Ensino médio integrado à educação profissional : impasses, desafios e perspectivas

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Pinheiro, Elaine Vieira

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Resumo

Resumo: A presente pesquisa analisa, mediante estudo bibliográfico e documental, as atuais propostas e os encaminhamentos políticos para o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional no estado do Paraná Em vista disso, apresentamos o problema a que este estudo se propõe: Se as normativas, a partir do Decreto 5154/24, visam à formação omnilateral, ao integrar o Ensino Médio e a Educação Profissional, como vêm sendo encaminhadas as propostas para o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional no Paraná? Para responder ao problema apresentado, elegemos como objetivo geral: analisar a proposta para o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional nos governos de Roberto Requião e de Carlos Alberto Richa (PSDB), discutindo o enfoque da proposta, destacando a concepção, o papel e o sentido da educação nestes períodos Os objetivos específicos norteadores da pesquisa foram: Analisar as normativas norteadoras da política de integração da educação profissional ao ensino médio; levantar e discutir as características do projeto de educação que se vêm constituindo atualmente no estado do Paraná Tendo como fundamento metodológico o materialismo histórico, procurou-se situar as questões referentes ao tema, explicitando os contextos político, econômico e social mais amplos, que têm envolvido, de forma significativa, os estudos sobre a formação profissional no Ensino Médio integrado à Educação Profissional A apresentação do histórico do Ensino Médio e Educação Profissional demonstra que a implementação de políticas educacionais em diferentes períodos foi direcionada às necessidades do capital Neste sentido, o papel do Estado foi imprescindível em tal processo atuando como facilitador, sendo os anos 199 um período de intensas reformas para ajustar as políticas neoliberais Foram verificadas, no entanto, alterações nos encaminhamentos, a partir do ano de 23, quando assume a presidência Luiz Inácio Lula da Silva, com um projeto que, inicialmente, apresentou-se como opositor aos ditames neoliberais No Estado do Paraná, o panorama encontrado não se difere, e os desdobramentos revelaram consonância com o projeto nacional, entretanto, com a revogação do Decreto 228/97, em função do Decreto 5154/4, que propunha um projeto educativo com base no trabalho em seu sentido ontológico, foram verificadas ações políticas que visavam à sua implementação no sistema público de ensino Em contrapartida, atualmente se verifica a aprovação de uma nova reforma no Ensino Médio que não traz em seu cerne a mesma concepção presente no referido decreto, apresentando como objetivo final adequações às exigências do mundo produtivo A conclusão a que se chegou é que houve intenção de concretizar a política presente no Decreto 5154/4 no estado paranaense, embora atualmente não tenham sido encontrados indícios de novos encaminhamentos, fato que, em nosso entendimento, se deu devido à opção pelo projeto educativo da classe detentora do capital

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Palavras-chave

Ensino médio, Ensino profissional, Educação e Estado, Education and State

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