Estratégias de aprendizagem autorregulada : efeito de uma intervenção por integração curricular junto a estudantes do curso de design de moda

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Resumo: Esta pesquisa está embasada na perspectiva da Psicologia Cognitiva, tendo como referencial teórico a Teoria do Processamento da Informação, como também a promoção da autorregulação da aprendizagem por meio do uso de estratégias de aprendizagem Apresenta como objetivo geral verificar os efeitos de uma intervenção por integração curricular na autorregulação da aprendizagem com estudantes do curso de Design de Moda de uma Instituição Pública do Paraná Caracterizada como uma pesquisa quase-experimental, foi dividida em três fases: pré-teste; intervenção organizada em 16 sessões, com total de 11 horas/aula e pós-teste Para tanto, participaram 84 estudantes da 1ª a 4ª Séries na fase de pré-teste, 22 estudantes da 2ª série do programa de intervenção e 6 estudantes da 2ª a 4ª séries do pós-teste Nas fases de pré e pós-teste foi aplicada a Escala de Avaliação de Estratégias de Aprendizagem (EEA-U) Boruchovitch e Santos (215), do tipo likert, de quatro pontos, composta por 35 itens distribuídos em três fatores: (1) Estratégias de Autorregulação Cognitiva e Metacognitiva, (2) Estratégias de Autorregulação dos Recursos Internos e Contextuais e (3) Estratégias de Autorregulação Social A análise dos dados revelou que os estudantes utilizam com maior frequência as estratégias de Autorregulação Cognitiva e Metacognitiva, seguida pelas de Autorregulação dos Recursos Internos e Contextuais e de Autorregulação Social Foram evidenciadas diferenças significativas para os três fatores da escala em função da série ao comparar o pré-teste e pós-teste Foi observado aumento na frequência no uso das estratégias de aprendizagem pelos estudantes que participaram da intervenção, com destaque para estratégias cognitivas que contribuem para o processamento da informação em nível mais profundo, as metacognitivas de planejamento e as estratégias de Autorregulação Social Assim sendo, este estudo evidencia que é possível, por meio da intervenção, promover um estudante mais autorregulado em situação de aprendizagem no que tange o efeito sobre o uso de estratégias de aprendizagem Frente a esses resultados, é possível inferir que possibilitar, no espaço educacional, situações favoráveis para o ensino e uso consciente das estratégias de aprendizagem, deve configurar como uma inquietação permanente no cotidiano universitário, com destaque para a formação de professores nessa perspectiva Para o ensino do Design de Moda com projeto pedagógico fundamentado na Aprendizagem Baseada em Projetos (PjBL) e enfoque interdisciplinar, o construto da autorregulação da aprendizagem contribui com o desenvolvi¬mento do processo de ensino e aprendizagem, já que o ato de apren¬der pode ser fortalecido por meio de maior consciência dos processos psicológicos, contribuindo efetivamente à construção do pensamento projetual do educando

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Palavras-chave

Estratégias de aprendizagem, Ensino superior, Learning strategies, Higher education

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