Sistematização da assistência de enfermagem na formação do enfermeiro : um olhar sob o pensamento complexo

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Silva, Josilaine Porfírio da

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Resumo

Resumo: A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é reconhecida como um método que organiza e qualifica o trabalho do enfermeiro, proporcionando um atendimento individualizado ao cliente Como a prática dos profissionais reflete sua formação, as Instituições de ensino superior têm grande responsabilidade em propiciar o desenvolvimento de habilidades afins em seus acadêmicos O objetivo deste estudo foi investigar o desenvolvimento da Sistematização da Assistência de Enfermagem, na formação do enfermeiro, em uma instituição de ensino pública O estudo, que tem abordagem qualitativa compreensiva, foi realizado em um curso de enfermagem que desenvolve a estratégia pedagógica do currículo integrado há 13 anos A coleta de dados foi realizada entre os meses de setembro de 212 e março de 213, em duas etapas: análise documental e pesquisa de campo Na análise documental foram examinados os 18 cadernos de planejamento e desenvolvimento, dos módulos interdisciplinares do curso, que representam os planos de ensino vigentes em 212 A análise documental seguiu as etapas propostas por Gil Para a pesquisa de campo, realizou-se um grupo focal por série, totalizando a participação de 32 acadêmicos As perguntas orientadoras buscaram explorar as percepções dos acadêmicos sobre o aprendizado da SAE As entrevistas foram transcritas, na íntegra, e submetidas à análise de conteúdo, segundo Bardin A discussão do tema deu-se à luz do referencial teórico do pensamento complexo, tratado por Edgar Morin Os resultados estão apresentados em dois artigos O primeiro artigo apresenta duas categorias: SAE como tema transversal na formação do enfermeiro: o contexto, o global e o multidimensional; e estratégias de ensino e aprendizagem da SAE: o complexo Observou-se que a SAE permeia todas as séries do curso e que diferentes estratégias são utilizadas para seu ensino, com ênfase em atividades teóricas seguidas de prática No segundo artigo, os resultados estão organizados em três categorias: as atividades de ensino e aprendizagem da SAE: uma leitura hologramática; a visão do estudante sobre sua formação em SAE: uma leitura recursiva; e os sentimentos do estudante frente ao aprendizado da SAE: uma leitura dialógica Constatou-se que os acadêmicos percebem a SAE, nas atividades práticas do curso, quando desenvolvem o processo de enfermagem e a consulta de enfermagem, e que os conteúdos são desenvolvidos de maneira fragmentada Alguns aspectos podem favorecer o ensino da temática, dentre eles, a relação entre teoria e prática e o acolhimento dos sentimentos vivenciados pelos acadêmicos, seguido de uma reflexão sobre os mesmos O pensamento complexo permitiu apreender que o ensino da SAE deve superar a fragmentação e o reducionismo, buscando unir ao invés de simplificar, pois tal estratégia possibilita um ensino mais efetivo Compreender a SAE em diferentes cenários poderá repercutir, positivamente, no ensino e aprendizagem desta, possibilitando melhorias na prática dos futuros profissionais e na qualidade da assistência ao paciente, além de contribuir para a organização do curso estudado, como também, de outros cursos de graduação em enfermagem

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Palavras-chave

Enfermagem, Estudo e ensino, Estudantes de enfermagem, Enfermeiros, Enfermagem, Study and teaching, Nursing students, Job training, Nurses - Nursing

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