Os efeitos do Pibid nos anos iniciais da carreira do professor de inglês
Arquivos
Data
Autores
Amaral, Tuanny Gomes Siqueira
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar de que modos o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) repercute na vida profissional de seus egressos Mais especificamente, propõe investigar se o professor de inglês iniciante que participou do Pibid expressa identificação com a profissão e sente-se preparado para o trabalho Os sujeitos dessa pesquisa são dez professores iniciantes que participaram do subprojeto Letras-Inglês da Universidade Estadual de Londrina, tendo terminado a graduação entre 21 e 215 A geração de dados foi feita por meio de questionários semiestruturados on-line e entrevistas, buscando analisar as representações desses participantes sobre a docência e sobre o Pibid, considerando, também, suas experiências profissionais, a fim de analisar se/como os aspectos/sentimentos que configuram o início da carreira docente estiveram presentes Para tanto, esta pesquisa está ancorada nos estudos relacionados à fase inicial da carreira docente, como em Huberman (27), Nono e Mizukami (26) e Veenman (1984), nos pressupostos teórico-metodológicos do Ciclo de políticas (BALL; BOWE; GOLD, 1992; BALL, 1998, 22; MAINARDES, 26), no que se refere à análise do programa como política educacional, e na Análise de Conteúdo (BARDIN, 29) para análise das representações, as quais são compreendidas, neste estudo, como significações e percepções representadas na e pela linguagem (FREIRE; LESSA, 23; FAIRCLOUGH, 26) Entre os resultados, observou-se que os participantes percebem a importância do Pibid, afirmando utilizar os conhecimentos desenvolvidos no programa em suas práticas atuais como professores Além disso, sugerem que a relação com os professores coordenadores e supervisores é determinante para a forma como a experiência se configura Com relação às características próprias do início de carreira, evidenciou-se que o “choque de realidade” (VEENMAN, 1984) foi sentido, por alguns participantes, ainda durante as experiências no programa, fazendo com que os egressos revissem suas concepções sobre o ensino e repercutindo em suas escolhas na carreira
Descrição
Palavras-chave
Professores de inglês, Professores, Formação, Training of, Teacher training, English teachers