Os efeitos do Pibid nos anos iniciais da carreira do professor de inglês

Data

Autores

Amaral, Tuanny Gomes Siqueira

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar de que modos o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) repercute na vida profissional de seus egressos Mais especificamente, propõe investigar se o professor de inglês iniciante que participou do Pibid expressa identificação com a profissão e sente-se preparado para o trabalho Os sujeitos dessa pesquisa são dez professores iniciantes que participaram do subprojeto Letras-Inglês da Universidade Estadual de Londrina, tendo terminado a graduação entre 21 e 215 A geração de dados foi feita por meio de questionários semiestruturados on-line e entrevistas, buscando analisar as representações desses participantes sobre a docência e sobre o Pibid, considerando, também, suas experiências profissionais, a fim de analisar se/como os aspectos/sentimentos que configuram o início da carreira docente estiveram presentes Para tanto, esta pesquisa está ancorada nos estudos relacionados à fase inicial da carreira docente, como em Huberman (27), Nono e Mizukami (26) e Veenman (1984), nos pressupostos teórico-metodológicos do Ciclo de políticas (BALL; BOWE; GOLD, 1992; BALL, 1998, 22; MAINARDES, 26), no que se refere à análise do programa como política educacional, e na Análise de Conteúdo (BARDIN, 29) para análise das representações, as quais são compreendidas, neste estudo, como significações e percepções representadas na e pela linguagem (FREIRE; LESSA, 23; FAIRCLOUGH, 26) Entre os resultados, observou-se que os participantes percebem a importância do Pibid, afirmando utilizar os conhecimentos desenvolvidos no programa em suas práticas atuais como professores Além disso, sugerem que a relação com os professores coordenadores e supervisores é determinante para a forma como a experiência se configura Com relação às características próprias do início de carreira, evidenciou-se que o “choque de realidade” (VEENMAN, 1984) foi sentido, por alguns participantes, ainda durante as experiências no programa, fazendo com que os egressos revissem suas concepções sobre o ensino e repercutindo em suas escolhas na carreira

Descrição

Palavras-chave

Professores de inglês, Professores, Formação, Training of, Teacher training, English teachers

Citação