Comportamento Informacional de pais de crianças com Síndrome de Down
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Berti, Ilemar Christina Lansoni Wey
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Resumo
Resumo: Este estudo teve como objeto de investigação o comportamento informacional de pais de crianças com Síndrome de Down (anomalia genética do cromossomo 21 que pode trazer alterações intelectuais e de habilidades funcionais que comprometem a adequação social do indivíduo), com base nas teorias dos estudos de usuários da informação e do aspecto social da Ciência da Informação Foram analisados as necessidades, a busca e o uso da informação em diferentes contextos, considerando-se a abordagem cognitiva, os aspectos de acesso à informação e do significado cultural atribuído pelos participantes às pessoas com deficiência, decorrentes das influências ideológicas e sociais A pesquisa compreendeu a fase inicial da constatação do diagnóstico e a conduta dos pais em diferentes aspectos para manutenção e qualidade de vida dos filhos com Síndrome de Down O estudo foi de natureza exploratória e qualitativa A amostra foi delineada com base nos prontuários do Instituto Londrinense de Educação para Crianças Excepcionais (ILECE), composta por dois grupos de pais de filhos com Síndrome de Down, crianças nascidas nas décadas de 196 a 198 e outro grupo com crianças nascidas nos anos de 29 a 213 Foram usados como instrumentos de coleta de dados pesquisa documental e entrevista semiestruturada, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo para tratamento dos dados coletados nas entrevistas Os resultados encontrados nesta pesquisa permitem afirmar que o comportamento informacional dos pais decorre da interveniência do significado cultural atribuído à deficiência e do acesso à informação, na transferência do conhecimento para a condução das práticas cotidianas dos pais, frente à realidade Quanto ao acesso à informação, nota-se importante diferença ocorrida no intervalo de tempo proposto no estudo em virtude de novos sistemas de informação, entre eles, internet e campanhas educativas de divulgação das potencialidades das pessoas com Síndrome de Down, além da participação delas em diferentes contextos, o que é resultante de novas posturas sociais Foi constatado que o fator determinante para as mudanças ocorridas no comportamento dos pais em relação ao reconhecimento das necessidades, a busca e ao uso da informação e a significação dessas necessidades, está localizado no significado cultural atribuído à deficiência, que perpassa as relações sociais, históricas e culturais marcadas na individualidade dos participantes
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Palavras-chave
Ciência da Informação, Síndrome de Down, Serviços de informação, Estudos de usuários, Comportamento informacional, Information science, Down syndrome, Information behavior, Information services, Use studies