A linguística contrastiva como aliada nas aulas de língua estrangeira/adicional da educação básica

Data

Autores

Santos, Cecília Gusson

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Resumo: Esta investigação foi desenvolvida para um projeto de mestrado vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina Por meio dele, pretendo contribuir com a prática pedagógica do professor de língua estrangeira / adicional (LE/A) Para isso, defendo o trabalho com os gêneros discursivos aliados aos conceitos teóricos da Linguística Contrastiva (LC) Essa idéia surgiu devido à minha crença de que essa aliança pode enriquecer o processo de ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira / adicional, principalmente na Educação Básica Isso se deve ao fato de que as Diretrizes Curriculares Estaduais para o ensino de língua estrangeira / adicional preconizam que a prática em sala de aula dos professores de Linguagens da Educação Básica deve norteada pelos pressupostos do círculo de Bakhtin, ancorados na concepção do discurso como uma prática social (BAKHTIN; VOLOCHINOV, 1999) e no trabalho com os gêneros discursivos No entanto, penso que esse conceito não é suficiente para uma compreensão mais apurada de determinados fenômenos atinentes aos processos de ensino e de aprendizagem de línguas os quais são decorrentes do contato entre duas línguas ou entre variantes de uma mesma como a transferência e a interferência (LADO, 1957), a interlíngua (SELINKER, 1972), entre outros, que podem impactar o processo de ensino e aprendizagem Esses fenômenos são consistentemente fundamentados e explicados pela Linguística Contrastiva Considerando esse cenário, proponho o ensino de LE/A pelo viés discursivo-contrastivo na Educação Básica Acredito que o conhecimento sobre essa área do saber (a LC) aliado ao trabalho com os gêneros discursivos, podem ser valiosos aliados para o aprimoramento teórico-metodológicodos professores e, consequentemente, para o enriquecimento das aulas da de LE/A

Descrição

Palavras-chave

Linguística contrastiva, Gêneros discursivos, Educação básica, Constrative linguistics, Basic education

Citação