoto no período de pandemia da COVID 19, que está relacionada com o conteúdo Ditadura Civil-militar (1964-1985). Esse é um estudo qualitativo com coleta de dados, embasado nos pressupostos da Grounded Theory (CHARMAZ, 2009). Buscamos a contribuição de autores que pesquisam sobre o ensino de História, entre eles destacamos Abud (1995), Cainelli e Schmidt (2009), bem como de autores que apresentam concepções sobre a historiografia da Ditadura Civil-militar (1964-1985) Valim, Avela e Bevernage (2021), Fico (2017) e Bauer e Nicolazzi (2016). Além disso, consideramos as contribuições de Bodo Von Borries (2016) para embasar o conteúdo Ditadura civil-militar (1964-1985) com o conceito de Burdening History. A pesquisa fundamenta-se em Rüsen (2014) e suas contribuições para entender o papel do professor de História na construção da narrativa e no trabalho com fontes históricas. É nesse contexto que se encaminha o sujeito para a sofisticação da consciência histórica, para a atribuição de sentido da ação de ensinar e aprender história. Verificamos que estruturas políticas contribuem para desestruturação de programas de formação continuada, e para sobrecarga burocrática de trabalho dos professores. Os professores reconhecem a importância de uma abordagem pautada pela diversidade e problematização das fontes, fazem uso do material didático, mas identificam as lacunas desse material.

Descrição

Palavras-chave

Fontes Históricas, Professores, Ditadura Civil-militar (1964-1985), Livro didático de História, História Difícil

Citação