A formação docente para o ensino superior no programa de mestrado em educação da UEL e a perspectiva de alunos oriundos do bacharelado

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Reche, Bruna Donato

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Resumo

Resumo: Este relatório se refere à pesquisa de Dissertação de mestrado sobre formação docente e pedagógica para o ensino superior e a perspectiva referente a esta formação dos alunos oriundos do bacharelado do programa de mestrado em Educação da Universidade Estadual de Londrina Está inserido na linha de pesquisa Docência: Saberes e Práticas, mais especificamente na área de formação de professores para o ensino superior Teve como problema de pesquisa a seguinte questão: Qual a perspectiva dos alunos oriundos do bacharelado sobre a formação para a docência no ensino superior desenvolvida no mestrado em Educação de uma universidade pública? O objetivo geral foi: analisar a perspectiva dos alunos oriundos do bacharelado do mestrado em Educação da UEL sobre a formação para a docência no ensino superior, considerando o stricto sensu como espaço e tempo para a formação docente A abordagem teórico-metodológica foi predominantemente qualitativa e de caráter exploratório-descritivo, uma vez que o intuito foi de aprofundamento de ideias, hipóteses e a descrição de características do objetivo investigado (SANTOS, 25) Os instrumentos de coleta de dados foram dois, os questionários, respondidos por 16 alunos do curso de mestrado estudado com formação em áreas de bacharelado das turmas de 29 a 214 e entrevistas estruturada com a coordenadora e com duas professoras do programa de mestrado Para a interpretação dos dados, o método hermenêutico-dialético proposto por Minayo; Assis e Souza (25) foi considerado A pesquisa revelou que a maioria dos participantes são docentes no ensino superior Para a maioria, o interesse pela docência acompanhou-os desde a graduação e, nesse meio tempo, a experiência e prática com o conteúdo ministrado, as advindas dos estágios e grupos de pesquisa foram significativos para o desenvolvimento da profissão A docência para eles têm os benefícios da realização pessoal, da possibilidade de trabalhar com a teoria e prática da área profissional e da participação na formação dos alunos A escolha pelo mestrado em Educação ocorreu principalmente pelo interesse nas contribuições da Educação para a carreira docente O diferencial do programa investigado foi a preocupação com o desenvolvimento da profissão docente e suas contribuições gerais e aspectos formativos foram o incentivo à pesquisa, aprofundamento na linha de pesquisa de interesse e metodologias de pesquisa

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Palavras-chave

Professores universitários, Formação, Ensino superior, Educação, Pós-graduação, College teachers, Education, Graduate work, Training of

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