Participação social por meio da música e da aprendizagem de língua inglesa em um contexto de vulnerabilidade social

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Lenharo, Rayane Isadora

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Resumo: Em meio aos avanços nas tecnologias de informação e comunicação e no modo como as pessoas aprendem em decorrência de seu uso, é imperativo pensar em iniciativas que reflitam acerca da incorporação de multiletramentos na educação, especialmente no ensino de língua inglesa (LI) Aliado a isso, pensar em intervenções em contextos socialmente vulneráveis se faz de central importância, considerando as desigualdades sociais que afetam diversas camadas da população brasileira Esta pesquisa teve como objetivo analisar a participação social de alunos em um curso de LI envolvendo multiletramentos com foco na música em um contexto de vulnerabilidades social Para tal, elaboramos uma Sequência Didática (SD) (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 24) envolvendo o gênero canção-rap e uma mídia da esfera digital, o blog O gênero canção-rap foi escolhido em virtude do contexto de vulnerabilidade onde se deu a intervenção, uma vez que os alunos possuíam contato com tal estilo musical e participavam de um projeto social que une o basquete ao desenvolvimento de práticas cidadãs O blog foi escolhido devido à possibilidade de circulação dos textos que essa mídia oferece Face ao exposto, dez aulas que envolveram a implementação da SD elaborada para o contexto proposto foram filmadas e posteriormente transcritas A partir da análise da transcrição, a participação dos alunos foi identificada segundo as seguintes categorias de modos de agir/participação: agir resposivo geral, agir responsivo restrito, agir espontâneo geral, agir espontâneo restrito e agir responsivo espontâneo (FOGAÇA, 21; LENHARO; CRISTOVÃO, 216) Após a identificação dos modos de agir, as Capacidades de Linguagem (CL) (DOLZ; SCHNEUWLY, 24; CRISTOVÃO et al, 21; CRISTOVÃO; STUTZ, 211) mobilizadas pelos alunos nas aulas foram comparadas às CL esperadas a serem desenvolvidas pelos alunos por meio do material elaborado Finalmente, os dados obtidos na análise da participação e das CL foram relacionados aos quatro parâmetros que embasam metodologicamente a Pedagogia dos Multiletramentos, a saber: Prática Situada, Posicionamento Crítico, Instrução Explícita e Prática Transformada (GRUPO DE NOVA LONDRES, 2) Os resultados mostraram que os alunos participaram de forma responsiva a maior parte do tempo, esperando pela interpelação da professora Ainda assim, o uso de multiletramentos com foco na música possibilitou a motivação e engajamento dos alunos de forma espontânea e crítica em diferentes momentos da intervenção, corroborando a importância da incorporação de tais elementos ao ensino de LI

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Palavras-chave

Participação social, Música no ensino da língua inglesa, English language, Study and teaching

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