História dos modos gregos : história da estrutura dos gêneros musicais gregos

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Paula, Lucas Fernandes de

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Resumo

Resumo: A pesquisa que se desenvolve sobre a história da música tem por objetivos gerais, compreender, explicar, diversas medidas do objeto de análise: os modos gregos Especificamente, os objetivos constituem narrativas historiográficas que permitam refletir, no tempo, conteúdos relacionados, e uma história da música perpetrada sob a lente dos chamados modos gregos; pensar o conceito de modos gregos em seu envolvimento com conhecimentos teóricos e práticos em Geografia, Física, Matemática, Filosofia, Letras, e claro, com a História em seu papel de fornecer, através do diálogo propício entre fontes selecionadas, uma série de esclarecimentos sobre o que veio a ser chamado popularmente de modos gregos, entendidos de um modo geral, e, contemporaneamente, enquanto uma espécie de manual do guitarrista que evanesce de uma história sobre os gregos, ou como um curso intrudutório de música, aqui dissertada Se verá que envolve até mesmo seitas e pitagorismo Revisita historiografias, permite encadear eventos de forma lógica e coerente, assimilar as origens deste sistema musical, revelando aspectos caros ao leigo e ao estudioso do tema, esclarecendo pormenores negligenciados, fundamentando e desmistificando os erros e dúvidas mais importantes no que se refere à história que envolve este conhecimento técnico e sensitivo, e demonstrando uma linguagem cultural distinta e própria, com signos singulares que são transmitidos, e, sobretudo, através da oralidade Secundariamente, o conteúdo deste sistema possui uma linguagem particular que remonta ao tempo e espaço dos antigos gregos, e que atravessa toda a história ocidental ao longo do tempo, com transformações, no que diz respeito à grafia simbólica desta linguagem originalmente mnemotécnica, também conhecida por modal grega, onde uma introdução orienta o conteúdo geral do trabalho, o desenvolvimento pontua a cultura grega antiga, em que os resultados maiores estão no conteúdo da literatura e arqueologia, clássicas, comparando suas fontes com outras fontes antigas, mais orientais; se traça um panorama do legado grego na Idade Média, sobretudo para a igreja cristã; revela-se a parte mais importante da quantidade deste legado sobre a renascença do pensamento grego na arte, o seu panorama, o relativo declínio da música modal grega frente ao território tonal, a inspiração humanística nos gregos, e as transformações na grafia modal grega histórica que se conhece hoje Trata de convenções modernas, e traz resultados encontrados na simetria com o sistema de modos gregos, questões de afetos, estética e método encontradas nos filósofos alemães mais clássicos, dentre os quais, Kant, Hegel, Schpenhauer, Nietzsche, e Adorno, e sua crítica, que se preocuparam com os gregos e com os modos gregos, além de método orientado por clássicos da história metódica, e da história cultural francesa Trata de compositores e estudiosos do modalismo grego no século XX, trazendo novas perspectivas e a pós-modernidade, além da historiografia acadêmica estrangeira e nacional, tratadas multidisciplinarmente Destaca obras e sujeitos, serve à consulta, pesquisa, estudo, apreciação Traz figuras imagéticas No apêndice, inclui-se um tratado, em partitura: modos gregos em coleções diatônicas

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Palavras-chave

Música e história, Música modal grega, Gregos, História social, Music and history, Greeks

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