Projetos didáticos com gêneros textuais : contribuição para uma pedagogia interdisciplinar

Data

Autores

Fernandes, Jacqueline Ribeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Resumo: Inserido na perspectiva atual do Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI (MEC- SEB) as prescrições oficiais propõem estratégias para a reestruturação dos currículos do Ensino Médio e, assim, atender às demandas da sociedade contemporânea, integrando nas atividades curriculares as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia Nesse contexto, o colégio particular em que exerço a docência no Ensino Médio, localizado no município de Jundiaí (SP), buscou implementar essa proposta oficial por meio de projetos de trabalho, dentre os quais surgiu o Projeto Interdisciplinar - Fórum Ambiental, cujo objetivo foi o de trabalhar questões contemporâneas da educação ambiental, desenvolvimento sustentável e sustentabilidade, em paralelo com o ensino da Língua como materialização das ideias do projeto À luz dos pressupostos do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 23; 26) que tomam como instrumento sócio cognitivo o gênero textual em toda sua dimensão histórica, social e linguística de construção do mundo e pautada nos princípios da pesquisa-ação (ANDRE,1995), a minha participação naquele Projeto Interdisciplinar buscou promover a transposição didática (CHEVALLARD, 1991; HALTÈ, 28) do gênero textual artigo de divulgação científica a fim de capacitar alunos do Ensino Médio para um fazer científico e cidadão Considerando que a transposição didática implica as transformações e adaptações pelas quais os saberes sob o ponto de vista científico são validados nos documentos prescritivos da educação, o trabalho de didatização desse gênero textual perpassou por uma duplicidade de ações: 1a seleção, decomposição e modelização que vai apontar as dimensões ensináveis do gênero; 2a transposição didática propriamente dita que faz dele o objeto de ensino Os resultados da investigação demonstram um processo resultante da interação de conflitos entre os recursos psicológicos já disponíveis na professora e a tensão resultante da implementação de sequência didática inserida em um projeto interdisciplinar que perpassa todas as disciplinas curriculares

Descrição

Palavras-chave

Gêneros textuais, Abordagem interdisciplinar do conhecimento, Interdisciplinary approach to knowledge, Textual genres

Citação